Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, sou novo por aqui e não sei se estou postando no lugar certo, então peço desculpas desde já.

Estou com um probleminha em relação a um programa que uso aqui no trabalho. Eu entendo um pouco sobre redes e tal, porém isto está além dos meus limites..kkk

É o seguinte: Uso um programa que é acessado pelo navergador, porém se entendi bem os dados do programa estão em um computador aqui de outra sala. Eu só consigo usa-lo se conectar meu pc na mesma rede em que o outro computador (servidor) está conectado, mas eu preciso usar esse programa em outro lugar e não posso conectar na mesma rede por estar longe. Adquiri um ip fixo do provedor de internet, pois me orientaram que com isto conseguiria acessar de qualquer lugar. O problema é que não tenho suporte para isso e tenho que fazer por conta propria...

Eu não sei se preciso somente setar esse ip no roteador ou se tenho que formatar o pc e colocar algum sistema diferente (win server..) sei la to perdidaço..

Desde já agradeço a ajudar.

• Membro VIP
Postado

Esse IP fixo é atribuído ao modem e se já estiver em funcionamento basta fazer o redirecionamento de portas no mesmo para que o tráfego seja encaminhado ao servidor.

Vamos supor que o seu modem tem o IP (local) 192.168.1.1 o servidor onde roda a aplicação web tem o IP 192.168.1.100. Basta acessar o endereço 192.168.1.1 em algum PC que esteja na mesma rede local do modem, fazer o login, ir nas opções de port forwarding e redirecionar o tráfego da porta 80 para o IP 192.168.1.100.

Feito isso, toda vez que você acessar o IP fixo que o provedor te forneceu, você acessará o serviço web do seu servidor.

Eu coloquei a porta 80 porque ela está associada à web, caso seu servidor utilize alguma outra porta específica você terá de usar ela.

Postado

Ok, mas o ip que me forneceram eu tenho q setar no roteador? porque ele está como pppoe. então eu tenho que colocar como ip estatico setar o ip e depois redirecionar a porta, não sei se entendi corretamente.

tenho essas informações sobre o programa:

Liberar a porta 5020

Disponibilizar acesso aos servidores

Acessoexterno: 5020/webrun

foi a unica coisa que me falaram sobre ele em relação a isso.

• Membro VIP
Postado

@Josilon Souza Na configuração de Pppoe geralmente existe a opção de setar o IP estático, com esse IP você acessa a sua rede através dele, sendo assim você vai direcionar a porta 5020 para o IP interno do servidor da aplicação.

Vou te passar um exemplo, lá em casa utilizo para WoL e RDP.

image.png.800223aaa072c14adb62e4dcee0c8381.png

Eu utilizo o recurso Wake on Lan através da porta 7, sendo assim quando eu envio o Magic packet para meu IP externo meu roteador direciona para meu computador e com isso ele "acorda". Seu caso vai ser similar pois vai acessar o IP externo(fixo) utilizando a porta 5020 e o roteador vai direcionar para o IP do seu servidor da aplicação. Importante você também setar no DHCP do seu roteador um IP fixo para ele, de maneira que não vai mudar e acabar não permitindo o acesso quando você estiver fora da rede interna.

• Curtir 1
Postado

Vamos lá kkk @lnpott.. Eu vi aqui no roteador que tem uma opção logo abaixo do pppoe dizendo acesso duplo, ai tem lá ip estatico. Então eu posso setar o ip fixo que tenho (que o provedor me passou) depois é só liberar a porta pra ele?

agora esse negocio do DHCP não entendi..

Vi aqui que ele está com o final de 100 até 199..

Será que eu não preciso trocar o tipo de conexão de pppoe para ip fixo?

• Membro VIP
Postado

@Josilon Souza Uma coisa é IP externo(fixo passado pelo provedor) e outra coisa é o interno. Coloque o fixo passado pelo seu provedor.

Já o DHCP é o seguinte, você vai atribuir o MAC do seu servidor a um IP interno, digamos 192.168.0.100(primeiro Ip conforme você citou) e quando for configurar o direcionamento de portas vai configurar para a porta 5020 ser direcionada para o 192.168.0.100, pronto.

Postado

@lnpott hehehe eu to ligado na diferença. O problema que ja estou me confundindo.

Primeiro: Eu irei colocar o ip fixo (do provedor) na opção de acesso duplo do pppoe ou preciso mudar o tipo de conexão de pppoe para ip estatico?

Segundo: Se eu to entendendo bem, não importa se o ip do provedor for por exemplo.. 200.434.222.143 e o ip da maquina seja diferente tipo 192.168.1.100..

Terceiro: Na opção de DHCP você quer que eu reserve o MAC do PC (servidor) para um ip fixo, aqui eu não entendo qual ip tenho q colcocar. Depois disso eu tenho que ir na opção que libera as portas e liberar a 5020 para o ip da maquina que está como servidor.

Obrigado pela atenção cara, ta me ajudando muito...

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, Josilon Souza disse:

Eu irei colocar o ip fixo (do provedor) na opção de acesso duplo do pppoe ou preciso mudar o tipo de conexão de pppoe para ip estatico?

Geralmente a opção PPPOE tem a opção de setar o IP fixo, se não o próprio provedor já vai atribuir seu IP pelo sistema deles.

5 minutos atrás, Josilon Souza disse:

Se eu to entendendo bem, não importa se o ip do provedor for por exemplo.. 200.434.222.143 e o ip da maquina seja diferente tipo 192.168.1.100.

Um IP é externo e outro interno, achei que entendesse isso. Através da Internet você vai acessar o IP externo, e quando dentro da rede(wifi ou cabo) será o IP interno.

6 minutos atrás, Josilon Souza disse:

Na opção de DHCP você quer que eu reserve o MAC do PC (servidor) para um ip fixo, aqui eu não entendo qual ip tenho q colcocar. Depois disso eu tenho que ir na opção que libera as portas e liberar a 5020 para o ip da maquina que está como servidor.

Como o range natural é de 192.168.0.100 até 192.168.0.199 pode setar o IP final 100 para o servidor. Depois você direciona a porta 5020 para o IP final 100. Prontinho...

Postado

Pronto vou fazer isso e da o retorno aqui. Muito obrigado cara.

@lnpott mano fiz o que tu me disse. setei o ip fixo (do provedor) no lugar que me disse (vide print).

ip.thumb.png.e8d373423f00f226c11e5bac1c1d3ce4.png

depois liberei a porta (vide 2º print)

619320996_segip.thumb.png.69b6eef62f02819d2964f43fabfb947f.png

depois setei o ip 192.168.0.110 na maquina (servidor) salvei tudo e reiniciei o roteador. No entanto não estou conseguindo acessar o programa sem estar conectado a rede local (no mesmo wifi do roteador do servidor).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Josilon Souza

1 minuto atrás, Josilon Souza disse:

meu-ip ta diferente não é o 192.168.0.110

Nunca iria ser esse IP, esse é interno, o site mostra o externo.

Se o Ip que o site mostra é diferente do que o provedor te passou tem algo errado ai.

• Membro VIP
Postado
agora, Josilon Souza disse:

@lnpott hum.. você quer eu set novamente o ip só que com esse final 125.58 né e reiniciar o router

Não, setar o que te passaram. Reiniciar ou desconectar e conectar para ele "renovar" o IP com o número correto(passado pelo provedor).

• Membro VIP
Postado

@Josilon Souza Talvez seja o provedor bloqueando a porta. Tenta liberar a administração remota do roteador e verifica se acessa ele pelo IP externo. Depois desabilita a regra de encaminhamento da porta 5020 e coloca ela como porta para a administração remota, caso não acesse é bloqueio no provedor.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Josilon Souza disse:

Mano fiz isso, mesma coisa setei o ip que o provedor passou no gerenciamento remoto

Tentou pelo IP que aparece no "meuip.com.br". 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...