Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou querendo montar uma impressora 3d grande, planejo fazer ela com 1 metro de comprimento por 1 metro de largura porém, fracionadas em chapas de alumínio de 3~5 mm de 50x50cm pois como a area de impressão é grande sei que o consumo de energia se tornará grande caso seja necessario aquecer toda a mesa e com peças menores utilizaria somente uma parte da mesa logo essas 4 chapas de 50x50cm serão independentes uma da outra podendo trabalhar em conjunto ou não eis minha duvida, como fazer um sistema de aquecimento  eficaz que consiga deixar a temperatura em cerca de 90°C a impressora seria fechada o que diminuiria a perda de calor e o fundo forrado com lã de vidro,   estava pensando em usar transistor de cerâmica, quantos watts são necessários ? não entendo muito bem disso, as mesas teriam termistores para controle de temperatura acionando / desligando quando necessário  um exemplo dos que achei na internet, como a mesa seria grande poderia ligar direto na tomada 110 ? 

Screenshot_52.png

Postado
3 horas atrás, kilzone0007 disse:

como a mesa seria grande poderia ligar direto na tomada 110 ? 

Dependendo do valor dos resistores pode sim, porém não é bom fazer isso porque pode dar choque.

Teria que ter boa isolação, mas aí complica porque isso faz perder o calor.

A foto que você postou veio daqui: http://reprapbr-ge.blogspot.com/2011/08/completando-mesa-aquecida.html

No site fica claro que funciona em 12V e o consumo é de 150W. Nesse caso a fonte de alimentação deve ser de no mínimo de 13A.

Eu (eu) se precisasse de algo do tipo partiria pra algo que tenha uma resistência já pronta, pois já vem com a devida isolação.

Exemplos seriam Ferros de passar roupa, aquecedores, churrasqueiras ou torradeiras elétricas, iria escolher o que tivesse a potência mais próxima do que precisa. Prenderia nas chapas e boa!

O tipo de resistor apresentado na foto, não foi feito para aquecer as coisas, é um simples limitador de corrente.

• Curtir 1
Postado

As resistências utilizadas em eletrônica possuem objetivo diverso da sua aplicação. Resistências com fins elétricos são desenhadas para dissipar calor ao ambiente, resistências com fins de aquecimento são desenhadas para melhor transferência de calor ao objeto fim. Resistências planas, contrução em cerâmica deverão te dar a melhor resposta. Procure no Google por resistências de aquecimento, contate empresa especializada e converse com o vendedor técnico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...