Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como baixar a tensão de Fonte chaveada


Posts recomendados

Olá, tenho uma fonte chaveada 48 v 10,4A novinha parada, e tenho uma cnc que esta precisando de uma fonte 24 v, será que seria possivel baixar a tensão dessa fonte?

pois ela conta com um trimpot para ajustar a tensão de saida, sera que seu trocasse esse pot por outro de maior valor conseguiria abaixar a tensão, pois esse pot altera a tensão de 42v à 60 v

 

desde já agradeço a atenção e a paciencia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola

 

De um modo geral as fontes chaveadas permitem um ajuste de 20% abaixo ou acima da tensão nominal, e voce necessita  um ajuste de 50% , isso ?

 

Acredito que pelas caracteristicas da construção dessa sua fonte não seja possível apenas com a troca do potenciômetro.

 

Construir ou comprar um regulador para 24V com essa corrente deve sair mais caro do que uma fonte 24V 10A pronta ( elas estão em torno de 50 reais )

 

Caso voce tenha afinidade com as entranhas de uma fonte chaveada poderia alterar outras características  para obter o efeito desejado, mas caso fosse comigo tal projeto eu optaria por deixar ela quietinha num canto e adquirir uma específica para os requisitos da  CNC.

 

'_'

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tito Fisher entendi, vou seguir seu conselho. Tenho outra duvida, eu construí um dimer ac para controlar a velocidade da tupia com um triac e funciona muito bem, ele varia a tensão através do disparo do triac em diferentes pontos da senóide, eis a dúvida, se eu regular ele pra 24 v e depois retificar a tensão e filtrar eu tenho uma fonte de 24 v? Ja que o triac suporta 12 amperes, há algum impedimento nisso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola

 

Teoricamente funciona sim, precisa primeiro montar o circuito retificador  com  folga  nos componentes, ponte retificadora  de 15A ou acima,  e capacitores no minimo de 35V  mas....

 

Terá que regular a saida  AC dele para 17V ou 18V  que após retificados vão fornecer os 24V que deseja.

 

Se ajustar ele em 24VAC  vai obter uns 33VDC  após a retificação ( aquela lenda da raiz de 2  não deve ser ignorada)  

 

Após  montado o  modulo AC-DC  voce  conecta  nele a  saida do dimmer  e faz uma sintonia fina medindo a tensão DC na saída .

 

Nos reporte aqui o resultado, vai ajudar muito os próximos interessados em alimentação DC de alta corrente .

 

'_'

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Oziel Rossow da Silva disse:

Tenho outra duvida, eu construí um dimer ac para controlar a velocidade da tupia com um triac e funciona muito bem, ele varia a tensão através do disparo do triac em diferentes pontos da senóide, eis a dúvida, se eu regular ele pra 24 v e depois retificar a tensão e filtrar eu tenho uma fonte de 24 v? Ja que o triac suporta 12 amperes, há algum impedimento nisso?

Faz isso não. 

Apesar de funcionar, o ripple ficará enorme, haja capacitor pra segurar. 

E ainda, não tem isolação da rede, dependendo do que for alimentar é perigoso, uma fase poderá estar ligada a carcaça do aparelho. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola

 

Teoricamente funciona sim, precisa primeiro montar o circuito retificador  com  folga  nos componentes, ponte retificadora  de 15A ou acima,  e capacitores no minimo de 35V  mas....

 

Terá que regular a saida  AC dele para 17V ou 18V  que após retificados vão fornecer os 24V que deseja.

 

Se ajustar ele em 24VAC  vai obter uns 33VDC  após a retificação ( aquela lenda da raiz de 2  não deve ser ignorada)  

 

Após  montado o  modulo AC-DC  voce  conecta  nele a  saida do dimmer  e faz uma sintonia fina medindo a tensão DC na saída .

 

Nos reporte aqui o resultado, vai ajudar muito os próximos interessados em alimentação DC de alta corrente .

 

'_'

 

adicionado 2 minutos depois
agora, Oziel Rossow da Silva disse:

 

Estou com medo de danificar os drivers da cnc, são componentes tão sensíveis, me parece um circuito tão óbvio pela facilidade de montar, mas não tem nada na net sobre o assunto, vou fazer o teste com outros dispositivos, mas como já foi dito o riple deve ser muito grande

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Oziel Rossow da Silva disse:

 

adicionado 2 minutos depois

Estou com medo de danificar os drivers da cnc, são componentes tão sensíveis, me parece um circuito tão óbvio pela facilidade de montar, mas não tem nada na net sobre o assunto, vou fazer o teste com outros dispositivos, mas como já foi dito o riple deve ser muito grande

Alterar a sua fonte de 48V pode ser um pouco complicado, mas ainda é muito melhor que a gambiarra do dimmer. 

Se encontrar os componentes certos para alterar o valor vai funcionar bem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Oziel Rossow da Silva disse:

Estou com medo de danificar os drivers da cnc

 

Bem,  nesse caso fica valendo a minha primeira resposta ao seu post, comprar uma fonte 24V específica para o aparelho.

 

No custo dela pode estar embutido o 'seguro' contra danos ao seu aparelho, o que contribui para tal decisão.

 

meio off agora :  falando em seguro, recentemente meu veículo tentou acasalar com uma motocicleta parada e o estrago foi grande. O conserto ficou em 14 mil R$ que a seguradora bancou, eu paguei só a franquia de 1400 R$ .

 

Se voce imagina gastar só uns 15 R$ com alguma adaptação e acabar fritando seu aparelho a situação vai ser relativamente inversa, correto ?

 

 

'_'

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Oziel Rossow da Silva disse:

Mas que componentes exatamente tenho que alterar, imagino que deveria arrumar uma forma de enganar o circuito que recebe uma amostra de tensão de saída através do fotoacoplador, é por ai? 

A maioria das fontes chaveadas que vejo funciona assim:

Na saída se tem um regulador de tensão, as vezes ele é fixo para a tensão de saída (no caso 48V) ou ele é variável e tem dois resistores ligados a ele.

Imagino que no seu caso seja a segunda opção, pois você disse que tem um potenciômetro.

Por causa dos resistores a tensão que entra no regulador é sempre a mesma (vejo muitas fontes com o regulador TL431, nele entra 2,5V), já a que entra no divisor é a que a gente quer na saída.

 

Dê uma olhada nesse potenciômetro, veja as tensões que entra/sai dele, procure algum CI ligado a ele e etc.

Levante um pedaço do circuito da fonte, aí dá pra entender como funciona.

Uma foto da fonte na área do potenciômetro pra gente ver do que se trata pode te ajudar. Se puder tire da parte de baixo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apesar de você ter a opção de fazer algo como um relativamente barato regulador chaveado de 48 pra 24...

20121027110603720.jpg&key=080ac7d31f29b8

...meu voto vai pra

Em 18/04/2019 às 00:28, Tito Fisher disse:

uma fonte 24V 10A pronta ( elas estão em torno de 50 reais )

 

Mas reativando o modo minimalista,... se sua tupia for um simples motor, penso que basta um 555 pwm motor control

Ty39O.jpg

Só evite de passar de 50%. Coloque resistor de 'fim de curso'... (não explico)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Renato.88 disse:

A maioria das fontes chaveadas que vejo funciona assim:

Na saída se tem um regulador de tensão, as vezes ele é fixo para a tensão de saída (no caso 48V) ou ele é variável e tem dois resistores ligados a ele.

Imagino que no seu caso seja a segunda opção, pois você disse que tem um potenciômetro.

Por causa dos resistores a tensão que entra no regulador é sempre a mesma (vejo muitas fontes com o regulador TL431, nele entra 2,5V), já a que entra no divisor é a que a gente quer na saída.

 

Dê uma olhada nesse potenciômetro, veja as tensões que entra/sai dele, procure algum CI ligado a ele e etc.

Levante um pedaço do circuito da fonte, aí dá pra entender como funciona.

Uma foto da fonte na área do potenciômetro pra gente ver do que se trata pode te ajudar. Se puder tire da parte de baixo também.

Amanhã vou tirar as fotos e colocar aquu

 

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Apesar de você ter a opção de fazer algo como um relativamente barato regulador chaveado de 48 pra 24...

20121027110603720.jpg&key=080ac7d31f29b8

...meu voto vai pra

 

Mas reativando o modo minimalista,... se sua tupia for um simples motor, penso que basta um 555 pwm motor control

Ty39O.jpg

Só evite de passar de 50%. Coloque resistor de 'fim de curso'... (não explico)

Realmente as fontes são baratas, mas pra minha região custa uns 80 Reais só o frete, pois na minha cidade custa 300 pilas o povo explora aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!