Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho 2 provedores de internet

3 servidores

8 compuradores (futuramente esse numero vai dobrar)

1 switch SuperStack-3 4200 26 portas

1 roteador mikrotik hex(a comprar ainda)

Por intermédio desse roteador mikrotik consigo configurar minha rede de maneira que eu tenha 1 lan porém os servidores utilizem a internet de um provedor e os demais computadores do outro provedor? Utilizo 2 provedores pois um me da mais liberdade de liberação de portas e o outro não, a função das portas seria util para os servidores que tem ftp, email e cia; o provedor para os servidores é de 10mb e o provedor para os computadores é de 50mb; Por acaso para eu poder utilizar esta configuração vou precisar ter IP fixo em cada computador? Ou precisaria configurar por porta do switch? A configuração é complicada?

• Membro VIP
Postado

Sim, com o Mikrotik, esse procedimento será possível. Endereços IP fixos seria interessante somente no servidor, o restante da rede você pode utilizar somente pools.

Postado

Olá!

Sim, seu roteador faria isso e a configuração não é complexa. Não precisa ter endereços fixos nas máquinas, nem mesmo nos servidores. A seu critério, pode achar mais prático reservar endereços fixos no seu servidor DHCP para qualquer uma de suas máquinas, os servidores em especial. Assim os endereços ficam fixos, mas nas máquinas continuam dinâmicos. 

Não precisa fazer nada em relação aos switches.

Em geral é possível fazer isso que precisa mesmo sem recorrer a um roteador adicional, usando apenas os roteadores dos seus dois provedores. E um roteador adicional vai introduzir um ponto único de falha, o que deixa muitos diretores de TI nervosos: se ele morrer, para tudo. Mesmo tendo os dois provedores funcionando e toda rede ok.

Note que mudar o provedor de acesso é um comando de uma linha em qualquer sistema moderno, algo como um

route add 0.0.0.0 mask 0.0.0.0 10.20.30.101 

no windows. E entra em efeito imediatamente, então se está usando um provedor e ele sai do ar pode passar para o outro com um comando desses, sem mexer em nenhum cabo.

Como só são tres os servidores, pode deixar todos os 3 com endereços fixos e com o gateway padrão apontando para o provedor de 10 mbps e mudar só em caso de problema. Se precisa acessar os servidores a partir de algum computador fora de sua rede então precisa só estudar os redirecionamentos de portas para os protocolos que quer atender. Pode deixar tudo certinho no roteador de 10 mbps que reservou para os servidores mas já ter rotas de backup no outro roteador, e um esquema rápido de mudança se o provedor sai do ar. 

Um roteador único como o Mikrotik pode também automatizar isso tudo, mas se ele parar você fica sem nada, claro.

Há muitas maneiras de fazer essas coisas. Com mais ou menos redundância.

Postado

@arfneto  um roteador é um technicolor da oi, o outro é de uma empresa chamada mhnet mas diferente do roteador da oi este recebe a fibra diretamente e dele sai 1 cabo de rede, é mais simples que o da oi e não sei como é sua configuração interna, no momento estou usando apenas o provedor da OI; Se bem entendi basta eu conectar ambos ao switch e então configurar o da OI para os 3 servidores. Já que vai tudo conectado a um switch eu ainda enxergaria os servidores e conseguria usar um sistema em uma maquina onde o serviço principal deste sistema está num servidor? O fato de ambos terem um gateway padrão não iria interferir?

Postado
49 minutos atrás, Lucas Intel disse:

@arfneto  um roteador é um technicolor da oi, o outro é de uma empresa chamada mhnet mas diferente do roteador da oi este recebe a fibra diretamente e dele sai 1 cabo de rede, é mais simples que o da oi e não sei como é sua configuração interna, no momento estou usando apenas o provedor da OI; Se bem entendi basta eu conectar ambos ao switch e então configurar o da OI para os 3 servidores. Já que vai tudo conectado a um switch eu ainda enxergaria os servidores e conseguria usar um sistema em uma maquina onde o serviço principal deste sistema está num servidor? O fato de ambos terem um gateway padrão não iria interferir?

Olá!

Tecnicamente você não configura o modem da Oi para os 3 servidores e sim o contrário: configura as máquinas para usarem os provedores. Como em geral isso vem tudo junto a partir do servidor DHCP esse conceito fica transparente e meio esquecido. Em resumo, quando sua máquina está configurada para receber endereços de rede via DHCP ela recebe, claro, um endereço IP e um máscara de rede. Juntos, esses valores dão o endereço de rede e limitam o número de hosts na rede. Mas não são apenas esses valores. Recebe também o endereço de gateway padrão e eventualmente vários outros valores, como por exemplo o endereço da máquina na rede que tem o próprio sistema operacional, para estações que não operam com disco rígido local e precisam saber de onde carregar o sistema operacional.

O que importa nesse caso é que o endereço de gateway é fornecido pelo serviço DHCP. Esse endereço NÃO é o endereço do roteador, ou o endereço do servidor DHCP. Só que geralmente é e então as pessoas começam a achar que é e espalhar a notícia. Como nas eleições :D 

Hoje em dia os roteadores tem seguido um caminho de grande simplificação e perda de opções de configuração, então na maioria deles hoje em dia você nem sequer pode estabelecer o endereço do gateway padrão. Veja abaixo uma tela de configuração de DHCP de um aparelho antigo, TP-Link WR941ND com essa opção

173074495_arfneto-TP-LinkWR941NDDHCPsettings.jpg.931bf76e3010fd68abf2d0e5a594abca.jpg

Hoje ainda muitos roteadores dessa marca tem essa opção, mas não todos. E isso vale para todas marcas.

Note que como o uso do DHCP é opcional, uma conveniência, todas essas opções estão presentes na configuração de cada placa de rede de seus computadores. O Default Gateway é o endereço de uma máquina na rede, ou um roteador, para onde vai o tráfego de rede para o qual não tem uma rota definida na tabela de rotas da máquina. Isso inclui claro, o tráfego para a internet. 

Então, um exemplo baseado na foto:

se você tem o provedor Oi em 192.168.0.201 e o da mhnet em 192.168.0.202 e tem um roteador com essa opção Default Gateway na configuração, apenas configurando o default gateway em 201 ou 202 você determina qual provedor os equipamentos vão usar. E se você tem mais de um provedor e um sai do ar você pode rapidamente alternar para o outro. Há muitas maneiras de fazer isso. Há aparelhos que fazem isso, alguns são muito cultuados no Brasil, como esse TP-Link load balance se não conhece e quiser ver do que se trata. Em resumo, eles tem software para fazer isso. Esse tem 5 portas LAN e você pode ligar de um a quatro gateways externos --- provedores. E nas portas restantes ligar suas redes. E ele coordena o tráfego e distribui a carga. Legal, mas nem tanto. Ele vai rodar seu servidor DHCP que provavelmente será o único, e vai concentrar todo o tráfego de sua rede. E tem alguns algoritmos embutidos para distribuir a carga, sobre os quais você não terá qualquer controle. E vai introduzir o que se chama de ponto único de falha: uma caixinha de 1.000 reais que se tiver um problema na fonte (interna) ou parar por qualquer problema vai parar toda a sua rede com TUDO funcionando exceto ele.

De volta ao tema e exemplo: você pode ter seus servidores em 192.168.0.210, 211 e 212 com o gateway em 201 e eles vão acessar a internet via Oi. Você pode ter servidores DHCP nos dois roteadores com intervalos complementares, para redundância, ou único para simplificar. Note que servidor DHCP é só um programa de computador e não gasta nada em termos de processamento, e você pode rodar isso em um ou mais de seus servidores. É simples. E ter assim um controle mais preciso do que acontece. 

Há muitas maneiras mesmo de fazer isso funcionar, ou não funcionar.

1 hora atrás, Lucas Intel disse:

Já que vai tudo conectado a um switch eu ainda enxergaria os servidores e conseguria usar um sistema em uma maquina onde o serviço principal deste sistema está num servidor? O fato de ambos terem um gateway padrão não iria interferir?

O gateway padrão não interfere. O resto da frase eu não entendi :(/ De todo modo os servidores estarão visíveis na rede local  e na internet se assim configurados. Continue escrevendo e alguém pode ir acrescentando algo

Postado

@arfneto Sendo assim creio que não precisaria de um roteador adicional multi wan, vou ler com mais atenção no intervalo mas já deu pra entender muita coisa, valeu. Enfim, eu me expressei errado creio eu, só estava me preocupando com a questão da lan, da rede interna, se o gateway padrão interfere mesmo que tudo esteja conectado a um unico swich; Enfim, vou fazer alguns testes tentando botar em pratica o que você repassou. Só estou confuso em uma parte:
"Note que servidor DHCP é só um programa de computador e não gasta nada em termos de processamento, e você pode rodar isso em um ou mais de seus servidores."
Então existe software de servidor dhcp? Quais seriam?
Se eu não preciso configurar os roteadores preciso configurar cada maquina da rede?

Postado
20 minutos atrás, Lucas Intel disse:

só estava me preocupando com a questão da lan, da rede interna, se o gateway padrão interfere mesmo que tudo esteja conectado a um unico swich

O gateway padrão é precisamente o endereço para onde vai o tráfego que não tem rota na sua rede INTERNA, de modo que ele não vai interferir em nada no tráfego da LAN. Ele vai apontar para o endereço do seu modem na rede local. Os switches serão transparentes na sua LAN.

23 minutos atrás, Lucas Intel disse:

Então existe software de servidor dhcp? Quais seriam?

Um servidor DHCP está incluído nos servidores Windows. Não tem custo adicional. É só configurar. Na prática é uma série de tabelas. No caso do Linux ou Unix ou Mac pode usar o pacote dhcp. É, claro, grátis. Como fazem a mesma coisa, o funcionamento é similar. Se for usar um desses ou tiver uma questão específica, abra um tópico novo aqui e alguém ajuda, como eu.

Por exemplo, Esses Microtik rodam uma distribuição especializada de Linux, RouterOS, que você pode instalar em uma máquina que tenha livre aí também... É grátis. Pode usar 3 placas de rede, ligar uma no switch e uma em cada provedor. Mas nem vou começar de novo com aquela história de ponto único de falha

34 minutos atrás, Lucas Intel disse:

Se eu não preciso configurar os roteadores preciso configurar cada maquina da rede?

Não, não precisa. Você faz isso quando tem alguma necessidade especial que os servidores DHCP eventualmente não atendam, ou não queira depender deles por uma questão de logística. No seu exemplo, como são só 3 servidores pode preferir escolher 3 endereços fora das faixas dos servidores DHCP e usar neles. Assim pode definir o gateway padrão para o provedor que preferir. O problema, como eu disse antes, é que o servidor DHCP muitas vezes não permite fixar um endereço de gateway e assim envia SEMPRE o endereço dele mesmo como endereço de gateway. Isso quer dizer que se seu servidor recebeu endereço IP do servidor da Oi vai acessar a internet pela Oi e vice-versa. A menos que você mude o gateway padrão no servidor para usar o outro provedor. Entendeu essa parte? 

Mesmo IP fixo é melhor configurado via DHCP, reservando endereços fixos para as máquinas que precisam disso. Assim fica com a flexibilidade de poder mudar a máquina de uma rede para outra, mas sempre que ela estiver na sua rede vai usar o endereço fixado. Bem prático. DHCP client address reservation acho que é o nome mais comum nos roteadores. Só uma tabela. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...