Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe liga e desliga e queimando processador


Posts recomendados

Boa tarde galera.

 

Estou com um sério problema, tenho uma MSI Z97 Gaming 3 que começou a manifestar um problema muito estranho. Em um dia qualquer, estava usando o computador como de costume e do nada o PC desligou, eu insistia em tentar ligar mas nada de conseguir. Eu notei que ao tentar ligar, o computador dava partida por um segundo e desligava em seguida, não sendo possível ligar de novo, somente desligando e ligando a chave de energia da fonte. Notei também que ao tentar ligar, a fonte fazia um barulho de desarme, igual um disjuntor faz quando algo está em curto.

Sem ter muita ideia do que fazer, achei que fosse problema do processador, então peguei o processador do meu irmão, que é exatamente igual ao meu (i7 4770) e nada adiantou. Então resolvi testar o meu processador e o processador dele na placa-mãe dele e pra minha surpresa, os dois processadores estavam queimados.

 

Acredito que a placa-mãe esteja com algum tipo de curto e por causa disso eu mandei dois i7 4770 pro lixo.

 

Alguém faz ideia do que pode ser esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já experimentou olhar os pinos do socket se não tem alguns em curto e/ou tortos? Recomendo não colocar mais nenhum CPU nessa placa, se aparentemente não tiver nada de errado no socket, talvez você tenha que pegar outra placa-mãe, porque se continuar mandando CPUs caras como as suas pro lixo é complicado. Se fosse no socket o problema (pinos tortos que podem ser arrumados), aí talvez com um pouco de paciência se resolvia o problema e economizava uma boa grana.

 

Caso os pinos estiverem ok e você realmente tenha que comprar outros CPUs (uma para seu irmão e outra pra você) e outra placa, considere comprar um i7 para seu irmão já que a placa-mãe dele está OK (terá que comprar usado o CPU pois Intel 4ª geração já saiu de linha faz tempo) e veja de pegar um kit novo para você, socket AM4 AMD Ryzen. Eles tem ótimo desempenho e custam preços bem interessantes, posso dizer pois uso e gosto bastante.

 

Boa sorte amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso visualmente a placa não tem nenhuma anomalia. Verifiquei os pinos e estão todos impecáveis. Olhei todos os capacitores, resistores, etc, nenhum deles visualmente apresentam sinal de curto/queimado. O PC funcionava perfeitamente bem, não faço ideia do que pode ter ocasionado esse problema. O que eu vinha notado a alguns dias, é que se o PC ficasse muito tempo desligado, ao ligar novamente, ele aparecia a mensagem: MISSING OPERATING SYSTEM. Então eu tinha que ir na BIOS e alterar o modo de boot de AHCI para RAID (eu usava dois raids 0 no meu pc). Essa configuração sempre resetava se o PC ficasse muito tempo desligado.

 

Eu já deixei a placa de lado, pretendia descobrir o defeito e ver se vale a pena consertar, pra botar a placa pra vender. Estou orçando de pegar um i7 8700k + z370, tive AMD a alguns anos atrás (um fx 8320e) e confesso que sou um pouco decepcionado com a marca. Tenho medo de comprar Ryzen e me arrepender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Henrique Yuri disse:

@simforoso visualmente a placa não tem nenhuma anomalia. Verifiquei os pinos e estão todos impecáveis. Olhei todos os capacitores, resistores, etc, nenhum deles visualmente apresentam sinal de curto/queimado. O PC funcionava perfeitamente bem, não faço ideia do que pode ter ocasionado esse problema. O que eu vinha notado a alguns dias, é que se o PC ficasse muito tempo desligado, ao ligar novamente, ele aparecia a mensagem: MISSING OPERATING SYSTEM. Então eu tinha que ir na BIOS e alterar o modo de boot de AHCI para RAID (eu usava dois raids 0 no meu pc). Essa configuração sempre resetava se o PC ficasse muito tempo desligado.

 

Eu já deixei a placa de lado, pretendia descobrir o defeito e ver se vale a pena consertar, pra botar a placa pra vender. Estou orçando de pegar um i7 8700k + z370, tive AMD a alguns anos atrás (um fx 8320e) e confesso que sou um pouco decepcionado com a marca. Tenho medo de comprar Ryzen e me arrepender.

Sobre os processadores AMD, você pegou um FX que definitivamente não foi uma boa sacada da AMD. Já os Ryzen vieram com tudo, com a mesma vontade de chegar ao topo da época dos saudosos Athlon XP que deixavam os Pentium 4 só na vontade. Os Ryzen podem, em alguns casos, perder para a Intel, mas em questão de preço e plataforma moderna, eles são o que há de melhor hoje.

 

Quem teve um FX que só sabe esquentar e desempenho que é bom nada realmente fica com péssima imagem da marca. Eu, depois de mais de 10 anos com Intel (desde 2007 com o Core 2 Duo até 2018 com meu primeiro Ryzen), estou muito satisfeito mesmo, mas se você quiser continuar na Intel, a opção é sua, o produto é bom, mas tenha em mente que logo a Intel lança "nova" geração que não acrescenta "nada em nada" e te obriga literalmente a trocar de CPU e o pior, de placa-mãe, a cada 6 meses e pouco. Eu acho isso um absurdo, mas você que decide. Apenas dei minha opinião como usuário de Ryzen à cerca de 1 ano já (já estou no segundo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Mas se eu fosse pegar um Ryzen, seria um 2700x, que acredito que seja o top de linha atualmente. A diferença de preço entre o i7 8700k e Ryzen 2700x ta em torno de 300 reais, placa-mãe pra Ryzen ta um pouco mais cara que pra intel. Por isso que não vi muita vantagem em pegar o Ryzen.

 

Vamos ter o laçamento da terceira geração da Ryzen agora no meio do ano, vamos ver se os preços atuais caiem um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do ryzen é que sempre vai exigir placa de vídeo que custa mais que a placa-mãe ,  ou fica tela preta , Aumenta consumo , exige mais energia , que dá mais calor e exige mais ventoinha que exige fonte maior que voce vai pagar mais conta de luz .  Eu me manteria sempre nos i core .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flavio Pincerno placa de vídeo eu tenho uma GTX 1080 e minha fonte também é boa, uma Corsair RM 650. Eu não sei como esses Ryzen estão em questão de aquecimento, então realmente não posso opinar. O que eu posso dizer é que na época que eu tinha um FX, o bicho parecia uma fornalha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!