Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rádio CCE ss8800 com som baixo


Posts recomendados

Boa noite!

 

Estou com esse rádio 4 em 1 modelo CCE SS8800 que esta apresentando som bem baixo.

 

Bom, já verifiquei os circuito amplificador e esta ok, apliquei sinal externo de áudio nos capacitores de entrada do LA4282 e estão boas. Fiz o mesmo na etapa de equalização e também funcionou normal.

 

Parece que o sinal do pré amplificador está com problemas pois o som, antes de passar pela equalização e amplificação, está fraco, acredito eu, sejam fm, decks, cd e etc... Não sei onde procurar esse sinal, a etapa de pré amplificação.

 

Segue link do esquemático: https://www.electronica-pt.com/esquema/func-download/828/chk,a1ca36920ffe8ab861db8874bff0ebee/no_html,1/

 

Aguardo auxílio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia dizer pra você dar uma olhada no volume (que nesse caso é eletrônico), mas como está entre o equalizador e a saída suponho que esteja bom.

Antes do equalizador não tem segredo, há somente um pré amplificador básico formado por Q201 e Q202 e a chave seletora.

Faça alguns testes do tipo:

Aplique algum sinal no Auxiliar, aí pode descartar o rádio. Pois essa entrada vai direto na chave.

Depois teste os transistores, veja tensões e componentes adjacentes

Veja se a chave está ok, se não tiver limpe-a.

 

Além disso tem um circuito de Mute formado por Q203, Q204 e Q207. Dê uma olhada lá, se os transistores ou diodos tiverem com fuga ou aberto o som vai sair baixo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A regulagem de volume que é baseada no TC9153AP parece estar boa já que regula o volume tanto quando injeto sinal de áudio externo ou com o volume baixo (defeituoso) do aparelho. Pelo que vi esse CI não possui nenhuma função de amplificação que poderia estar afetando o sinal.

 

Em 21/04/2019 às 03:27, Renato.88 disse:

Aplique algum sinal no Auxiliar, aí pode descartar o rádio. Pois essa entrada vai direto na chave.

Fiz isso e o som sai ainda mais baixo. 

A chave seletora está ok.

 

Em 21/04/2019 às 03:27, Renato.88 disse:

Além disso tem um circuito de Mute formado por Q203, Q204 e Q207. Dê uma olhada lá, se os transistores ou diodos tiverem com fuga ou aberto o som vai sair baixo.

Se eu os remover o som volta ao normal, caso eles estejam com problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza! Removi os transistores Q203, Q204 e Q207 e o som voltou ao normal. Isso indica que todos ou apenas um ou algum deles esta ruim?

 

Você mencionou que a função deles é a de mute, ou seja, silenciar o som do circuito. Se eu apenas deixar sem os transistores isso implicaria em que ao circuito e as funções do aparelho?

 

Os transistores em questão são C945. Sabe me citar algum equivalente bem comum a ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, SkyFire161 disse:

Isso indica que todos ou apenas um ou algum deles esta ruim?

 

Se o defeito era nos dois canais, o mais provável é o Q207 estar aberto. 

Teste a continuidade deles pra descobrir qual está ruim. 

16 minutos atrás, SkyFire161 disse:

Você mencionou que a função deles é a de mute, ou seja, silenciar o som do circuito. Se eu apenas deixar sem os transistores isso implicaria em que ao circuito e as funções do aparelho?

Acho que não, mas quando eu chegar em casa posso ver o esquema direto e explicar melhor. 

21 minutos atrás, SkyFire161 disse:

Os transistores em questão são C945. Sabe me citar algum equivalente bem comum a ele?

Esses se acham bem fácil em sucatas. 

Outros da mesma família 2SC também servem. 

O BC548 que é bem comum da certo, mas tem o inconveniente dos pinos em outra ordem. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Renato.88 disse:

Se o defeito era nos dois canais, o mais provável é o Q207 estar aberto.

Sim era nos dois canais. Vou trocá-lo caso eu tenha aqui algum equivalente e veremos o resultado.

 

4 minutos atrás, Renato.88 disse:

O BC548 que é bem comum da certo, mas tem o inconveniente dos pinos em outra ordem. 

Hum, esse eu tenho muitos aqui. São de sucata, vou ver se tenho algum com os terminais longos, sera mais fácil de isolar os pinos assim.

adicionado 26 minutos depois

Fiz umas trocas de transistores aqui e após isso pude verificar que o defeito esta no Q204 pois reinstalei os Q203 e Q207 e o aparelho esta funcionando bem, com o som bem alto como deve ser.

 

Basta por o Q204 que o defeito retorna. Vou substitui-lo por um novo transistor para ver se o defeito é nele ou em algum componente ligado a ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, SkyFire161 disse:

Hum, esse eu tenho muitos aqui. São de sucata, vou ver se tenho algum com os terminais longos, sera mais fácil de isolar os pinos assim.

Basta isolar o terminal no meio, para passar para a ponta. 

Eles são assim:

BC548 

1. Coletor 

2. Base 

3. Emissor

 

2SC945 

1. Emissor 

2. Coletor 

3. Base 

Então basta colocar o Emissor no mesmo lugar e trocar a base pelo coletor. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, fiz isso com 5 transistores C548, acredito que seja o mesmo que BC548, e o som volta a ficar muito baixo. Quais as possibilidades de eu ter usado transistores ruins nas cinco vezes né rs. 

Vou testar mais alguns aqui e caso não resolva deve ter outro componente defeituoso.

adicionado 1 minuto depois

No que afeta o circuito caso eu deixe sem esse transistor? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SkyFire161 disse:

Bom, fiz isso com 5 transistores C548, acredito que seja o mesmo que BC548, e o som volta a ficar muito baixo. Quais as possibilidades de eu ter usado transistores ruins nas cinco vezes né rs. 

Vou testar mais alguns aqui e caso não resolva deve ter outro componente defeituoso.

Já deu pra perceber que não é o transistor.... 

Provavelmente deve ter algum diodo ou capacitor ruim. 

adicionado 35 minutos depois
2 horas atrás, SkyFire161 disse:

No que afeta o circuito caso eu deixe sem esse transistor? 

Fui ver agora.
Não afeta em nada, o circuito é apenas um retardo. Provavelmente pra evitar aqueles pipocos no som quando a gente liga o aparelho.

 Pra arrumar, acompanhe o esquema, dê uma olhada naqueles diodos e capacitor ligados ao Q207.
Veja também os resistores de 2k2 R277 e R278.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente.

 

Hoje estava trabalhando nesse rádio seguindo suas orientações e encontrei o defeito, o diodo D205 estava em curto, o R237 estava com valor muito abaixo e o C224 estava vazado. Troquei tudo, instalei o Q204 original e o aparelho agora está funcionando normalmente. 

 

Dei uma verificada nos outros componentes nessa mesma região e não encontrei nada de errado. Agora é testa-lo para ver se funcionará bem por algumas horas.

 

No mais era isso. Muito obrigado por sua ajuda @Renato.88 . Abraço e até a próxima.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!