Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal tudo bem com vocês?

Então, brasileiro querendo economizar rsrsrsrs.

Comprei um gravador DVR e algumas câmeras, uma fonte chaveada 12V 30A, bateria de 90Ah estou usando uma usada do som que eu tinha.

As câmeras e o DVR funcionam com 12V mas o fabricante só diz que a porcentagem tolerável é para mais que da uns 12%. Liguei todas as câmeras e o gravador na bateria e a fonte em paralelo, ajustei para 13,80V, para não estragar os equipamentos comprei para cada um deles um Step down e ajustei para 12V.

O problema do step down é que para gerar os 12V ele precisa de no minimo 0,9V a mais pelos meus testes e quando a energia da tomada acabar, a bateria vai descer a tensão caindo a saída dos steps.

O que eu poderia ter usado no lugar dos steps para baixar a tensão a um nivel seguro sem tanta perda quando for alimentado somente pela bateria?

Postado
34 minutos atrás, Marcelotronic disse:

O que eu poderia ter usado no lugar dos steps para baixar a tensão a um nivel seguro sem tanta perda quando for alimentado somente pela bateria?

A própria bateria. 

É só arranjar uma forma de quando a energia acabar os step sejam desligados e fica só na bateria. 

Sem tempo pra mostrar um esquema agora, mas soluções simples com relé podem servir. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Nossa preocupação seria quando a bateria caísse d+.

1º não pode cai menos que 10,5V.

2º o dvr pode chiar se V muito baixa e perder dados ou se ferrar.

Tem que bolar 1 jeito de ele se autodesligar quando a V baixa - algo como faz seu celular ou note. Não sei se tem isso nas configurações dele. O meu (o meu) eu (eu) conseguiria fazer isso com um simples comparador e relé pois ele desliga se manter pressionada a tecla power. Já outro modelo que tenho ele precisa de confirmação. Mas não sei até que ponto ele não se dá bem com um simples "tira da tomada"

Quanto às câmeras.. passivas, não tão nem aí pra V que vai nela e o liga/desliga esporádico. Algumas funcionam até com 8V

Portanto, meu voto vai pra esquecer o stepdown e ligar tudo direto na bateria. Se tem receio que os 13.8 vão ferrar o dvr, diodão em série só pra ele resolve.

Em tempo, também tive esta intuição pois imaginei que o gatuno pode desligar o padrão de luz e fazer a festa.

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 09/05/2019 às 14:18, Isadora Ferraz disse:

Nossa preocupação seria quando a bateria caísse d+.

1º não pode cai menos que 10,5V.

2º o dvr pode chiar se V muito baixa e perder dados ou se ferrar.

Tem que bolar 1 jeito de ele se autodesligar quando a V baixa - algo como faz seu celular ou note. Não sei se tem isso nas configurações dele. O meu (o meu) eu (eu) conseguiria fazer isso com um simples comparador e relé pois ele desliga se manter pressionada a tecla power. Já outro modelo que tenho ele precisa de confirmação. Mas não sei até que ponto ele não se dá bem com um simples "tira da tomada"

Quanto às câmeras.. passivas, não tão nem aí pra V que vai nela e o liga/desliga esporádico. Algumas funcionam até com 8V

Portanto, meu voto vai pra esquecer o stepdown e ligar tudo direto na bateria. Se tem receio que os 13.8 vão ferrar o dvr, diodão em série só pra ele resolve.

Em tempo, também tive esta intuição pois imaginei que o gatuno pode desligar o padrão de luz e fazer a festa.

Boa noite

Quanto a bateria baixar de 10,5V eu peguei um voltimetro controlador de remote que desarma um relé que esta no polo positiva da bateria cortando em 10,7V.

Conversei com o fabricante das câmeras e um dos modelos é 12V ± 25% ou seja até 15V, outra câmera é  ± 15% ou seja até 13,8V, o problema é o DVR que não tem essa informação de tolerância de tensão.

Estou pensando se vou tirar os steps porque comprei uma fonte colméia ching ling, não estou usando nem 20 % da capacidade dela mas se der pau e a tensão subir demais, os steps dão conta de estragar antes.

vt-1200.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!