Ir ao conteúdo

placa-mãe não liga (BIOSTAR N683SB V6.1)

Ir à solução Resolvido por Reirysson Costa,

Posts recomendados

• Solução
Postado

Boa dia colegas da informática! Estou com uma dúvida grande com uma placa-mãe que peguei. É o seguinte, a mesma quando peguei já estava parada a 2 anos, no qual esse desktop não ligava mais, ao verificar,tive a constatação que a fonte estava com curto e não ligava, acabei que tive que trocar a fonte, pois era uma fonte muito fraca, ao trocar, tentei ligar e não deu nada novamente, a partir disso fiz os teste e descobri que a bateria da BIOS não tinha carga nenhuma, com isso também efetuei a trocar da mesma! Logo após testei se estava chegando carga, e estava tudo normal, carga certa chegando a bateria! Logo em seguida testei novamente para ver se dava sinal, só que para a minha surpresa, também não deu sinal nenhum! Com isso, fui as pesquisas das voltagens, e logo investiguei o Super IO, com o datasheet em mãos, vi que não chegava tensão nenhuma ao mesmo, nem o de 1,1V e nem o de 5V, logo repassei para os principais que são os de 3V e de 5V, e percebi que o de 3V estava ok, agora o outro está constando apenas 1,24V e não sai nada dele, e nem depois da trilha dele, como esta pintado de vermelho na foto abaixo! Outro problema que encontrei, foi que tinha uma espécie de besouro impregnado e estava profundo, com isso limpei corretamente e estava um buraco que passava condutividade, mas o transistor e os resistores vizinhos a eles também não constavam nenhuma corrente. Ah e também regravei a BIOS para ter certeza!

WhatsApp Image 2019-04-17 at 14.50.04 (1).jpeg

WhatsApp Image 2019-04-17 at 14.50.05.jpeg

WhatsApp Image 2019-04-17 at 19.35.15.jpeg

Postado

A princípio a trilha não parece rompida, pelo que dá pra ver ela vai do source daquele mosfet até a bobina mas seria bom testar com o multímetro. Qual a tensão no pino power?

• Curtir 1
Postado

Ficou meio confuso a questão do I/O, você disse que não tem 5v mas nem toda placa de desktop recebe 5v em standby, geralmente chega os 5VSB em um regulador que transforma em 3,3VSB para a bios e o I/O. As tensões de standby estão todas corretas? Veja também se ele está mandando o pulso do power on para o chipset, geralmente é o pino #PS_OUT.

• Curtir 2
Postado

@Daniel Lee Ficou meio confuso mesmo do jeito que falei kkkkk, mas assim, primeiramente eu olhei os reguladores para procurar o que transformava 5V para 3,3V, e não achei essa tensão, só achei um regulador certo e era da tensão de 3,3V, mas dai eu parti para verificar o Super IO, baixei o Datasheet dele e vi que tinha que chegar 1,1V num pino e outro os 5V, só que nenhuma das tensões estava chegando nele, mas só que ao verificar o pino do Power On está chegando a tensão correta para ele, que é 3,3V, é isso que fiquei confuso, mas acredito que ele está queimado! Eu irei fazer a trocar dele e do regulador que mandei a foto aqui para fazer o teste!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...