Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Possuo um PC equipado com um AMD FX-6300, uma GTX 1060 6GB e 8GB de RAM. Após vários upgrades, o processador começou a deixar a desejar; ele já não consegue levar a VGA e apresenta lentidão durantes os afazeres básicos. Pensei então em trocá-lo por um processador mais atual e com mais desempenho, como um Core i5-9400f por exemplo. Esse upgrade porém, exigiria a troca da MoBo e consequentemente da memória RAM. 

Minha maior dúvida é se seria necessária a formatação total dos 2 discos rígidos que uso como armazenamento geral, e do SSD onde está instalado o SO (Windows 10). Vi em alguns fóruns e até mesmo aqui, que a mesma não seria precisa caso o chipset fosse "parecido".

Gostaria de saber se ela seria realmente essencial para que o computador funcionasse. Moro em uma região um pouco afastada e não tenho muito tempo durante o dia, então levá-lo em um técnico seria bem complicado, além de que realmente necessito do PC para realizar inúmeras tarefas.

Postado

@Pedriuz Olá amigo. Sim, após a troca da placa-mãe e/ou plataforma (AMD->Intel e Intel ->AMD) tem que obrigatoriamente fazer uma instalação limpa do Windows, pois os drivers são totalmente diferentes. Mesmo você mudando, ficam restos dos antigos no registro do Windows, etc não vale a pena.... faça o backup, instale do zero o Windows 10, já coloque os drivers mais recentes de tudo que encontrar e aproveite 100% do que sua máquina nova pode te entregar.

Além disso, sempre é bom reforçar em você usar uma FONTE de qualidade, com PFC ativo, selo 80 Plus e um filtro de linha Clamper, NUNCA estabilizador.

Boa sorte amigo, qualquer coisa poste!

Postado

Obrigado a todos. 

Conclui que realmente terei que formatá-lo, agradeço por terem me ajudado. Essa era uma grande dúvida que eu tinha.

Abraços.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!