Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente trabalho em uma empresa e temos nossos servidores físicos dentro da empresa. porém estou levantando os requisitos para levar nosso banco de dados e nosso ERP para a nuvem. Atualmente temos um link dedicado e este distribui internet cabeada para os computadores dos colaboradores através de switchs. Também temos impressoras compartilhas na rede.

Minhas perguntas são as seguintes:

1 - Se eu levar nossa aplicação ERP para a nuvem, precisarei ter meus servidores físicos? 

2 - Seria necessário alguma VPN para trazer mais segurança para a comunicação dos dados e também para as impressoras funcionar?

3 - O link dedicado chega pela fibra se ele passar pela RB e já ir direto para o switch ele distribui a internet normal?

OBS: Sou bem leigo nessa área e estou começando agora por isso esses questionamentos

Postado

Como é questões profissionais temos que pensar a nível de negócios. Sendo que tempo é dinheiro e usuários se tu mudar o atalho na tela inicial já dá problema.

Por que tu quer levar seus dados pra nuvem, sendo que já tem um servidor local?

Se for segurança (backup) de arquivos, primeiramente faria um raid do que contratar um novo serviço e ter que configura-lo.

É necessário estes dados estarem na internet para que seja acessado de outra localidade?

Se sim, sendo que você tem um "link dedicado" [ip fixo?], primeiramente optaria por uma VPN.

Minhas perguntas são as seguintes:

1 - Se eu levar nossa aplicação ERP para a nuvem, precisarei ter meus servidores físicos?

Depende de como seu ERP funciona, se ele suporta tal funcionalidade, se você pensa em rodar o ERP diretamente no serviço de nuvem como azure que você contrata servidores.

Se você quer ter apenas os dados salvos o servidor ainda terá que fazer o trabalho por tras do ERP.

2 - Seria necessário alguma VPN para trazer mais segurança para a comunicação dos dados e também para as impressoras funcionar?

Depende de como é seu "link dedicado", você diz que usa impressoras em rede, mas na rede local? [LAN]

Ou seu "link dedicado" é do tipo MAN e ISP conecta as empresa?

3 - O link dedicado chega pela fibra se ele passar pela RB e já ir direto para o switch ele distribui a internet normal?

Confesso que não entendi o que tu quis dizer e RB?

Postado

Na minha opinião, migrar um serviço local para nuvem depende muito da impacto que ele provoca quando estiver indisponível.

Numa loja física por exemplo, com um sistema de controle comercial, com a queda do serviço na nuvem, você não consegue consultar nem o preço de um produto no caixa, muito menos emitir um cupom fiscal.

não acho vantajoso colocar o servidor de impressão na nuvem. Só para imprimir um simples documento, você tem que mandar a impressão para a nuvem e esperar que o servidor retorne o comando para a impressora instalada na empresa, fora que, sem acesso a internet ou a indisponibilidade dos serviços da nuvem, você vais ter que ir em cada cliente instalar ela localmente, ou esperar que o serviço volte para poder imprimir.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...