Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões de equipamentos para rede cabeada e wifi


Posts recomendados

Olá pessoal. Estou querendo sugestões sobre equipamentos para uma rede cabeada e wifi para minha casa.

 

Na imagem tenho o esquema que existe hoje: o cabo de fibra entra pelo escritório (ESCRIT) e dali tenho 2 cabos de rede para o depósito (DEPOS): um para a central de alarme e outro para as câmeras (CFTV). Saindo do escritório, tenho também um cabo de rede até a sala (SALA ESTAR / JANTAR) para a TV e um até o quarto mais ao fundo (QUARTO 3) para outra TV.


Queria definir que tipo de rede montar. Busquei deixar o roteador no local mais centralizado na casa (escritório), até porque meu desktop vai ficar por lá e provavelmente também vou ligar ele por cabo. Nessa configuração já tenho 5 entradas ethernet necessárias (central de alarme, CFTV, TV sala, TV quarto e desktop). Lembrando que quero que o wifi cubra a área externa da casa também (JARDIM).

Minha ideia inicial era colocar um roteador forte em processamento e de boa cobertura wifi. Pensei em um TPlink Archer C9 ou um Dlink Dir-878, porém ia precisar provavelmente de um switch devido ao número de portas ethernet necessárias e talvez repetidor(es) de sinal. Li também sobre Ubiquiti Unifi Uap ac lr br, porém não tenho muito conhecimento, mas me pareceu uma solução interessante. Redes mesh também já li, mas desconheço na prática e o valor me parece alto demais. Enfim, estou aberto a diferentes possibilidades, ou até uma mescla dessas soluções.

Obrigado

planta-rede.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 cabos você obrigatoriamente precisaria de um switch gigabit, nesse caso, um TP-Link TL-SG1005D deverá atender. Com relação ao router, o C9 é uma ótima opção para dar conta do fluxo de dados dessa rede.

 

E com relação ao wireless, sem dúvida as Ubiquiti seriam o ideal para o seu cenário e é possível que duas delas posicionadas na sala e quatro2/3 consigam cobrir o jardim. Realize mais estudos sobre o custo x benefício delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, ciro-mota disse:

5 cabos você obrigatoriamente precisaria de um switch gigabit, nesse caso, um TP-Link TL-SG1005D deverá atender. Com relação ao router, o C9 é uma ótima opção para dar conta do fluxo de dados dessa rede.

 

E com relação ao wireless, sem dúvida as Ubiquiti seriam o ideal para o seu cenário e é possível que duas delas posicionadas na sala e quatro2/3 consigam cobrir o jardim. Realize mais estudos sobre o custo x benefício delas.

 

@ciro-mota obrigado pelas dicas e pela recomendação do switch.

Vou avaliar a possibilidade do Ubiquiti, porém tenho algumas restrições de orçamento e de fixação no teto do equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DIR-878 honestamente não conheço. Archer C9 possui um bom hardware, porém não tenho conhecimento sobre o alcance dele. Já os Ubiquiti são reconhecidamente bons de alcance e possui bom hardware. Devido a sua restrição de orçamento, opte por uma inicialmente, depois se caso confirmar a usabilidade para a necessidade da sua casa, você adquire outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ciro-mota disse:

DIR-878 honestamente não conheço. Archer C9 possui um bom hardware, porém não tenho conhecimento sobre o alcance dele. Já os Ubiquiti são reconhecidamente bons de alcance e possui bom hardware. Devido a sua restrição de orçamento, opte por uma inicialmente, depois se caso confirmar a usabilidade para a necessidade da sua casa, você adquire outra.

@ciro-mota Beleza. Vou avaliar essa possibilidade. Obrigado pelas dicas

 

A única dúvida ainda é isolar a rede de "segurança" (central de alarme e CFTV) do resto da rede. Até porque vou acessar esses serviços (status da central de alarme e câmeras) remotamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, ciro-mota disse:

O isolamento naturalmente ocorreria/ocorrerá, dependendo da configuração que realizar nos aparelhos. Ou seja, os aparelhos wireless ficarão sem acesso a central e CFTV.

 

Não sei se entendi bem o que quis dizer.

 

@ciro-mota seria mesmo tornar as redes independentes, por exemplo, caso tenha um acesso a minha rede doméstica não tenha acesso a rede dos equipamentos de segurança (e vice-versa).

 

Mas isso penso mais pra frente. 

Já ajudou bastante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Fala pessoal.

Revivendo o tópico.

 

Ainda estou precisando melhorar a rede, principalmente wi-fi, no quarto (QUARTO 3) e na sala (SALA ESTAR / JANTAR). No momento estou somente com um roteador no ESCRIT, nada no QUARTO 3 e somente a TV conectada via cabo na SALA ESTAR / JANTAR.

 

Me sugeriram usar Access Points (modelos TP-Link EAP110, EAP115 ou EAP225) nos cômodos (QUARTO 3 e SALA ESTAR / JANTAR), porém nessa configuração tenho a impressão que estou perdendo essa vantagem de ter a estrutura cabeada. Queria aproveitar ao máximo a rede cabeada nesses locais para deixar os equipamentos ligados fisicamente (consigo escondê-los atrás dos móveis). Entendo que dessa forma terei menos possibilidade de interferências externas, logo mais estabilidade. Está correto esse meu pensamento?

 

Em um primeiro momento havia pensando em uma rede mesh: 3 roteadores Deco M5. Cada um possui 2 portas LAN, então conseguiria conectá-los via cabo e ainda poderia ligar algum outro equipamento, porém o custo é um pouco alto. 

 

A outra solução então seria usar um roteador no escritório (ESCRIT) e 2 APs nos outros cômodos (QUARTO 3 e SALA ESTAR / JANTAR). Porém, como comentei acima, a meu ver perco a "vantagem" da rede cabeada

 

Estou estudando a possibilidade de usar 3 roteadores também. Um mais parrudo no ESCRIT e 2 mais simples nos outros cômodos. Teria pelo menos 3 portas LAN disponíveis em cada um deles mas não sei se seria a melhor opção.

 

Então pessoal. O que me dizem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!