Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd somente leitura - Linux mint Cinnamon


Ir à solução Resolvido por Matheus Malvezi,

Posts recomendados

Boa tarde!

 

Acabei de instalar o Linux Mint 19.1 "Tessa" - Cinnamon (64-bit), gostei muito do sistema porém tenho um problema, vamos  aos detalhes:

 

Tenho dois discos rígidos: um ssd m2 onde esta instalado o Linux Mint, e outro hd ssd comum só com arquivos para backup.

Toda vez que tenho colocar algum arquivo para o hd de backup aparece a mensagem que é somente de leitura.

Esse hd de back up, esta em formato ntfs, será que por esse motivo o linux não consegue gravar dados ? O Estranho é que em outro hd externo tambem em formato ntfs consigo gravar ou excluir normalmente.

 

Minha configuração é:

 

Ryzen 5 2400 g

16 Gb dd4 ( 2x8bg Balistic )

ssd m2 240 gb western green

ssd 480 gb sandisk

fonte gamemax gm 600

 

Tirando esse detalhe o sistema ficou muito rápido, notei que ate as transferências via usb 2 e 3.0 estão muito mais rápidas.

 

Obrigado pela atenção !

 

Elton

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Elton Messias Teixeira Olá,

 

O que pode estar ocorrendo é uma possível não-permissão para acessar os arquivos do HD.

Não está relacionada ao tipo de formatação, o linux consegue ler NTFS sem nenhum problema.

 

Dê permissão ao seu usuário para acessar todos os arquivos, com o comando abaixo.

 

# chown -R usuario /seuHD ( lembrando que deve ser com root ). Caso não saiba a terminação correta do seu HD, digite no terminal fstab

 

Para acessar o terminal via root, digite "sudo su - " sem aspas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Matheus Malvezi disse:

@Elton Messias Teixeira Olá,

 

O que pode estar ocorrendo é uma possível não-permissão para acessar os arquivos do HD.

Não está relacionada ao tipo de formatação, o linux consegue ler NTFS sem nenhum problema.

 

Dê permissão ao seu usuário para acessar todos os arquivos, com o comando abaixo.

 

# chown -R usuario /seuHD ( lembrando que deve ser com root ). Caso não saiba a terminação correta do seu HD, digite no terminal fstab

 

Para acessar o terminal via root, digite "sudo su - " sem aspas.

 

Primeiramente obrigado, porém ainda não consegui ( usuário novo )

 

Fiz os comandos normal como root, mas nada alterou.

 

Quando digito o comando fstab diz que o comando não foi encontrado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elton Messias Teixeira Digite fdisk no terminal, irá listar seus discos. Identifique o HD no qual não consegue acessar o arquivo e veja sua nomenclatura. Geralmente é /sda1. Essa terminação que deverá colocar no comando abaixo.

 

21 minutos atrás, Matheus Malvezi disse:

# chown -R usuario /seuHD

 

No comando acima me equivoquei, estava incompleto, é: cat /etc/fstab

Tente também,  como root, montar e desmontar a partição.

 

umount /dev/sda1

mount /dev/sda1

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Matheus Malvezi disse:

@Elton Messias Teixeira Digite fdisk no terminal, irá listar seus discos. Identifique o HD no qual não consegue acessar o arquivo e veja sua nomenclatura. Geralmente é /sda1. Essa terminação que deverá colocar no comando abaixo.

 

 

No comando acima me equivoquei, estava incompleto, é: cat /etc/fstab

Tente também,  como root, montar e desmontar a partição.

 

umount /dev/sda1

mount /dev/sda1

 

 

ok vou tentar aqui, obrigado !

adicionado 19 minutos depois

@Matheus Malvezi 

Tentei mas ainda não deu certo, não sei o que estou fazendo de errado, encontrei o nome do hd certinho.

Na outra imagem onde entro nas propriedades do hd, aparece as opções para permissões do disco, eu escolhi em todas as opções criar e excluir e também no acesso ao arquivo leitura e escrita, mas não salva a opção acesso ao arquivo.

Segue print.

Captura de tela de 2019-04-19 15-44-18.png

Captura de tela de 2019-04-19 15-48-57.png

adicionado 25 minutos depois

ta marcado como resolvido, só que não !!

adicionado 32 minutos depois

No titulo consta como resolvido, mas ainda não foi solucionado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!