Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pedriuz

Formatação necessária após upgrade?

Posts recomendados

Bom dia,

Possuo um PC equipado com um AMD FX-6300, uma GTX 1060 6GB e 8GB de RAM. Após vários upgrades, o processador começou a deixar a desejar; ele já não consegue levar a VGA e apresenta lentidão durantes os afazeres básicos. Pensei então em trocá-lo por um processador mais atual e com mais desempenho, como um Core i5-9400f por exemplo. Esse upgrade porém, exigiria a troca da MoBo e consequentemente da memória RAM. 

Minha maior dúvida é se seria necessária a formatação total dos 2 discos rígidos que uso como armazenamento geral, e do SSD onde está instalado o SO (Windows 10). Vi em alguns fóruns e até mesmo aqui, que a mesma não seria precisa caso o chipset fosse "parecido".

Gostaria de saber se ela seria realmente essencial para que o computador funcionasse. Moro em uma região um pouco afastada e não tenho muito tempo durante o dia, então levá-lo em um técnico seria bem complicado, além de que realmente necessito do PC para realizar inúmeras tarefas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Pedriuz Olá amigo. Sim, após a troca da placa-mãe e/ou plataforma (AMD->Intel e Intel ->AMD) tem que obrigatoriamente fazer uma instalação limpa do Windows, pois os drivers são totalmente diferentes. Mesmo você mudando, ficam restos dos antigos no registro do Windows, etc não vale a pena.... faça o backup, instale do zero o Windows 10, já coloque os drivers mais recentes de tudo que encontrar e aproveite 100% do que sua máquina nova pode te entregar.

 

Além disso, sempre é bom reforçar em você usar uma FONTE de qualidade, com PFC ativo, selo 80 Plus e um filtro de linha Clamper, NUNCA estabilizador.

 

Boa sorte amigo, qualquer coisa poste!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Do SSD sim. DO HD de dados não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos. 

Conclui que realmente terei que formatá-lo, agradeço por terem me ajudado. Essa era uma grande dúvida que eu tinha.

Abraços.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!