Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar nobreak Net Winner da SMS ou não?


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, tenho um PC gamer que venho montando a um tempo, e atualmente possui uma fonte Corsair CX750...

 

Para proteger o computador, usava um No-break SMS Net Winner 1800 VA, que estava com a bateria zuada...

 

Comprei outro da mesma linha Net Winner da SMS 1300 VA (fator de potência 0,5 - 650W) com a bateria boa. Fiz os testes, ele aguentou 5 minutos tranquilamente, com o Pc, monitor ultra wide e modem, assistindo vídeo com caixa de som no médio.

 

Achei que estava perfeito, mas resolvi testar em jogo (tenho uma gtx 1080 ti), e assim que tirei da tomada o pc reiniciou.

 

Foi então que resolvi pesquisar sobre o assunto e descobrir que esses nobreaks de onda retangular podem atrapalhar as fontes de pfc ativo, tanto na bateria, devido a onda que ela gera, quanto com a rede elétrica normal, devido a presença do estabilizador...

 

Mas é aí que vem a minha dúvida: Eu já uso esse nobreak 1800 va há cerca de 2 anos, embora o pc não estivesse completo, já tinha a fonte com PFC ativo (CX750)...

 

Aqui na minha região tem MUITA oscilação, e por vezes o nobreak apitava sentindo essas oscilações e o PC não era afetado.

 

A solução ideal seria um nobreak de dupla conversão, mas que está totalmente fora de cogitação devido ao preço.

 

E em casos de surto, antes de chegar na fonte, tem uma ***** estrutura do nobreak pra queimar sem afetar o computador...

 

Será que é o ideal mesmo descartar esses  no-breaks? Realmente meu pc fica mais protegido SEM ELES?

 

 

E a minha segunda dúvida é sobre os filtros de linha da clamper DPS:

 

Supondo que eles realmente protejam contra surtos, eles são uma opção viável, porém quando a energia acaba, o PC irá desligar repentinamente, coisa que não acontece com o meu nobreak 1300 VA...

 

O QUE É MAIS PREJUDICIAL? 

 

 1 - No break 1300 VA, devido a presença de estabilizador no circuito, que atrapalha a fonte com PFC ativo

 

 2 - PC ligado somente no filtro de linha DPS 4,5 KA, pois quando acaba a energia o PC será desligado repentinamente, e isso não é bom para os componentes

 

 

 

Tendo essa dúvida respondida, saberei se descarto os no-breaks e só compro o filtro de linha DPS, ou se continuo com o no-break 1300 VA, ou se fico com os 2, conectando o no-break no filtro de linha DPS...

 

Obviamente que para resolver o problema de surtos, raios oscilações, E TAMBÉM resolver o problema do pc desligar quando cai a força, somente com os No-breaks de dupla conversão, mas como é inviável pra mim, basicamente eu quero saber qual problema é mais grave, se é ter um estabilizador (presente no no-break), ou se é ter um filtro, já que o pc vai desligar repentinamente quando acabar a energia...

 

 

Meu primeiro tópico aqui, então me desculpem se não conseguir ser mais claro sobre minhas 2 dúvidas, desde já agradeço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não use esse nobreak.
É infinitamente melhor usar apenas o filtro de linha.
Se sua casa não é aterrada, faça aterramento, nem que seja só pra tomada do PC.

Queda de energia não é prejudicial ao PC. Surtos de tensão são (e de fato frequentemente estão associados as quedas). O nobreak ter 'segurado' ligado não significa de maneira nenhuma que não esteja havendo dano a fonte. Está.
 

8 minutos atrás, Giorgio_Santos disse:

Eu confio bem mais  em um no-break do que um filtro.

Está tremendamente enganado. Nobreak offline/não-senoidal puro é tão porcaria quanto estabilizador e não deve ser usado. O filtro redireciona os surtos pro terra e é a alternativa mais barata e confiável.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do próprio fabricante:

 

http://smslegrand.com/uploads/1/0/5/5/105549193/manual_sms_net_winner_4.pdf

 

"IMPORTANTE:

Não utilize o nobreak para alimentar motores AC (refrigeradores, furadeiras, ventiladores, liquidificadores, aspiradores de pó, entre outros), reatores eletromagnéticos, computadores que possua fontes com PFC ativo, impressoras laser, copiadoras e equipamentos de sustentação a vida.".

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, Giorgio_Santos disse:

o mais prejudicial ao meu ver seria apenas o uso de filtro, pois alem dele nao segura o pc para eventual quedas de energias em caso de chuva ele também nao vai segurar descargas eletricas. Eu confio bem mais  em um no-break do que um filtro.

Desculpe mas você está enganado. No-Break de baixa qualidade só prejudica, não segura descarga nenhuma. 

 

Os bons No-Breaks são caros demais o que torna um Filtro de linha de qualidade e o aterramento a opção mais viável na maioria dos cenários.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja (na etiqueta) que essa fonte trabalha com qualquer tensão entre 90 e 264 volts. Isso é muito mais do que o próprio estabilizador suporta, então o estabilizador é perfeitamente dispensável. O estabilizador até tem uns elementos de proteção mixurucas mas que não chegam nem aos pés daqueles de um filtro Clamper. E se a luz faltar mesmo então o jeito é esperar que volte ou usar um notebook, mas nunca estressar sua fonte com uma onda quadrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!