Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de clock e travamentos do sistema: Ryzen 7 2700


Ir à solução Resolvido por MrcSnm,

Posts recomendados

Galera, troquei praticamente tudo do meu computador antigo, as únicas coisas que mantive foi o HD, SSD e a placa de vídeo.

 

Minha config atual é:

Motherboard Biostar 370x Gt7

Processador AMD Ryzen 7 2700

Placa de Vídeo GeForce Gtx 1060

x2 Memória Crucial Ballistix DDR4 2666mhz 4GB

Fonte Gigabyte 650w Bronze

Water Cooler Thermaltake e mais 3 fans

Sistema Operacional Windows 10x64

 

Como informações importantes e testes já feitos eu tenho:

 

O computador não passa de usar 17% da CPU, quando eu vejo nos testes, dá aproximadamente 550 mhz do processador, inclusive nos testes de estresse CPU-Z

A temperatura que ele está é normalmente entre 30°C e 40°C, então ele praticamente não esquenta

Já atualizei a bios, atualizei todos os drivers da placa-mãe e da placa de vídeo

Já tentei remover a limitação de temperatura do PC

Eu deixei no automático a tensão máxima da CPU

Já tentei colocar manualmente a potência de processamento da CPU como sendo o recomendado, não deu certo também

Já limpei os discos de armazenamento, removendo drivers antigos

Já procurei quanto a formatação, no meu caso é desnecessário, visto que uma das pessoas estava com o mesmo problema que eu, mesmo formatando 3 vezes, não deu certo

 

 

 

A primeira falha que deu foi um congelamento de tela, eu desliguei e liguei o computador, quando voltou, o computador estava extremamente lento

Tudo o que eu fazia não funcionava, até desinstalar um programa utilitário provido pela própria placa-mãe chamado lightning charger, basicamente serve como um quick charge nas portas usb do pc.

Estava usando o computador normalmente até ele congelar novamente a tela, quando reiniciei, novamente ele estava lento, o CPU-Ratio ficava cravado no 5.5

Depois de remover o programa, quando o computador fica lento de novo, eu reinicio e ele fica bem normalmente, entretanto, eu gostaria de resolver este problema o mais rápido possível, visto que todas as peças são novas e ainda estão na garantia.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrcSnm Sempre que se troca de placa-mãe a formatação é necessária, pois a migração de um sistema para outro pode trazer instabilidades no sistema.

 

Pode não ser esse o caso, mas se for, é melhor fazer isso logo do que ficar dias se batendo procurando problemas até que você resolva fazer o básico. Como por exemplo, teve um pessoa aqui no fórum que ficou 2 semanas com o PC novo sem funcionar porque insistiu que o problema não era o cabo do monitor que estava com problema pois o mesmo funcionava em outro PC - e no final era o cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo como você trocou a placa-mãe, a formatação é obrigatória, mesmo sendo Windows 10 x64. Instale do zero no Ryzen e depois de instalar todos os drivers mais atuais de tudo, na parte de gerenciamento de energia coloque em "alto desempenho". Baixe também os drivers do chipset da AMD, que ajuda bastante, aqui sempre que reinstalo o Windows 10 reinstalo o driver do chipset X470 da AMD.

 

Boa sorte amigo, qualquer novidade volte a postar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, MrcSnm disse:

Olá, eu testei hoje depois de tudo formatado e mesmo assim, o erro persiste

Vou passar algumas orientações que o suporte da AMD me fez.(R 7 1800X)

Clear CMOS na placa-mãe.

Atualização da BIOS.

Atualização do Windows 10 para a ultima versão(fim ano passado)

Atualização drivers de dispositivos

Desativação do XMP até o limite permitido pela CPU(no meu caso era 2667Mhz)

Isso resolveu a maioria de meus problemas(tela azul)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @PedraX , eu tentei tudo o que você disse e ainda assim, o processador está funcionando muito abaixo do esperado, continua parando nos 550mhz

 

Além disso, gostaria de saber o que vocês acham que é o problema,seria a placa-mãe ou o processador? Ainda posso acionar a garantia, então, seria bom ter uma noção

 

Alguns comportamentos são notados como:

Tem vezes que eu ligo o computador e ele está com o clock que aparece na imagem, umas vezes que eu reiniciava e ele ficava com o clock que ele deveria estar (3.2ghz).

 

 

Como vocês podem ver, na segunda imagem está a velocidade normal, sendo que não faz sentido nenhum, acabei de reiniciar o computador

543.png

544.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, MrcSnm disse:

Olá, @PedraX , eu tentei tudo o que você disse e ainda assim, o processador está funcionando muito abaixo do esperado, continua parando nos 550mhz

543.png

Você disse que não deu certo subir as frequências manualmente, porque ? deu tela azul? não deu boot ? aqueceu demais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Natan_Salazar

4 minutos atrás, Natan_Salazar disse:

Você disse que não deu certo subir as frequências manualmente, porque ? deu tela azul? não deu boot ? aqueceu demais?

Simplesmente não mudou nada, a temperatura do computador não passa de 45°, não faço overclock e utilizo water cooler, não  deu tela azul, e como você pode ver na imagem que eu editei, acabei de reiniciar o pc e está com o clock absurdamente maior sem ter mudado nada, como podem ver no HW Monitor, não está com problemas de aquecimento

555.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, MrcSnm disse:

@Natan_Salazar

Simplesmente não mudou nada, a temperatura do computador não passa de 45°, não faço overclock e utilizo water cooler, não  deu tela azul, e como você pode ver na imagem que eu editei, acabei de reiniciar o pc e está com o clock absurdamente maior sem ter mudado nada

 bom eu ia recomendar fazer isso que aconteceu, mudar o multiplicador da frequência bus para o padrão, talvez sua mobo tenha entendido agora que era pra ser 37 e não 5.5

 

Edit: Mas de qualquer forma, trave nessa frequência fazendo um "Overclock", igual eu fiz no meu R5 1400, travei tudo a 3.4ghz, evita gargalos e já que você não sofre com problema de temperatura, deve ser uma solução pro seu caso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Natan_Salazar

2 minutos atrás, Natan_Salazar disse:

 bom eu ia recomendar fazer isso que aconteceu, mudar o multiplicador da frequência bus para o padrão, talvez sua mobo tenha entendido agora que era pra ser 37 e não 5.5

 

Edit: Mas de qualquer forma, trave nessa frequência fazendo um "Overclock", igual eu fiz no meu R5 1400, travei tudo a 3.4ghz, evita gargalos e já que você não sofre com problema de temperatura, deve ser uma solução pro seu caso

Então, o problema é que eu já tentei fazer isso, e o PC simplesmente ignorou e ficou cravado no 5.5, ele está agora com esse multiplicador pois eu reiniciei o computador, mas é um comportamento que obviamente não se deve esperar de produtos novos, o multiplicador atualmente está no automático, mas lá em cima eu já havia tentado deixar ele travado.

 

Um comportamento interessante:

Minha BIOS mostra a velocidade do processador, e sempre aparece 3.2ghz.

Essa velocidade se altera quando eu coloco o limitador para ir como no exemplo, 3.1 ghz

Entretanto, mesmo quando inicio o computador e lá está aparecendo 3.2ghz, tem vezes que quando entro no Windows e verifico, está o 550mhz.

O que eu quero dizer com isso é que parece que na BIOS eu sempre reconheço a velocidade real da CPU, mas quando entro no SO, a velocidade está diferente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, MrcSnm disse:

@Natan_Salazar

Então, o problema é que eu já tentei fazer isso, e o PC simplesmente ignorou e ficou cravado no 5.5, ele está agora com esse multiplicador pois eu reiniciei o computador, mas é um comportamento que obviamente não se deve esperar de produtos novos, o multiplicador atualmente está no automático, mas lá em cima eu já havia tentado deixar ele travado.

 

Um comportamento interessante:

Minha BIOS mostra a velocidade do processador, e sempre aparece 3.2ghz.

Essa velocidade se altera quando eu coloco o limitador para ir como no exemplo, 3.1 ghz

Entretanto, mesmo quando inicio o computador e lá está aparecendo 3.2ghz, tem vezes que quando entro no Windows e verifico, está o 550mhz.

O que eu quero dizer com isso é que parece que na BIOS eu sempre reconheço a velocidade real da CPU, mas quando entro no SO, a velocidade está diferente

 

então eu recomendo que você realmente formate do zero o PC, parece que o Windows não tá entendendo bem o seu processador e está derrubando as frequências pra evitar danos (tipo usar uma cpu a 3.2ghz sendo que o limite dela é 2.4, coisa de precaução do sistema) , se não quiser formatar mas quiser testar se vai dar certo, pode particionar um disco e instalar o windows do zero na partição e ver se funciona 100% nessa partição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Natan_Salazar disse:

 

então eu recomendo que você realmente formate do zero o PC, parece que o Windows não tá entendendo bem o seu processador e está derrubando as frequências pra evitar danos (tipo usar uma cpu a 3.2ghz sendo que o limite dela é 2.4, coisa de precaução do sistema) , se não quiser formatar mas quiser testar se vai dar certo, pode particionar um disco e instalar o windows do zero na partição e ver se funciona 100% nessa partição

Então, eu formatei o computador essa segunda feira, este é o mais esquisito, os procedimentos padrões que todos disseram aqui eu já testei

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, MrcSnm disse:

eu tentei tudo o que você disse e ainda assim, o processador está funcionando muito abaixo do esperado, continua parando nos 550mhz

Se deu clear CMOS e não aconteceu nada na minha opinião deve procurar assistencia com o fabricante da placa-mãe, não deve ser a CPU porque está abaixo do mínimo de um Ryzen( o mínimo que conseguí de underclock foi 2.200Mhz).

Só por desencargo, sabe testar fonte? Se tiver um multimetro meça as voltagens na saída dos cabos de força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Solução

Desculpa reviver o tópico, mas vim dar a solução, fiz a troca da placa-mãe e do processador com o vendedores, mas depois de um bom tempo, o problema de novo, exatamente igual.

 

Aparentemente não é um problema muito famoso, eu estava limpando o Pc, ativei uma chavinha e vi que o computador ficou muito lento, essa chavinha era uma chamada "LN2", serve para conseguir ligar o computador a temperaturas extremamente baixas, mas o processamento cai muito (tipicamente 800mhz), o problema se resolveu ao deixar esta chavinha da placa-mãe no OFF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!