Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus TUF X470-PLUS não reconhece 4 módulos de memória


Posts recomendados

Galera, será que alguém pode me ajudar?

Estou com problemas para instalar 4 módulos de memória em minha placa-mãe Asus TUF X470-PLUS Gaming. Tenho 4 módulos idênticos Kingston HyperX 8GB 2666MHz (HX426C16FB2/8) e somente funcionam quando instalo apenas um ou dois módulos por vez. Já testei todos os módulos individualmente sendo um por vez e slot por slot. Todos os módulos e slots funcionam perfeitamente. Contudo, se instalo mais de dois módulos (3 ou 4) ao ligar o computador a BIOS dá um bipe longo e dois curtos informando que há algum problema relacionado as memórias (conforme manual).

 

Já tentei todas opções que tenho conhecimento: Já fiz a atualização da BIOS, resetei as configurações da BIOS para o padrão de fábrica (Bateria CMOS e usando Jumper), testei todas variações de configurações possíveis de DOCP(XMP), frequências e times (seja modo auto ou setando manualmente).

 

Meu setup é um R7 2700, Gigabyte RX570 4GB, fonte Corsair CX550, SSD 250GB NVMe Samsung 970 EVO, dois HDDs de 500GB em RAID 0 e os 4 módulos das Kingston HyperX conforme especificado anteriormente. Não sei mais o que posso fazer, mandei e-mails para suporte da Asus, mas tenho que aguardar 48 horas úteis e provavelmente terei que mandar para reparo. Mas antes disso queria ver se vocês tem alguma indicação de algo que eu possa fazer para forçar a placa-mãe reconhecer todos os módulos.

 

Segue vídeo mostrando o problema:
https://youtu.be/eMCn2N16O0M

 

Alguém já passou por isso? Saberiam me ajudar a resolver isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Guilherme de Matos disse:

Por algum motivo me veio a mente de baixar a frequência padrão, coloquei 2133MHz e os 4 pentes e a placa até ligou, mas foi uma única vez. Depois voltou a ocorrer o mesmo erro. 

Eu tive um problema com uma Asus Prime X470 PRO ano passado quando comprei meu Ryzen, ela ligava, dava 2s desligava e depois ligava direto de novo, dava um barulhão no HD... usava os 2 pentes de memória que estão na assinatura. Troquei de slot, deixei só 1 pente, atualizei BIOS, troquei fonte, fiz de tudo: ela ligava, desligava e depois ligava de novo em definitivo... isso pro HD ia ser "ótimo" né... além da rede que só funcionava em 10/100, eu tenho internet de 240Mega e só navegava em 94~95Mbps limitado pela rede onboard da Intel que veio com problema... 

 

Daí tive que mandar de volta pra loja, não teve jeito. Analisaram lá por longos 25 dias e no fim me devolveram a grana paga por ela (em outubro de 2018 foi cerca de 1400 reais) pois realmente tinha vindo com problema. Daí antes de me devolverem a grana eu tinha comprado no ML a Gigabyte da assinatura por 1199,00 à vista. Essa dei sorte, funciona com perfeição, adorei a placa. 

Na época eu tinha pensado em se caso me devolvessem outra Asus funcionando, em vender ela e ficar com a Giga da assinatura, mas por sorte me deram a chance de optar por esperar chegar outra placa da Asus ou a devolução paga no cartão... daí não tive dúvidas, pedi a devolução... já vi mais 2 casos na internet de placas da Asus com chipset X470 dando problema, e agora você posta esse defeito da sua, aí complicou... a Asus fazia placas tão boas, tive 4 já (fora a que veio ruim) e  nunca tinha tido problema algum.. sugiro que corra atrás da garantia logo, e se a loja devolver a grana, pega uma Gigabyte ou MSI se quiser continuar com o X470 que essas duas marcas não vi ninguém com problema, a minha Gigabyte peguei no ML e tem vários vendedores lá ainda com ela em estoque, tá na média de 1200 reais, placa excelente, sem comentários, além de muito bonita.


Boa sorte amigo!! Essas Asus X470 novas estão complicadas viu..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Obrigado pelo seu feedback. Poxa, Realmente me decepcionei com a Asus desta vez. Minha vida toda sempre usei Asus e este setup foi meu primeiro AMD. Primeira vez que precisei do suporte da Asus por telefone e incrivelmente eles só fornecem suporte para Motherboard por e-mail, fiquei P da vida com isso e já fez a Asus perder credibilidade comigo. Agora após seu feedback, fiquei mais preocupado ainda.

 

A Gigabyte já vi tantos relatos de problemas e sempre confiei na Asus pela sua boa fama.

 

Qual modelo você me recomenda para esse meu setup? Lembrando que tenho um SSD M2 NVMe que necessita PCI-E X4 e preciso que o slot PCI-E mantenha como x16 pra minha placa de vídeo. Digo isso pois já vi várias placas que compartilha portas e barramentos e acaba deixando o M2 ou PCI em modo mais lento.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Guilherme de Matos disse:

@simforoso Obrigado pelo seu feedback. Poxa, Realmente me decepcionei com a Asus desta vez. Minha vida toda sempre usei Asus e este setup foi meu primeiro AMD. Primeira vez que precisei do suporte da Asus por telefone e incrivelmente eles só fornecem suporte para Motherboard por e-mail, fiquei P da vida com isso e já fez a Asus perder credibilidade comigo. Agora após seu feedback, fiquei mais preocupado ainda.

 

A Gigabyte já vi tantos relatos de problemas e sempre confiei na Asus pela sua boa fama.

 

Qual modelo você me recomenda para esse meu setup? Lembrando que tenho um SSD M2 NVMe que necessita PCI-E X4 e preciso que o slot PCI-E mantenha como x16 pra minha placa de vídeo. Digo isso pois já vi várias placas que compartilha portas e barramentos e acaba deixando o M2 ou PCI em modo mais lento.

 

Valeu!

Pois é, a Asus anda pisando na bola. Sobre a placa, a Gigabyte da minha assinatura tem slot para SSD M.2 NVMe, aliás uso um SSD Samsung 970 PRO parecido com o seu sem problema algum, funcionando em PCI-E 3.0 4x normalmente. E o bom dessa Gigabyte da minha assinatura é que ela tem dissipador de calor para o  M.2. Você que tem SSD desse tipo sabe que eles quase "derretem" e o dissipador que vem com a minha placa deixa meu Samsung bem frio sempre, isso é excelente.

 

Desta forma, recomendo muito a placa-mãe da minha assinatura, comprei ela em janeiro agora de 2019 e só me deu alegrias. Placa excelente, BIOS super completa, um show de placa e bonita além de tudo, já que meu gabinete (Coolermaster Mastercase H500P) tem lateral de vidro temperado e dá gosto de ver uma placa bonita dessas exposta. A Gigabyte fez um belíssimo trabalho no PCB e nos LEDs RGB da mesma, e o software RGB Fusion deles é excelente, sincronizei os 5 fans RGB do meu PC com o software e ficou show de bola. Acho que em termos de placas X470 essa Gigabyte está entre as melhores. E vale lembrar que lançaram anteontem uma BIOS nova que atualizei hoje, que já dá suporte à nova geração de processadores Ryzen. Achei isso excelente, me deixou mais ansioso ainda para ver os Ryzen 3000 "Zen II" em ação! :) 


Espero ter ajudado, abraços e boa sorte amigo! Qualquer novidade poste aqui beleza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, simforoso disse:

Pois é, a Asus anda pisando na bola. Sobre a placa, a Gigabyte da minha assinatura tem slot para SSD M.2 NVMe, aliás uso um SSD Samsung 970 PRO parecido com o seu sem problema algum, funcionando em PCI-E 3.0 4x normalmente. E o bom dessa Gigabyte da minha assinatura é que ela tem dissipador de calor para o  M.2. Você que tem SSD desse tipo sabe que eles quase "derretem" e o dissipador que vem com a minha placa deixa meu Samsung bem frio sempre, isso é excelente.

 

Desta forma, recomendo muito a placa-mãe da minha assinatura, comprei ela em janeiro agora de 2019 e só me deu alegrias. Placa excelente, BIOS super completa, um show de placa e bonita além de tudo, já que meu gabinete (Coolermaster Mastercase H500P) tem lateral de vidro temperado e dá gosto de ver uma placa bonita dessas exposta. A Gigabyte fez um belíssimo trabalho no PCB e nos LEDs RGB da mesma, e o software RGB Fusion deles é excelente, sincronizei os 5 fans RGB do meu PC com o software e ficou show de bola. Acho que em termos de placas X470 essa Gigabyte está entre as melhores. E vale lembrar que lançaram anteontem uma BIOS nova que atualizei hoje, que já dá suporte à nova geração de processadores Ryzen. Achei isso excelente, me deixou mais ansioso ainda para ver os Ryzen 3000 "Zen II" em ação! :) 


Espero ter ajudado, abraços e boa sorte amigo! Qualquer novidade poste aqui beleza?

 Valeu, vou entrar em contato com a Pichau e ver a possibilidade de realizar a mudança da placa por essa sua. Vacilei na compra, devia ter chegado melhor sobre esse modelo. Peguei uma top de linha "X450" pra evitar problemas, e me ferrei. Eu ia comprar uma B450, mas no ato da compra mudei de ideia. 

 

Valeu a força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...