Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Distribuir sinal wi-fi para notes sob um Domínio


Posts recomendados

Prezados,

 

Publiquei a mensagem abaixo em outro fórum mas não tive resposta.

 

Será que algum aqui poderia me Ajudar?

Obrigado

 

--++++++++++

 

RESUMO (TOO LONG DIDNT READ, rsrs)

Escrevo para pedir ajuda para devolver o acesso a internet (wifi) para notebooks que que deveriam estar configurados sob um dado domínio governamental, mas não estão, o que impede o tráfego de dados.

 

Seguem os detalhes.

 

HISTORICO DO PROBLEMA

Trabalho em uma pequena unidade do serviço publico federal, isolado em área de mata, no interior de meu estado.

Sempre tivemos internet via satélite, pois nem telefone fixo  muito menos celular pegam aqui.

 

Esse sinal era distribuído para nossos notebooks via wifi através de um roteador mixuruca, xing ling.

Recentemente recebemos uma conexão via fibra ótica (cabo que passou pela BR mais próxima). Ela  veio com o modem específico e uma saída rj45 (eram 2, mas um raio deu conta de queimar uma).

a empresa responsável ligou um só notebook nessa saída via cabo de rede e se mandou. Como resultado, ficamos com 5 computadores sem net.

 

O QUE FIZ PARA FAZER FUNCIONAR

 

sem conhecimento técnico, sem fios de rede, nem equipamentos para distribuir o sinal, o que eu consegui fazer foi ligar nosso modem wifi domestico nessa porta rj45 e distribuir o sinal entre nossas 4 salas e  notebooks.

na ausência de outras informações e contato da empresa prestadora de serviço de internet ou do setor de informática do órgão, foi o que deu pra fazermos para conseguir trabalhar aqui no mato. (triste mas normal).

 

ALTERAÇÕES RECENTES

 

Nosso órgão comunicou por escrito a necessidade de que agora todos os computadores ligados a sua internet oficial passem a operar sob o domínio do órgão (imagino que seja algo como nomedoorgão.gov.br).

Para isso, recebemos a visita de um técnico do órgão que veio da capital pra fazer essa tal configuração de domínio em cada notebook.

Ao examinar nosso modem de fibra ótica (uma caixa do tamanho de um frigobar), o técnico concluiu que para configurar nossas maquinas sob o domínio e então distribuir o sinal de internet, ele precisaria: OU  de  um equipamento para distribuir o sinal através de cabos de rede para cada um dos notebooks (presumo que seja um HUB) OU ele precisaria de um roteador wifi específico, capaz de lidar com nosso modem e conectar várias máquinas operando sob o tal domínio.

na ausência de um desses dois equipamentos, o técnico foi embora sem configurar as maquinas e tudo voltou a normalidade do serviço publico (o servidor que se vire).

E agora não conseguimos acessar a internet pois como nossas maquinas não estão no domínio, nosso modem wifi doméstico até distribui o sinal, mas a rede do órgão não permite o tráfego de dados de maquinas fora do dominio (as vezes dá pra abrir o site do google e mais nada).

 

INFORMAÇÕES DE EVENTUAL RELEVÂNCIA

se eu usar um serviço gratuito de vpn qualquer, instalado em cada maquina, ela consegue acessar a internet pelo nosso modem wifi, contudo, com velocidade q torna o trabalho impossível (modem de 1400 bps eram mais rápidos q isso).

como a conexão volta mas a velocidade é muito baixa, essa solução não atende (além do que não é possível acessar sistemas públicos via vpn).

 

MEDIDAS ADOTADAS

protocolei (praxe: se não está escrito, não existe) um pedido de ajuda no setor responsável pedindo os tais equipamentos necessário (HUB? WIFI?) mas não tive resposta.

Assim nossa atividade administrativa (acesso aos sistemas públicos) acabou (e é isso mesmo..a gente que se vire).

 

MEU PEDIDO

diante dessa situação, escrevo para perguntar aos prezados,( já que com o uso de vpn vejo que o tráfego é possível) se seria possível contornar essa dificuldade usando apenas conhecimento de configuração de rede, sem equipamentos outros q não o roteador wifi domestico q ja temos.

pergunto porque na falta dos tais HUB ou roteador WIFI específico (cuja necessidade foi alegada pelo técnico), eu posso ao menos conseguir os dados de configuração no domínio telefonando pra nossa sede.

E se eles me derem os tais dados, presumo que com um pouco de estudo eu consiga configurar e conectar pelo menos um notebook na única porta rj45 disponivel de nosso modem.

um notebook só não resolve, mas é alguma coisa.

 

nossa grande dúvida é:

-depois de eu descobrir como colocar nossos computadores no tal domínio, haveria alguma maneira de voltar a distribuir o sinal através de nosso roteador wifi doméstico?

assim, se continuarmos sem resposta ou ajuda,  eu mesmo poderia tentar configurar todas as máquinas e distribuir o sinal novamente, ligando a única porta rj45 do modem em nosso roteador doméstico.

 

Era isso.

 

Agradeço qualquer ajuda ou indicação de onde posso me instruir.

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Josecavalcante Bom dia, seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Acho que entendi o drama, realmente complicado.

 

Contudo, não entendi o problema do técnico, para inserir o micro no domínio ele teria que estar conectado na rede do domínio, seja por  VPN ou cabo.

 

O ideal seria verificar se ficou configurado algum servidor proxy que pode estar impactando a utilização fora do domínio.

 

É um pouco complicado ajudar pois não sei ao certo como funciona a estrutura desse órgão, ainda mais quando se trata de usuário externo(vocês).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...