Ir ao conteúdo

Hd somente leitura - Linux mint Cinnamon

Ir à solução Resolvido por Matheus Malvezi,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Acabei de instalar o Linux Mint 19.1 "Tessa" - Cinnamon (64-bit), gostei muito do sistema porém tenho um problema, vamos  aos detalhes:

Tenho dois discos rígidos: um ssd m2 onde esta instalado o Linux Mint, e outro hd ssd comum só com arquivos para backup.

Toda vez que tenho colocar algum arquivo para o hd de backup aparece a mensagem que é somente de leitura.

Esse hd de back up, esta em formato ntfs, será que por esse motivo o linux não consegue gravar dados ? O Estranho é que em outro hd externo tambem em formato ntfs consigo gravar ou excluir normalmente.

Minha configuração é:

Ryzen 5 2400 g

16 Gb dd4 ( 2x8bg Balistic )

ssd m2 240 gb western green

ssd 480 gb sandisk

fonte gamemax gm 600

Tirando esse detalhe o sistema ficou muito rápido, notei que ate as transferências via usb 2 e 3.0 estão muito mais rápidas.

Obrigado pela atenção !

Elton

• Solução
Postado

@Elton Messias Teixeira Olá,

O que pode estar ocorrendo é uma possível não-permissão para acessar os arquivos do HD.

Não está relacionada ao tipo de formatação, o linux consegue ler NTFS sem nenhum problema.

Dê permissão ao seu usuário para acessar todos os arquivos, com o comando abaixo.

# chown -R usuario /seuHD ( lembrando que deve ser com root ). Caso não saiba a terminação correta do seu HD, digite no terminal fstab

Para acessar o terminal via root, digite "sudo su - " sem aspas.

Postado
11 minutos atrás, Matheus Malvezi disse:

@Elton Messias Teixeira Olá,

O que pode estar ocorrendo é uma possível não-permissão para acessar os arquivos do HD.

Não está relacionada ao tipo de formatação, o linux consegue ler NTFS sem nenhum problema.

Dê permissão ao seu usuário para acessar todos os arquivos, com o comando abaixo.

# chown -R usuario /seuHD ( lembrando que deve ser com root ). Caso não saiba a terminação correta do seu HD, digite no terminal fstab

Para acessar o terminal via root, digite "sudo su - " sem aspas.

Primeiramente obrigado, porém ainda não consegui ( usuário novo )

Fiz os comandos normal como root, mas nada alterou.

Quando digito o comando fstab diz que o comando não foi encontrado.

Postado

@Elton Messias Teixeira Digite fdisk no terminal, irá listar seus discos. Identifique o HD no qual não consegue acessar o arquivo e veja sua nomenclatura. Geralmente é /sda1. Essa terminação que deverá colocar no comando abaixo.

21 minutos atrás, Matheus Malvezi disse:

# chown -R usuario /seuHD

No comando acima me equivoquei, estava incompleto, é: cat /etc/fstab

Tente também,  como root, montar e desmontar a partição.

umount /dev/sda1

mount /dev/sda1

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, Matheus Malvezi disse:

@Elton Messias Teixeira Digite fdisk no terminal, irá listar seus discos. Identifique o HD no qual não consegue acessar o arquivo e veja sua nomenclatura. Geralmente é /sda1. Essa terminação que deverá colocar no comando abaixo.

No comando acima me equivoquei, estava incompleto, é: cat /etc/fstab

Tente também,  como root, montar e desmontar a partição.

umount /dev/sda1

mount /dev/sda1

ok vou tentar aqui, obrigado !

adicionado 19 minutos depois

@Matheus Malvezi 

Tentei mas ainda não deu certo, não sei o que estou fazendo de errado, encontrei o nome do hd certinho.

Na outra imagem onde entro nas propriedades do hd, aparece as opções para permissões do disco, eu escolhi em todas as opções criar e excluir e também no acesso ao arquivo leitura e escrita, mas não salva a opção acesso ao arquivo.

Segue print.

Captura de tela de 2019-04-19 15-44-18.png

Captura de tela de 2019-04-19 15-48-57.png

adicionado 25 minutos depois

ta marcado como resolvido, só que não !!

adicionado 32 minutos depois

No titulo consta como resolvido, mas ainda não foi solucionado !

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!