Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de processador e RAM no ACER Aspire E1-471-6


Wanderblade

Posts recomendados

Bom dia! tenho um "ACER Aspire E1-471 -6 (Intel Core I3 2328M 2.2GHz, 4GB DDR3 1333mhz, 500GB, 14"
Gostaria de fazer um upgrade no processador e memória RAM dele, mas estou super desatualizado sobre os hardwares da atualidade.
Não pretendo comprar outro notebook e nem gastar absurdos na atualização, só quero dar uma nova vida a ele.
Sei que o socket do processador é FCPGA988 e o TDP do dele é 35W, pretendo colocar 8GB de Memória Ram DDR 1333Mhz mesmo.
Estava pensando em comprar um core I7 de Terceira ou quarta geração, o que já seria um grande avanço, levando em consideração que o meu é um I3 de segunda geração... Por outro lado, sei que existem os AMD, não conheço absolutamente nada sobre eles. Gostaria de dicas sobre processadores que sejam compatíveis com o meu Notebook, pretendo gastar algo em torno de R$500 reais no processador, novo ou de segunda mão com não muito tempo de uso. ME AJUDEM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei esse no ML e suporta 1333mhz. Creio que não irá encontrar AMD para esse modelo, e se encontrasse não teria nenhuma vantagem com relação ao ano dele.

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Lucas Mariani Pires disse:

Encontrei esse no ML e suporta 1333mhz. Creio que não irá encontrar AMD para esse modelo, e se encontrasse não teria nenhuma vantagem com relação ao ano dele.

Porém o TDP dele é até 45w. Então o compatível seria esse.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Lucas Mariani Pires disse:

Encontrei esse no ML e suporta 1333mhz. Creio que não irá encontrar AMD para esse modelo, e se encontrasse não teria nenhuma vantagem com relação ao ano dele.

adicionado 2 minutos depois

Porém o TDP dele é até 45w. Então o compatível seria esse.

Oi, estava olhando uns sites de comparação de processadores, e vi que eu não teria um ganho que justificasse a troca por esse I7-2620M... Ele é 1 ano mais velho que o meu I3. Será que tem um I7 mais caro e compatível? mesmo que ultrapasse os 500 reais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Wanderblade disse:

Oi, estava olhando uns sites de comparação de processadores, e vi que eu não teria um ganho que justificasse a troca por esse I7-2620M...

Foi o que eu disse.

 

3 minutos atrás, Wanderblade disse:

Será que tem um I7 mais caro e compatível? mesmo que ultrapasse os 500 reais?

Não. Aí já mudaria o socket ou TDP, o que torna incompatível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Math.Pi disse:

Não vale a pena trocar o processador. Pra compensar, você teria que pegar um i7 e melhorar a refrigeração dele.

Coloque memória RAM e troque o HD por um SSD.

Qual configuração você me recomendaria? Será que acho um I7 usado entre a 3ª e 5ª geração compatível? (e como eu melhoraria a refrigeração dele?)... 8GB de memória Ram DDR3 1333mhz é razoável? e trocar o HD por um SSD compensa mesmo? qual o ganho?  Desculpa o tanto de peguntas, estou desatualizado de hardwares desde 2011... antes era mais fácil fazer upgrade em PC. (Sei que em notebook é mais complicado, mas não queria comprar um novo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olhe a frequência e o modelo da sua memória pra comprar uma de mesma frequência. Nos informe.

Esqueça o processador por ora. Deixe pra trocá-lo que o up de memória e SSD não for satisfatório.

SSD? Ganho? Pra um HD é como ir da terra para o céu.

adicionado 2 minutos depois

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Math.Pi disse:

Olhe a frequência e o modelo da sua memória pra comprar uma de mesma frequência. Nos informe.

Esqueça o processador por ora. Deixe pra trocá-lo que o up de memória e SSD não for satisfatório.

SSD? Ganho? Pra um HD é como ir da terra para o céu.

Vou trocar a memória RAM, quero colocar algo entre 6 e 8GB, então não sei qual a melhor frequência, digo, uma que o valor não seja tão exorbitante, algo em torno de 1666Mhz (Não sei se é um frequência razoável).

Quero que me notebook funcione sem travamentos para navegar no chrome (que está bem pesado atualmente, mesmo sem extensões) e que, se possível, dê para rodar jogos ao menos nos gráficos mínimos com um bom FPS (40-50), como GTAV, se possível para eu distrair quando necessário nos fins de semana. Não precisa ser um Notebook gamer, mas, o mínimo do mínimo pelo menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu processador suporte no máximo 1333Mhz de memória e 16GB.

 

Infelizmente jogos como GTA V é bem difícil você conseguir rodar nele pelo fato de não ter placa dedicada, até mesmo se você colocasse o i7 nele não iria rodar. É mais válido você colocar o ssd e mais ram e utilizar para tarefas normais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lucas Mariani Pires disse:

O seu processador suporte no máximo 1333Mhz de memória e 16GB.

 

Infelizmente jogos como GTA V é bem difícil você conseguir rodar nele pelo fato de não ter placa dedicada, até mesmo se você colocasse o i7 nele não iria rodar. É mais válido você colocar o ssd e mais ram e utilizar para tarefas normais.

Por isso quero trocar o processador, quero achar o melhor para o socket FCPGA988... 

Por enquanto decidi os seguintes:

Trocar o HD de 500GB para SDD de 480GB*

Trocar memória Ram* - ainda não sei quanto de memória por e qual frequência...

Trocar processador, mas ainda não sei qual o mais potente e compatível com o socket, levando em consideração o TDP

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A memória pode colocar de 1333mhz mesmo, que o que o seu processador suporta.

 

O melhor i7 seria esse, mas é como o math comentou, ele pode ser compatível mas pode te gerar um problema de super aquecimento, considerando que o seu notebook foi projetado para um i3. 

 

Como você está disposto a gastar a grana nele, primeiro compre uma memória de 8gb 1333mhz ddr3 e o ssd e veja como fica, com certeza vai melhorar.

 

Depois, se quiser arriscar compre o i7, mas é algo que não posso dizer que irá ficar bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Math.Pi disse:

Sobre o Processador, vi que o limite do TDP do meu, aparentemente é 45W. 

Estou na dúvida entre Dois processadores, encontrei os dois no ML usados, o I7-2670qm por  R$180,00 e o i7-2620M por R$370 o que me diz?

qual o mais aconselhável nesse caso, preço e potência....

Core i7-2670QM 4 núcleos - 8 -Threads 2.2 GHz3.1 GHz (turbo) 1MB L2 - 6MB L3 - 45W

                                                                ou

Core i7-2620M    2 núcleos 4 - Threads 2.7 GHz3.4 GHz (turbo) 512K L2 - 4MB L3 - 35W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faria o upgrade aos poucos; primeiro SSD, depois memória (8Gb estariam bons, se o notebook suportar, são grandes as chance de aceitar).

 

Por último, se não ficasse satisfeito, trocaria o processador, por um de mesmo soquete e geração da cpu atualmente instalada no seu notebook. Acho que cpu de 2ª geração estejam mais baratas hoje em dia, veja como anda o preço das usadas. Eu procuraria uma cpu mais forte que seu I3 e com TDP parecido ou ligeiramente superior, para não ter problemas de aquecimento.

 

Anos atrás, nos meu notebooks fazia upgrade de cpu, nunca tive problemas com isso, observando os detalhes que comentei acima e sempre usei pasta térmica de boa qualidade; o último foi num Lenovo que dei pro meu irmão, era i3 330M, troquei por um i5-540M de um notebook meu, que queimou e virou doador de peças.

 

 

Nas 2 cpus que você considera o i7-2670QM performa melhor, problema é o TDP de 45w, mais alto, que do seu i3-2348M.

 

https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i7-2670QM-vs-Intel-i7-2620M-vs-Intel-i3-2348M/878vs872vs1878

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, icefly disse:

Faria o upgrade aos poucos; primeiro SSD, depois memória (8Gb estariam bons, se o notebook suportar, são grandes as chance de aceitar).

 

Por último, se não ficasse satisfeito, trocaria o processador, por um de mesmo soquete e geração da cpu atualmente instalada no seu notebook. Acho que cpu de 2ª geração estejam mais baratas hoje em dia, veja como anda o preço das usadas. Eu procuraria uma cpu mais forte que seu I3 e com TDP parecido ou ligeiramente superior, para não ter problemas de aquecimento.

 

Anos atrás, nos meu notebooks fazia upgrade de cpu, nunca tive problemas com isso, observando os detalhes que comentei acima e sempre usei pasta térmica de boa qualidade; o último foi num Lenovo que dei pro meu irmão, era i3 330M, troquei por um i5-540M de um notebook meu, que queimou e virou doador de peças.

 

 

Nas 2 cpus que você considera o i7-2670QM performa melhor, problema é o TDP de 45w, mais alto, que do seu i3-2348M.

 

https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i7-2670QM-vs-Intel-i7-2620M-vs-Intel-i3-2348M/878vs872vs1878

O tdp máximo é definido pelo processador que está no meu PC? ou a placa-mãe que define quanto ela suporta de TDP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 30/04/2019 às 19:08, Wanderblade disse:

O tdp máximo é definido pelo processador que está no meu PC? ou a placa-mãe que define quanto ela suporta de TDP?

 

O TDP é definido pelo processador, cada um tem o seu valor máximo de quanto dissipa de calor; nos Intel é fácil achar esses dados no Ark Intel, só digitar o processador pesquisado e encontra rápido no Google; e nesse link que postei antes, tem os 3 processadores discutidos aqui no tópico, com os valores de TDP máximo de cada um.

 

O problema de aumentar o TDP é saber se o sistema de dissipação (cooler, dissipador) do notebook vai dar conta de uma cpu que dissipe mais calor; notebook não é como um desktop, que tem mais espaço, mais bem ventilado, e tem possibilidade de trocar facilmente o cooler por um outro melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 30/04/2019 às 09:37, Math.Pi disse:

Realmente jogar num note desse sem placa dedicada, é bem difícil.

Neste caso eu pensei primeiro, se o processador suporta as provaveis placas que eu pretendo adaptar é a pergunta, comprei uma adaptador né vou testar uma que já possui em outro notebook AMD Radeon R8 445DX, mas o objetivo é colocar uma de PC mesmo.

Comprei esse adaptador e vou usar uma fonte antiga:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1337657803-20x-usb-30-pcie-pci-e-express-1x-para-16x-extender-riser-ca-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...