Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DR desarmando sem carga


Sr. Burns

Posts recomendados

No meio da madrugada caiu o DR

 

Despluguei a geladeira, e o DR ligou

 

Dia seguinte, liguei o forno e o DR caiu

Liguei outras cargas, em outros cômodos, e também desarmava.

 

Desliguei os disjuntores de todos os cômodos (não deixei nenhum ligado), e só depois de algum tempo é que a carroça do DR ligou.

Ou seja: mesmo com todos os disjuntores desligados, o DR custou para armar.

 

Agora está completamente aleatório:

Ligo alguns disjuntores com sucesso, mas após ligar meia dúzia, DR desarma.

Aí mudo os disjuntores (embaralho). Conforme vou ligando-os, o DR cai novamente.

 

Comprei um DR novo: 260 reais. WEG. Mesmo comportamento.

 

Alguém tem ideia de que bruxaria ocorre aqui ?

 

Como ficou longo e confuso o post, resumo em alguns pontos:

 

1 - O DR às vezes custa para ligar, mesmo com todos os disjuntores desligados

2 - Quando consigo ligar o DR, ele desarma ao ligar qualquer disjuntor

3 - Quando consigo ligar o DR e alguns disjuntores, ele se desliga depois de algum tempo.

 

Não instalei cargas novas. E enfatizo que desarmou no meio da madrugada

 

Sistema trifásico. Sem DPSs. Não sei onde o neutro conecta com o terra.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov

 

Citação

Não foi excedida a capacidade do DR em ampères? Isso pode danificá-lo.

 

Tarde !

 

O DR desarma antes de eu conseguir ligar qualquer carga pesada. Acho difícil ter dado sobre-corrente. Também acho difícil porque teria que acontecer duas vezes, já que substituí o DR. Mas pergunto: como eu testo isso ? 

 

 

Citação

O DR desliga quando detecta uma fuga de corrente superior a 30 mA. Teria que medir eventual fuga com um amperímetro. O botaõ de teste funciona?

 

Botão de teste funciona sim. Antes e depois da troca de DR.

 

Pois bem:

Atualizei o primeiro post pra enfatizar fatos que acho importante, como aquele de que o DR custa para armar mesmo com todos os disjuntores desligados. Ou ainda, de que qualquer disjuntor que eu escolher, desarma o DR.

 

Tenho multímetro e pretendo medir as correntes em cada barramento, mas antes pergunto:

Apesar desses fatos narrados, é realmente possível haver fuga ? 

Por onde essa fuga seria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Sr. Burns disse:

@Ricardov

 

Tenho multímetro e pretendo medir as correntes em cada barramento, mas antes pergunto:

Apesar desses fatos narrados, é realmente possível haver fuga ? 

Por onde essa fuga seria ?

 

Você pode ter uma fuga dentro do próprio quadro, já que foram desligados os disjuntores e continua a desarmar. Tem que conferir o barramento das fases, como também os de neutro e terra. O ideal é desligar o disjuntor de entrada, dos circuitos e o DR, e testar pra ver se há continuidade na saída do DR entre o terra e as fases e entre o terra e o neutro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 minutos atrás, Sr. Burns disse:

Por onde essa fuga seria ?

Permita-me...

Umidades, ferrugens, barata entrou pelo cano, emenda dentro do conduíte, instalação/fiação antiga, são alguns itens que vislumbro.

 

Vislumbro também uma maneira de medir: desligue tudo, disjuntores, da rua, tire tudo.tudo da tomada, desligue ou remova lâmpadas e etc. Meça alguma R entre a fases e terra - não o neutro. Pode ser que nem dê nada pois pode ser capacitivo algo como fio com pouca isolação num bom trajeto se aproximando da parece úmida.

Agora medir algum mA ac com multímetro na sua escala, penso ser 1/2 arriscado. Se preferir, use um R de 100R duns 5...20W em série e meça a Vac... com tudo desligado como jé te disse.

 

Pra constar, são conceitos teóricos de minha mente doentia não necessariamente regras e verdades.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Permita-me...

Umidades, ferrugens, barata entrou pelo cano, emenda dentro do conduíte, instalação/fiação antiga, são alguns itens que vislumbro.

 

Vislumbro também uma maneira de medir: desligue tudo, disjuntores, da rua, tire tudo.tudo da tomada, desligue ou remova lâmpadas e etc. Meça alguma R entre a fases e terra - não o neutro. Pode ser que nem dê nada pois pode ser capacitivo algo como fio com pouca isolação num bom trajeto se aproximando da parece úmida.

Agora medir algum mA ac com multímetro na sua escala, penso ser 1/2 arriscado. Se preferir, use um R de 100R duns 5...20W em série e meça a Vac... com tudo desligado como jé te disse.

 

Pra constar, são conceitos teóricos de minha mente doentia não necessariamente regras e verdades.

 

Rapaz... se você não fizer a medição entre o terra e o neutro, você nunca irá saber se algum equipamento ou circuito está conduzindo através do condutor de proteção, ocasionando a abertura do DR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não temos equipamento ligado naquele momento-proposta. Circuito... pode ser alguma R que acha entre fase e terra. Penso que o disjuntor desarma por fuga entre fase e terra-parede-chao-pessoa-barata e não passa pelo neutro. Algo como se há corrente de 30mA na fase e a 'mesma' não retorna pelo neutro, tem boi na linha. Bem... foi +- isso que certa feita me explicou um eletricista e senti firmeza e coerência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sr. Burns  medir corrente com multímetro é meio complicado. Melhor seria um amperímetro de alicate e com sensibilidade suficiente. Qual a corrente nominal desse DR? O DR faz uma soma das correntes que passam nos condutores e caso a diferença seja maior que 30 mA (ou seja, fuga de corrente para a terra) opera e desliga o circuito. Se possível poste uma foto do quadro sem a tampa.

Os suspeitos são os listados pela @Isadora Ferraz emendas com problema na isolação, fio desencapado encostando na parede, fio com isolação roída, danificada, desgastada, defeito em algum eletrodoméstico, fuga pelo chuveiro ou torneira elétrica por água com excesso de sais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Não temos equipamento ligado naquele momento-proposta. Circuito... pode ser alguma R que acha entre fase e terra. Penso que o disjuntor desarma por fuga entre fase e terra-parede-chao-pessoa-barata e não passa pelo neutro. Algo como se há corrente de 30mA na fase e a 'mesma' não retorna pelo neutro, tem boi na linha. Bem... foi +- isso que certa feita me explicou um eletricista e senti firmeza e coerência.

 

O DR desarma quando a soma vetorial das correntes das fases e do neutro é maior que 30 mA, neste caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!