Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Celeron 430 + Linux: Eu ainda jogo alguma coisa?


Posts recomendados

Eu literalmente achei um computador no fundo do meu quintal (não se preocupe,pois o computador estava em um local protegido da umidade e eu já testei).Abri a máquina e dei uma limpeza (não estava tão sujo,só tinha um pouco de pó e um exoesqueleto de uma barata).Fui futucar pra ver quais eram os componentes:

 

Celeron 430 (cache de 512 K, 1,80 GHz)

Gigabyte GA-945GCM-S2C

Markvision PC5300U-50550-1GB667

Fonte Genérica 200W 💣💣

Intel® Graphic Media Accelerator 950

(Vale notar que esta placa-mãe possui um processador gráfico on-board)

 

Eu penso em colocar alguma versão do Linux nesta máquina,e estava pensando em Ubuntu,porém,os requisitos mínimos estão um pouco acima do que eu tenho:

Processador: Dual-Core (dois núcleos) 1.0GHz ou superior;

Memória RAM: 1GB (32 bits); 2GB ou superior (64 bits);

Eu preciso que me recomendem alguma versão do Linux que eu possa usar nesta máquina.

 

 

No meu caso,este Celeron tem apenas 1 núcleo,mas já tem a frequência maior do que a mínima necessária para o Ubuntu (o meu Celeron tem o clock de 1.8GHz).

A memória é de apenas 1GB,mas isso não é problema,já que memória ddr2 é baratinha (quem me dera se ddr4 fosse barato assim).

E ainda tem algo que me deixa com a pulga atrás da orelha: Tem algum jogo que rode com essa configuração?

Eu sei que é pedir demais que este processador consiga abrir algum jogo atual,e o processador gráfico é bem fraquinho,mas roda pelo menos Half-Life,Quake,Counter Strike,? (Half-Life original,aquele de 1999,e os jogos baseados nele).

 

E se eu não conseguir fazer nada com este Celeron,me recomenda algum upgrade? Não tenho problema em gastar um pouquinho para deixar esta máquina funcionando.Já pensei em até pegar um Xeon X5460 (modificado para funcionar no socket 775),mas existem alguns chip-sets de placa-mãe que não são compatíveis (vou deixar o link de um anúncio desses processadores,que na descrição do produto cite este problema de incompatibilidade: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-998599602-intel-xeon-x5460-processador316ghz12-m1333-775-_JM?quantity=1 ) 

 

 

Espero poder usar esta máquina pelo menos para armazenar imagens,vídeos,músicas,documentos,acessar a internet,e talvez até jogar alguns jogos antigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!