Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, estou com a ideia de criar um site para venda de roupas. Nenhum problema até então, tudo funcionando perfeitamente. Só tenho uma dúvida em relação aos inputs que coloquei como tamanho da roupa, que no caso estão exatamente assim:

Imagem

Como faço para que fique funcional? Que ao momento que a pessoa escolher a opção, ao clicar em compra em seguida, a compra já seja efetuada com o determinado tamanho escolhido? Seria de grande satisfação caso alguém me ajudasse ou apenas me mostrasse um vídeo que aborde isto, que por contra própria eu não achei nenhum. Obrigado pela atenção

adicionado 2 minutos depois
agora, weallgetlostsometimes disse:

Oi, estou com a ideia de criar um site para venda de roupas. Nenhum problema até então, tudo funcionando perfeitamente. Só tenho uma dúvida em relação aos inputs que coloquei como tamanho da roupa, que no caso estão exatamente assim:

Imagem

Como faço para que fique funcional? Que ao momento que a pessoa escolher a opção, ao clicar em compra em seguida, a compra já seja efetuada com o determinado tamanho escolhido? Seria de grande satisfação caso alguém me ajudasse ou apenas me mostrasse um vídeo que aborde isto, que por contra própria eu não achei nenhum. Obrigado pela atenção

Eu me interessei por HTML assim que meu curso abordou sobre. Faço curso técnico em informática. Ainda não domino, mas sei que não é uma linguagem de marcação de texto difícil, muito pelo contrário. Só espero poder esclarecer esta dúvida e ficaria muito grato

Postado

@weallgetlostsometimes Bom o HTML só server para descreve a estrutura das páginas da Web usando marcação, assim os navegadores as usam para renderizar o conteúdo da página.

Para colocar uma funcionalidade na sua página você terá que usar Javascript, o Javascript é a linguagem de programação do HTML e da Web.

• Obrigado 1
  • Moderador
Postado

@weallgetlostsometimes Olá, primeiramente seja bem vindo em nosso Clube do Hardware.

Basicamente, o value do input do tipo radio vai ser emitido pelo form a um arquivo php.

Este arquivo php serve para fazer a comunicação com o banco de dados. Sim, você vai precisar de um e saber como modelar um banco de dados para um e-commerce.

Não é difícil. Mas tem que aprender. Basicamente, o banco de dados vai ter uma tabela para registrar os clientes, uma tabela que vai registrar os produtos, uma tabela que registrar a venda do produto. 

Para deixar funcional, basta enviar o valor do radio no formulário.

Exemplo bem simples:

<form action="recebeDados.php">
   <input type="radio" name="genero" value="masculino">Masculino
   <input type="radio" name="genero" value="feminino">Feminino
    <input type="submit" value="Enviar"/> 
</form>

recebeDados.php

<?php
    $genero = $_POST["genero"];

echo $genero;

Isso vai imprimir em tela o valor(value) do input.

Com isso, você pode enviar os dados do form incluindo os radio para este arquivo php e nele fazer a conexao com o banco de dados e fazer um insert into dentro da tabela de vendas.

Ou seja, vai enviar para a tabela de vendas o ID do produto registrado,  quantidade comprada, o valor unitário, o total pago(vai ser calculado dentro do banco de dados com sum() ), a data da compra, e o ID do cliente.

Se quiser, podes até criar um campo para "ordem de compra" ou chamado protocolo. Por este protocolo você poderia achar facilmente a venda.

Algo muito semelhante quando você compra no mercado livre ou na kabum por exemplo.

• Obrigado 1
Postado

@DiF Muito grato pela resposta, obrigado de coração! No curso q eu fiz, foi ensinado como se fazer a conexão do mysql com o java, que eu achei bem simples até. Estudarei um pouco mais sobre PHP e MySQL. Indo direto ao assunto, eu teria q ter um servidor com cadastro e login para que de fato o site funcione, certo? A parte do PHP eu acho interessante e simples também, bastando apenas saber como conectar o PHP com o banco de dados. 

Postado

Para trabalhar com vendas online você terá que montar uma estrutura para o comprador e isso vai incluir cadastro, login, etc.. é montar uma estrutura dessa vai ser necessário um servido com e-commerce e montar um servidor com essa estrutura pode demorar um bom tempo, e você ainda tem que escolher entre diversas opções de linguagem para montar um servidor como php, java, python, javascript(node.js) e asp.net.

@weallgetlostsometimes Bom se você já tem um conhecimento em java, você pode desenvolver o servidor em java.

Caso escolha optar por usar php em seu servidor recomento o uso de uma framework, para facilitar o seu trabalho, a framework laravel é uma boa opção, mas isso não tira o fato de que você vai precisar estudar a linguagem a fundo para montar um servidor.

• Obrigado 1
Postado

@GabrielSennaMs Prefiro PHP por ter mais comunicação com HTML que Java. É bem como você disse, terei de aprender bastante para poder montar um servidor eu mesmo, porém sei que isto está bem longe de ser algo impossível ou muito difícil. Obrigado por me responder, grato!

adicionado 2 minutos depois

@GabrielSennaMs Aproveitando a oportunidade, poderia me aconselhar bons professores ou até mesmo canais no youtube que podem aprimorar meu conhecimento voltado à este quesito? (Montar um servidor para minha loja)

• Moderador
Postado

@weallgetlostsometimes Felizmente, você pode usar coisas prontas que tem finalidade para criar uma loja.

Por exemplo Plugins de e-commerce para CMS

Por exemplo, o wordpress, você não precisa ter profundo conhecimento, naturalmente o básico tanto do html e css, quanto php, se quiser personalizar a seus gostos,  mas se não, podes usar temas feitos e instalar plugins para a finalidade de lojas.

Por exemplo: https://blog.olist.com/5-plugins-de-e-commerce-para-o-wordpress/

Desenvolver uma loja virtual 100% funcional, demanda tempo. Bastante tempo, se você tiver que aprender até o nível intermédio avançado da linguagem se servidor PHP e gateways de pagamento...

Então, acho que é uma boa você olhar para esse lado, de um CMS que é um gerenciador de conteúdos. Ou seja, você vai só precisar instalar e configurar a seus gostos, cadastrar seus produtos... pois com o plugin de e-commerce tudo já é praticamente pronto.  Inclusive banco de dados. 

Eu, como desenvolvedor, as vezes prefiro a praticidade e tempo. Não vejo problemas em utilizar coisas prontas desse tipo. Claro que se eu tiver tempo suficiente, eu gosto de desenvolver eu mesmo minhas ferramentas e sites.

• Obrigado 1
Postado

@DiF Ter me cadastrado nesse fórum está entre as melhores decisões que tomei nesse ano... Muito obrigado pela informação, que até o momento eu desconhecia. Achei muito interessante estes plugins. Verei vídeos que abordam mais sobre. Obrigado por todas informações dadas, de coração!

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@DiF Só mais uma duvida, aproveitando que comentou sobre esses plugins. Teria como eu usar o meu layout já criado em vez de usar estes que o wordpress oferece? Pois todas as partes já estão criadas, como categoria de roupas para homens e mulheres etc. Como funcionaria? Eu não tenho escolha a n ser escolher um site html já pronto ou eu posso utilizar o meu?

• Moderador
Postado

@weallgetlostsometimes Não. A vantagem do wordpress é você pode personalizar do jeito que quiser.

Claro, você só vai precisar entender como funciona o CMS, que é basado em MVC(model, view, controller).

Você já tem o modelo certo? o layout do site. junto com o css..  Nesse caso, é só aprender como adaptar o seu layout e CSS no tema do wordpress.  

Este video é só um exemplo de como começar o tema do wordpress. Sabendo como invocar as funções php do wordpress para cabeçalhos, posts fica fácil criar o tema personalizado do jeito que você quer.

E com os plugins, você pode criar sua loja com as opções de pagamentos... dependendo do plugin.. eu não sei te dizer com certeza quais métodos de pagamentos destes plugins.

Este vídeo abaixo, é uma video aula completa de criar um site"profissional" com o wordpress. PS: pena que está em português de portugal, mas dá para entender.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!