Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, estou em dúvida entre a escolha desses dois PCs. Não entendo nada de fonte e placa-mãe, então vossa opinião ajudaria muito nessa decisão. Viso um PC com maior durabilidade, com menor risco de problemas de temperatura e com melhor funcionamento pra jogos.

Escolhi dois com a mesma placa de vídeo e processador, porém com outras divergências que minha ignorância não permite escolher sabiamente.

Aparentemente o processador e placa de vídeo são os mesmos (i5 8400 + GTX 1060 6GB), então vou listar só as diferenças:

PC 1: Computador Core i5-8400 + GTX 1060 6GB + 8GB DDR4

• Placa-mãe Asus TUF H310M-Plus Gaming, Intel LGA 1151

• Memória DDR4 Corsair Vengeance LPX, 4GB 2400MHz (x2)

• HD Western Digital Caviar Blue 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB

• Fonte Thermaltake 500W Smart 80 Plus PFC Ativo Bivolt Automático

PC 2: Computador Core i5-8400 + GTX 1060 6GB + 8GB DDR4

• placa-mãe ASRock Fatal1ty B360M

• Memória 8GB 2400Mhz DDR4 (não aparece marca)

• HD Toshiba 1TB Sata III 3.5"

• Fonte 500w 80 Plus e PFC Ativo

Se quiserem levar em consideração o gabinete também, talvez um tenha alguma particularidade que o outro não.

Obrigado desde já!

• Membro VIP
Postado

Olá @pikafoza ! Com esse orçamento, eu pegaria esse aqui:

Ryzen 5 1600 + RX 590

ou esse:

Ryzen 5 1600 + GTX 1660

A plataforma AM4 permite upgrades futuros no processador, o que daria mais longevidade a máquina. No futuro você poderia adicionar mais memória RAM, trocar VGA e até processador sem necessidade de trocar placa-mãe. Além disso qualquer uma dessas placas de vídeo tem a performance um pouco superior a da GTX 1060 6GB, então você vai ter mais fps por menos dinheiro.

Se ainda assim preferir o i5 8400, eu escolheria a segunda opção. A placa-mãe ASRock B360M possui dissipador de calor nos reguladores de tensão, no chipset e slot PCI-E é reforçado (evita empena na VGA e/ou desgaste prematuro do slot) além de 4 slots de memória RAM. É claramente uma construção mais robusta que vai usar melhor os recursos do processador, ainda mais no caso do i5 8400 cujo clock varia de 2.8 a 4.0 Ghz.

Em outras palavras, uma placa mais simples como a H310 pode não gerenciar de maneira ótima as variações na demanda de energia, clock, temperaturas, etc do processador.

• Curtir 1
Postado
agora, Hanner disse:

1 minuto atrás, Victor307 disse:

Legal tu mencionarem outra configuração de processamento e vídeo, eu realmente tava convencido de que essa era a melhor opção nesse preço. Pra ser sincero nem busquei marcas alternativas à GeForce e Intel, e pelo o que vi essa config roda todos games que quero num preço acessível.

Eu dei uma olhada rápida num comparativo entre Ryzen 5 1600 e i5 8400, parece que o i5 consegue melhor FPS, usando menos memória de RAM porém mais CPU e GPU. (Não sei até que ponto é confiável esses vídeos)

Postado
4 minutos atrás, pikafoza disse:

Legal tu mencionarem outra configuração de processamento e vídeo, eu realmente tava convencido de que essa era a melhor opção nesse preço. Pra ser sincero nem busquei marcas alternativas à GeForce e Intel, e pelo o que vi essa config roda todos games que quero num preço acessível.

Eu dei uma olhada rápida num comparativo entre Ryzen 5 1600 e i5 8400, parece que o i5 consegue melhor FPS, usando menos memória de RAM porém mais CPU e GPU. (Não sei até que ponto é confiável esses vídeos)

Mas o que eu citei acima não é o Ryzen 5 1600 e sim o Ryzen 5 2600 que até onde eu sei tem maior desempenho...

adicionado 1 minuto depois

E lembrando caso você troque a placa-mãe para uma B350 é possível um overclock

Postado
11 minutos atrás, pikafoza disse:

Não consigo abrir o vídeo aqui para opinar sobre a configuração usada nele mas, vai meus 2 cents:

- O i5 dá mais FPS com placa top. Se for com placa mid, como as escolhidas, a diferença é minimizada e não compensa em nada a diferença de preço. Se seu monitor for 60Hz, vai exibir 60fps, então, acima disto, 10 a mais ou a menos não farão diferença alguma. 

- A quantidade maior de núcleos do Ryzen 5 permitem que você tenha mais desempenho em multitarefa. 

Resumindo:

Quer desempenho puro em jogos: Core i

Quer desempenho puro em trabalho: Ryzen

Quer custo/benefício: Ryzen

Quer gastar menos: Ryzen

Alguma dúvida sobre qual é recomendado? 

Qual eu compraria?

R5 1600 + GTX1660

Dará mais desempenho que em jogos que i5 8400 + GTX 1060, e muito mais em multitarefa (tipo fazer streaming). 

Postado
4 minutos atrás, pikafoza disse:

No geral os CPU Intel tem na média 10% mias desempenho que os AMD, em grande parte graças aos clocks mais altos e foco dos dev's na Intel.

Quanto a RAM, nesse video quase todos os o i5 8400 usou mais RAM que o R5 1600, mas isso é meio relativo, são sistemas diferentes porém a diferença é irrisória na maioria dos casos, nem leve em consideração.

Como você mesmo falou, o CPU no caso da Intel tem de trabalhar mais pra entregar um pouco a mais(devido a vários fatopres como número de threads, clocks, engine dos jogos e por ai vai), mas no geral o R5 vai envelhecer melhor seja pela maior quantidade de Threads ou pelo uso do processamento, algo que com o tempo iremos ver os CPU AMD serem melhor aproveitdos, já que são um arquitetura(2 anos) enquanto os Cores tem quase 10 anos já.

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, pikafoza disse:

parece que o i5 consegue melhor FPS

Vou mandar o mesmo teste que enviei em outro tópico:

https://www.techpowerup.com/reviews/AMD/Ryzen_5_2600/13.html

Repare que ele mostra uma diferença de desempenho de mais ou menos 5% entre os processadores sendo (do pior pro melhor): 1600 - 2600 - 8400

Então o i5 8400 é uma escolha melhor? Não necessariamente. Digo isso pelo seguinte:

1) Essa diferença de desempenho só existe porque o teste foi feito com uma GTX 1080 (placa de vídeo muito superior) e resolução FullHD. Caso a resolução fosse maior (mais adequada a uma placa desse preço) ou a placa de vídeo fosse uma inferior, não haveria diferença pois o limitador de performance seria a placa de vídeo.

2) Ambos 1600 e 2600 possuem performance bastante superior ao i5 no quesito multi-tarefa.

3) Plataforma AM4 permite upgrade futuro de processador.

Por conta disso eu continuo insistindo que o melhor negócio é o 1600 custando seus 600 e poucos reais.

Postado
19 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Se seu monitor for 60Hz, vai exibir 60fps, então, acima disto, 10 a mais ou a menos não farão diferença alguma.

Agora tu levantou um ponto interessante. Se meu monitor for 60hz não vai mudar absolutamente nada entre um game rodando a 70 e 100 FPS?

Se um game rodar a 61FPS sem queda na mudança de cenário, ele obrigatoriamente rodará na melhor performance possível?

21 minutos atrás, Pietro Luigi disse:

Como você mesmo falou, o CPU no caso da Intel tem de trabalhar mais pra entregar um pouco a mais(devido a vários fatopres como número de threads, clocks, engine dos jogos e por ai vai), mas no geral o R5 vai envelhecer melhor seja pela maior quantidade de Threads ou pelo uso do processamento, algo que com o tempo iremos ver os CPU AMD serem melhor aproveitdos, já que são um arquitetura(2 anos) enquanto os Cores tem quase 10 anos já.

De fato esse é um PC pra longo prazo, não espero trocar nada nos próximos 5 anos. Se esse PC rodar tudo mesmo no médio nos próximos 5 anos, já tá valendo. Minha preocupação é mais com durabilidade.

Se o Ryzen de fato envelhecer melhor vou optar por ele.

Tenho um Pentium 4 a mais de 8 anos e nunca deu um único problema... O problema é que ele é um Pentium 4 hahah

25 minutos atrás, Hanner disse:

Por conta disso eu continuo insistindo que o melhor negócio é o 1600 custando seus 600 e poucos reais.

Então, pra fechar o tópico, Ryzen 1600 ou a 2600 mencionada pelo @Victor307?

Estou disposto a pagar um pouquinho mais pela melhor performance/durabilidade.

Postado
8 minutos atrás, pikafoza disse:

Agora tu levantou um ponto interessante. Se meu monitor for 60hz não vai mudar absolutamente nada entre um game rodando a 70 e 100 FPS?

Se um game rodar a 61FPS sem queda na mudança de cenário, ele obrigatoriamente rodará na melhor performance possível?

De fato esse é um PC pra longo prazo, não espero trocar nada nos próximos 5 anos. Se esse PC rodar tudo mesmo no médio nos próximos 5 anos, já tá valendo. Minha preocupação é mais com durabilidade.

Se o Ryzen de fato envelhecer melhor vou optar por ele.

Tenho um Pentium 4 a mais de 8 anos e nunca deu um único problema... O problema é que ele é um Pentium 4 hahah

O 2600 é um pouco mais superior que o 1600 e por ser o mais novo creio que vale mais a pena, mas lembrando que não é uma diferença IMENSA são alguns fps a mais 

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, pikafoza disse:

Então, pra fechar o tópico, Ryzen 1600 ou a 2600

Eu iria de 1600 sem pensar duas vezes. O 2600 é quase 40% mais caro e entrega 5% a mais de performance SE você utilizar uma placa de vídeo TOP numa resolução no máximo 1080p. Pra essas placas intermediárias que nós mortais usamos não tem diferença nenhuma. Os quase 300 reais de diferença poderiam ser usados pra mais 8GB de ram ou um SSD por exemplo.

adicionado 4 minutos depois

Complementando:

Se o seu monitor só é atualizado 60 vezes por segundo (60Hz) não adianta sua placa de vídeo entregar 180 quadros por segundo, o monitor só vai conseguir exibir 60 deles.

Postado
2 horas atrás, pikafoza disse:

Vai no R5 1600 com a placa de video mais forte.

A CPU vai segurar  muito mais tempo que a GPU.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...