Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não liga, problema de aterramento?


Posts recomendados

Boa noite, vou tentar resumir a situação.

Troquei/atualizei os componentes do meu computador a pouco tempo, e no começo, parecia estar tudo certo com o funcionamento dele. De uns tempos para cá, ao tentar ligar o computador ele não ligava mais de primeira, eu ficava alguns minutos apertando o botão várias vezes e tentando apertar os fios na placa-mãe para ver se ele ligava, após algum tempo ele iniciava. Achei que pudesse ser o botão do gabinete ficando meio preso, mas mesmo após ajeitá-lo, continuava com o mesmo problema. Pois bem, um certo dia, eu tentei de todos os meios, retirei e conectei todos os cabos da fonte na placa-mãe, mas ele não ligou mais de forma alguma. Levei o computador ao técnico (mais de uma vez para ter certeza) e lá ele conseguiu ligar o computador normalmente. Ele me informou que o provável problema seja o fato de que não há aterramento na minha casa, e esses computadores mais modernos exigem isso, e gostaria da opinião de vocês, se o problema só se resolveria chamando o eletricista mesmo.

Lembrando que a energia da minha cidade passou a vir de uma termoelétrica a pouco tempo, e ele me informou que o problema pode ter sido ocasionado por isso...

A minha casa possui tensão 110V, mas a fonte é bivolt e de marca confiável (EVGA 500w white).

 

Obs.: A BIOS estava corretamente atualizada; Já tentei ligar em outros cômodos da casa e também não obtive êxito; Ligo o computador diretamente no filtro de linha (marca campler) ou na tomada da casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vítor Malmegrim por não ter aterramento não haveria problema. O aterramento é principalmente para proteger de choque elétrico. Pode ser um sinal de que há algum problema na instalação elétrica. Teste em uma outra casa e veja se suas tomadas estão corretamente polarizadas (essa ligações devem ser feitas dessa forma mesmo que não haja aterramento):

tomada.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Ricardov disse:

@Vítor Malmegrim por não ter aterramento não haveria problema. O aterramento é principalmente para proteger de choque elétrico. Pode ser um sinal de que há algum problema na instalação elétrica. Teste em uma outra casa e veja se suas tomadas estão corretamente polarizadas (essa ligações devem ser feitas dessa forma mesmo que não haja aterramento):

tomada.png

antes do meu problema no pc ele ligava normal sem aterramento em 127v eu tenho os dois padroes e nao tenho problema 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov o padrão aqui de casa é o desse segundo exemplo, é estranho porque todos os outros computadores aqui de casa funcionam normalmente em todas as tomadas, inclusive o do meu irmão que já é um computador “gamer”.

Vou tentar levar o computador na casa da minha namorada para ver se liga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Eu instalei o computador novamente e por desencargo de consciência resolvi tentar ligá-lo aqui em casa, da mesma forma que fazia antes, apertei o botão de ligar algumas vezes e surpreendentemente ele ligou, não faço ideia do porquê. Já contactei um eletricista para vir fazer um check up na rede elétrica da casa...

Obrigado pelo tempo! :) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

@Dan Crv O máximo que consegui foi amenizar o problema, volta e meia ainda ocorre, mas com bem menos frequência e normalmente não dura muito tempo.

Eu basicamente montei uma extensão com um fio bem mais grosso e só deixei o computador ligado a ela. O eletricista checou a frequência da corrente que estava correndo na fiação e disse que estava meio baixa, trocou os fusíveis da caixa de energia da casa, mas só isso mesmo, não acha que seja por conta da falta de aterramento. Além disso, fiz um downgrade da BIOS da placa-mãe para a versão 2.00 (estava na 3.10).

Acredito que tenha a ver com o consumo de energia no meu bairro, não tenho certeza, mas como eu disse, começou após a energia ser gerada por uma termoelétrica. O ideal seria ter outra placa-mãe para testar, mas não tenho e nem conheço outra pessoa que possua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!