Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, meu nome é Marcelo Menezes, sou Técnico de Informática de uma empresa e estou tendo problemas de gargalos em um cliente. 

A rede está estruturada desta maneira: Tenho um roteador da operadora de internet que podemos classificar como doméstico, abaixo dele com dhcp ligado, temos um Acher C60, da lan desse acher tenho 1 cabeamento para o switch e outro para um Unifi.
Em outro cliente já testei basicamente o mesmo setup, mas com o roteador da operadora como bright  e seguindo a mesma cadeia e tive o mesmo resultado negativo.
Realizei testes com o btest da microtik e a rede está funcionando perfeitamente em média 300-500 mbps.

O Acher60 vai suportar esse tanto de pessoas no unifi?

OBS: Internet 100 Megas, por se tratar de um restaurante, em média 60-80 pessoas simultâneas.

rede.png

Postado

Olá!

Não deu muitos detalhes de como você identificou esse problema, mas na maioria dos casos que vi o problema está em tempos muito altos de validade dos endereços na configuração do servidor DHCP, ou a existência de um único. Tente baixar os Lease Times para algo como 8 ou 10 minutos se ainda não fez isso. E colocar mais servidores DHCP para diminuir o tempo de resposta, aumentar a redundância e o número de endereços disponíveis

• Curtir 2
Postado

@arfneto O restaurante utiliza um software via mobile e está tendo problemas de lentidão quando em horário de pico. Vou mudar o Lease Time para 10 minutos. A única dúvida, após uma concessão e outra, os pcs que estão conectados permaneceram com os respectivos IPs? Pois se for o caso já coloco o ip manual ou salvo o ip no dhcp.

Postado
33 minutos atrás, Marcelozds disse:

problemas de lentidão quando em horário de pico

Isso é apenas a realidade. Com dezenas de usuários ativos na hora do almoço e uma única  conexão de 100mbits. Acontece o mesmo no transito :(

36 minutos atrás, Marcelozds disse:

A única dúvida, após uma concessão e outra, os pcs que estão conectados permaneceram com os respectivos IPs? Pois se for o caso já coloco o ip manual ou salvo o ip no dhcp

Apenas ao vencer o lease os endereços serão renovados. Provavelmente não compensa o trabalho de usar endereços fixos. Reservar endereços no DHCP é mais tranquilo, mas tem limites no número de endereços na tabela do roteador. Em geral para esses casos de cenários distintos de uso você usa um servidor DHCP para cada rede, com endereços distintos, e usa intervalos bem maiores de Lease do lado do switch, tipo o padrão de uma semana. E separa o tráfego entre as redes para maior segurança e controle. 

• Curtir 2
Postado

Temos 2 problemas:

• o C60 é domestico e ainda ele é DHCP, Switch e roteador da rede, este roteador já fiz ele ficar travado com 20 pessoas. Eu recomento desativar o wifi dele, e depois colocar ele como bridge o cabo de rede da internet vai no switch dele.
  • O Ubiquiti UAP-AC-LITE é recomendável até 60 dispositivos nele (20 2,4G e 40 no 5G) mas aguenta até 200, e deixa ele no modo convidado que bloqueia broadcast na rede melhorando a performance da rede.
  • Curtir 2
Postado
19 horas atrás, arfneto disse:

Isso é apenas a realidade. Com dezenas de usuários ativos na hora do almoço e uma única  conexão de 100mbits. Acontece o mesmo no transito :(

Apenas ao vencer o lease os endereços serão renovados. Provavelmente não compensa o trabalho de usar endereços fixos. Reservar endereços no DHCP é mais tranquilo, mas tem limites no número de endereços na tabela do roteador. Em geral para esses casos de cenários distintos de uso você usa um servidor DHCP para cada rede, com endereços distintos, e usa intervalos bem maiores de Lease do lado do switch, tipo o padrão de uma semana. E separa o tráfego entre as redes para maior segurança e controle. 

Mesmo limitando a banda no Unifi para 500~600 kbps usuário, considerando 10% de oscilação, não era para chegar a 50-60% da banda usada.

A questão dos endereços fixos é por causa do sistema gerencial que eles utilizam, mas seria apenas em um ou no máximo dois computadores.

adicionado 5 minutos depois
17 horas atrás, tff24 disse:

Temos 2 problemas:

• o C60 é domestico e ainda ele é DHCP, Switch e roteador da rede, este roteador já fiz ele ficar travado com 20 pessoas. Eu recomento desativar o wifi dele, e depois colocar ele como bridge o cabo de rede da internet vai no switch dele.
  • O Ubiquiti UAP-AC-LITE é recomendável até 60 dispositivos nele (20 2,4G e 40 no 5G) mas aguenta até 200, e deixa ele no modo convidado que bloqueia broadcast na rede melhorando a performance da rede.

O c60 é o mais acessível que consigo ter aqui, se tratando de interior, já tem um custo considerável. Preciso do C60 como DHCP por causa do sistema gerencial, pois preciso identificar, fixar ip em alguns computadores.

No unifi ainda não testei, mas acho que no modo convidado não faz check-in e isso é crucial pois, basicamente comprou para isso.

Algum roteador corporativo para indicar?

Postado
  • O Unifi faz check-in no modo convidado o tal do hotspot sou certificado UEWA(Ubiquiti Enterprise Wireless Admin).
  • Teu problema no WIFI não é largura de banda(Mb/s) e sim qualidade (Latência ms), faz o teste manda pingar tudo ao mesmo tempo para C60(Gateway), Servidor(Roteamento) e 8.8.8.8(Internet), dai já acha o gargalo se tiver.
  • Dá uma olhada com esta o congestionamento dos canais no wifi, o UAP-AC-LITE teu tem o scan em 2G e 5G;
  • Outra dica é aumentar o limite de banda 0,6Mb é horrivel, quando menor a velocidade limite mais tempo o cliente fica conectado ativamente no WIFI diminuindo o seu AirTime, para 100Mb um 3Mb/1Mb esta ótimo.
  • Ai é tu têm falar com o cliente que não têm como um C60 dar conta de fazer (roteamento, dhcp, switch e wifi) sendo que é uso domestico e não 100 dispositivos, já que usa Unifi recomendo usar roteador deles USG-BR custa média R$800 e aguenta tranquilo 200 dispositivos, ou Mikrotik Rb750 Gr3 R$350 ou PfSense só precisa de um computador e 2 placas de rede;
  • Se o cliente achar achar caro fica com equipamentos domésticos que sempre vai dar problema e vai gastar um monte em manutenção e lentidão, sempre a longo prazo o doméstico vai  perder pois o técnico visita toda semana para arrumar ou a rede lenta perdendo com funcionários parados e sistemas lentos;
  • Tanto é que meu clientes que atendo a maioria deixei usando roteador profissional e vou a cada 6 meses fazer manutenção preventiva e nunca reclamaram de lentidão ou queda de internet pois uso load-balance com monitoramento na minha nuvem.
  • Curtir 3
Postado
15 minutos atrás, tff24 disse:
  • O Unifi faz check-in no modo convidado o tal do hotspot sou certificado UEWA(Ubiquiti Enterprise Wireless Admin).
  • Teu problema no WIFI não é largura de banda(Mb/s) e sim qualidade (Latência ms), faz o teste manda pingar tudo ao mesmo tempo para C60(Gateway), Servidor(Roteamento) e 8.8.8.8(Internet), dai já acha o gargalo se tiver.
  • Dá uma olhada com esta o congestionamento dos canais no wifi, o UAP-AC-LITE teu tem o scan em 2G e 5G;
  • Outra dica é aumentar o limite de banda 0,6Mb é horrivel, quando menor a velocidade limite mais tempo o cliente fica conectado ativamente no WIFI diminuindo o seu AirTime, para 100Mb um 3Mb/1Mb esta ótimo.
  • Ai é tu têm falar com o cliente que não têm como um C60 dar conta de fazer (roteamento, dhcp, switch e wifi) sendo que é uso domestico e não 100 dispositivos, já que usa Unifi recomendo usar roteador deles USG-BR custa média R$800 e aguenta tranquilo 200 dispositivos, ou Mikrotik Rb750 Gr3 R$350 ou PfSense só precisa de um computador e 2 placas de rede;
  • Se o cliente achar achar caro fica com equipamentos domésticos que sempre vai dar problema e vai gastar um monte em manutenção e lentidão, sempre a longo prazo o doméstico vai  perder pois o técnico visita toda semana para arrumar ou a rede lenta perdendo com funcionários parados e sistemas lentos;
  • Tanto é que meu clientes que atendo a maioria deixei usando roteador profissional e vou a cada 6 meses fazer manutenção preventiva e nunca reclamaram de lentidão ou queda de internet pois uso load-balance com monitoramento na minha nuvem.

Justo, já falei com meu gerente, acredito que vamos pegar um Mikrotik Rb750 pois é o mesmo que utilizamos na empresa.

O Mikrotik Rb750 chega a suportar 100-150 conexões?

A questão da redução da banda foi por causa que eles utilizam o sistema mobile e é via web, então por isso limitei para os clientes para tentar liberar mais banda para o c60 e verificar se ia interferir.
Acredito que já tenho informações suficientes para resolver essa questão, agradeço a cada um que contribuiu! Abrçs e muito obrigado!

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Marcelozds disse:

A questão da redução da banda foi por causa que eles utilizam o sistema mobile e é via web, então por isso limitei para os clientes para tentar liberar mais banda para o c60 e verificar se ia interferir

Se tem orçamento e/ou suporte para equipamentos melhores vai ficar melhor assim. 

Recomendo muito de toda forma separar as redes e criar uma rede apenas para os clientes com Lease Times mínimos e separar o tráfego --- inclusive o wifi -- da rede administrativa. Você mesmo já deu um exemplo da interferência. Sem falar na segurança e na redundância... Se faltar dinheiro, apenas compre outro roteador para atender os clientes ou a infraestrutura

Eu recomendaria em tendo orçamento curto dirigir qualquer verba antes para atualizar a rede ethernet para Gigabit. Switches, roteadores e NIC. Isso diminuiria a latência muito e facilitaria tudo. Não adianta muito melhorar a performance do resto sem mudar isso. 

Bom trabalho

• Curtir 2
Postado
3 minutos atrás, arfneto disse:

Se tem orçamento e/ou suporte para equipamentos melhores vai ficar melhor assim. 

Recomendo muito de toda forma separar as redes e criar uma rede apenas para os clientes com Lease Times mínimos e separar o tráfego --- inclusive o wifi -- da rede administrativa. Você mesmo já deu um exemplo da interferência. Sem falar na segurança e na redundância... Se faltar dinheiro, apenas compre outro C60 para atender os clientes ou a infraestrutura

Bom trabalho

Acredito que outro C60 ainda não resolva por causa do unifi. O que vou fazer é substituir o C60 pelo o Mikrotik Hex, nessa mesma estrutura.

Postado
5 horas atrás, Marcelozds disse:

Acredito que outro C60 ainda não resolva por causa do unifi. O que vou fazer é substituir o C60 pelo o Mikrotik Hex, nessa mesma estrutura

Bem, pelo que já escrevi deve ter imaginado o que eu diria: se tem orçamento não compre nada com Ethernet que não seja de Gigabit para cima. Eu não sabia que o C60 era Fast Ethernet quando escrevi isso. Antes de qualquer mudança recomendo atualizar todos os dispositivos Ethernet para Gigabit ou 5G ou 10G. Esse Mikrotik Hex é Gigabit ao menos e não é um produto caro. Note que o exato software dele roda roda em qualquer PC 64bits moderno e uma licença custa $45 aqui 

A questão do unifi e do novo roteador você deve associar com o que eu já disse também: um servidor DHCP separado para atender a rede de clientes, com Lease Time tipo 8 ou 10 minutos e numa conexão Gigabit com a rede. Um servidor DHCP com endereços reservados para seus servidores e acesso via web/mobile ao seu sistema de gerenciamento, com Lease Times normais, tipo uma semana. E conexão Gigabit com a infraestrutura local. E controle restrito de acesso a rede. Assim diminuir a latência, acrescenta redundância e aumenta a segurança.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!