Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando primeiro PC "gamer", compro os "kits AMD" ou separado? Ql processador?


Ir à solução Resolvido por Kris Wannieg,

Posts recomendados

Eu estou montando meu primeiro pc gamer (to tentando que seja barato), e tô em dúvida se vale a pena comprar os kits que vem com Processador, memória 8gb e placa-mãe ou é melhor comprar separado. Além disso, eu gostaria que fosse AMD, então lá vem outra pergunta: FX ou Ryzen? Se Ryzen, qual? ( Eu gostaria de pagar até uns R$1300,00 pelo "kit", agradeceria se me recomendassem onde comprar).

OBS: Já tenho uma placa de vídeo RX 570

Mais uma dúvida: O "wifi" pra placa-mãe compro separado ou já compro uma placa que já vem com ele? (eu sei que o ideal é conectar um cabo ao invés de wifi, mas daria muito trabalho na situação atual)

Uma fonte Corsair VS500 é suficiente?

Peço desculpas se for muitas perguntas para apenas um tópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@yurxdoug Olá, bem-vindo ao fórum :) 

 

Irei dividir suas dúvidas para ficar mais fácil.

 

1 -  Kit ou separado: Pesquise no dia que for comprar, pode ser que o kit saia mais barato em um dia e no outro saia peça a peça. 

2 - Ryzen sem dúvida, FX é completamente obsoleto hoje em dia. Até mesmo um 8350 limitaria sua GPU em algumas situações sem falar que não dá para reaproveitar nada quando precisar de upgrade -- o que seria relativamente rápido. Ryzen 5 1600 possui um excelente custo/benefício, mas o 2600 é uma compra ainda melhor se couber no bolso.

3 - Veja a Terabyte, Pichau, Kabum e Cissa Magazine.

4 - Honestamente não sei responder sobre o Wifi, suponho que encontrando uma placa-mãe legal que o tenha e possa bancar, vá em frente.

5 - Fonte VS500, sim é suficiente, mas não é a melhor escolha. Primeiro pois  é uma arquitetura antiga da Corsair essas fontes de selo verde, as novas tem selo cinza. Segundo porque a linha VS é a linha mais simples. Prefira uma CX450/550 ou uma PCYes Electro V2 450. Caso já tenha a VS500, pode ficar.

 

Dica que você não perguntou, mas vou passar mesmo assim, rs:

Prefira uma placa-mãe com quatro slots de RAM e compre dois pentes de 4GB por agora ao invés de um de 8GB. A vantagem que o Ryzen e jogos atuais estão tirando do dual channel é significativa (mesmo com placa de vídeo dedicada).

 

Tirando o kit, você já tem o resto?

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kris Wannieg Muito obrigado! Por enquanto só tenho a placa de vídeo e um SSD rsrs queria decidir tudo antes de comprar o resto pra não correr o risco de mudar de ideia na metade do caminho e ficar com alguma peça incompatível. Novamente agradeço, ajudou bastante!

4 minutos atrás, Kris Wannieg disse:

@yurxdoug Olá, bem-vindo ao fórum :) 

 

Irei dividir suas dúvidas para ficar mais fácil.

 

1 -  Kit ou separado: Pesquise no dia que for comprar, pode ser que o kit saia mais barato em um dia e no outro saia peça a peça. 

2 - Ryzen sem dúvida, FX é completamente obsoleto hoje em dia. Até mesmo um 8350 limitaria sua GPU em algumas situações sem falar que não dá para reaproveitar nada quando precisar de upgrade -- o que seria relativamente rápido. Ryzen 5 1600 possui um excelente custo/benefício, mas o 2600 é uma compra ainda melhor se couber no bolso.

3 - Veja a Terabyte, Pichau, Kabum e Cissa Magazine.

4 - Honestamente não sei responder sobre o Wifi, suponho que encontrando uma placa-mãe legal que o tenha e possa bancar, vá em frente.

5 - Fonte VS500, sim é suficiente, mas não é a melhor escolha. Primeiro pois  é uma arquitetura antiga da Corsair essas fontes de selo verde, as novas tem selo cinza. Segundo porque a linha VS é a linha mais simples. Prefira uma CX450/550 ou uma PCYes Electro V2 450. Caso já tenha a VS500, pode ficar.

 

Dica que você não perguntou, mas vou passar mesmo assim, rs:

Prefira uma placa-mãe com quatro slots de RAM e compre dois pentes de 4GB por agora ao invés de um de 8GB. A vantagem que o Ryzen e jogos atuais estão tirando do dual channel é significativa (mesmo com placa de vídeo dedicada).

 

Tirando o kit, você já tem o resto?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente você precisa conhecer os produtos e seus preços, tanto para saber fisgar uma boa oferta quanto para não ser enganado por um preço alto, independente de ser kit montado ou peças compradas separadas.

As principais lojas são terabyte, kabum, pichau e às vezes cissa magazine. Esta última tem muito marketplace, não sendo especializada como as outras tês.


O problema dos kits montados é a placa-mãe, que muitas vezes é colocada uma barata  de entrada para cortar o preço final do kit e este parecer tentador aos olhos, e uma placa de entrada pode causar alguma limitação num futuro upgrade ou até mesmo aquecimento no vrm se o processador for potente ou estiver trabalhando com tudo.
Compensa mais escolher as peças separadas por causa do detalhe da placa-mãe.
Essa regra não é geral, a loja terabyte possui kits com todo tipo de placa-mãe.

Ryzen sem dúvida. Ryzen foi a tecnologia com qual a AMD deu uma voadora no peito da Intel. Mês que vem chegará ao mercado a terceira geração de Ryzen, e pode ser que os atuais melhorem de preço, fique atento.
Com 1.300 reais na data de hoje você consegue um Ryzen 5 1600, placa-mãe B350 ou B450 (modelos intermediários) e 8gb ddr4.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, yurxdoug disse:

@Crixus Champion Muito obrigado! Eu andei "estudando" bastante sobre peças, mas acredito que a área que tenho menos conhecimento é sobre placa-mãe. Fico feliz em saber que dá pra comprar o Ryzen 5, achei que com esse preço eu só conseguiria o 3 rs

O Ryzen 5 1600, que é da primeira geração Ryzen, de 2017, custa 679 hoje na terabyte.

Ele custou muito tempo 599 reais na Cissa Magazine. Algumas vezes a própria terabyte e também a Kabum, lojas que ainda o possuem, colocam o preço bem próximo de 600 em alguma oferta.

Os preços mudam no decorrer da semana para cima e para baixo, é bom estar atento diariamente. Pichau costuma fazer promoções às sextas-feiras depois do expediente, muitas vezes a terabyte também. Chegaram a colocar Ryzen 5 2600 por 731 reais e Ryzen 7 2700 por 848. Com a proximidade dos novos Ryzen, que serão lançados mês que vem, talvez vejamos preços melhores e boas ofertas.

 

Sobre placa-mãe, cara, não tem problema pegar alguma de entrada se a grana estiver curta, porém pesquise bem o modelo antes. A limitação é o fato de não fazer overclock no processador, mas ainda assim existem alguns modelos que podem não se dar bem com processadores mais fortes ou não suportá-los devido aos watts requeridos pelo processador, mesmo havendo compatibilidade no soquete.


As placas para Ryzen são as de soquete AM4, e os chipsets A320 (de entrada), B350 (intermediário) e X370 (o topo de linha) são de 2017, lançados juntos com a primeira geração Ryzen.
Os chipsets B450 e X470 são respectivamente intermediário e topo de linha, mas esses são de 2018, lançados juntos com a segunda geração de Ryzen.
 

Se for utilizar um processador Ryzen de segunda geração com uma placa-mãe lançada na primeira geração, é compatível, porém esta placa-mãe deve estar atualizada para isso. Tal atualização é feita utilizando um Ryzen de primeira geração. Muitas lojas já vendem atualizadas. Há quem diga que a AMD empresta um processador para o usuário atualizar se necessário, mas eu não sei como funciona esse acordo.
Se o Ryzen for de primeira geração, como é o caso do Ryzen 5 1600, não tem problema algum se a placa-mãe for uma lançada na segunda geração.

Não sei como ficará os novos chipset do mês que vem, já que novas placas mãe virão juntamente com os Ryzen de terceira geração.
 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, yurxdoug disse:

Eu estou montando meu primeiro pc gamer (to tentando que seja barato), e tô em dúvida se vale a pena comprar os kits que vem com Processador, memória 8gb e placa-mãe ou é melhor comprar separado. Além disso, eu gostaria que fosse AMD, então lá vem outra pergunta: FX ou Ryzen? Se Ryzen, qual? ( Eu gostaria de pagar até uns R$1300,00 pelo "kit", agradeceria se me recomendassem onde comprar).

OBS: Já tenho uma placa de vídeo RX 570

Mais uma dúvida: O "wifi" pra placa-mãe compro separado ou já compro uma placa que já vem com ele? (eu sei que o ideal é conectar um cabo ao invés de wifi, mas daria muito trabalho na situação atual)

Uma fonte Corsair VS500 é suficiente?

Peço desculpas se for muitas perguntas para apenas um tópico

Ryzen 5 1600 + B350 / B450 + 8GB DDR4

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Depois de pesquisar bastante, achei isso:

PROCESSADOR AMD RYZEN 5 1600 R$660,00 (terabyte)

placa-mãe BIOSTAR PRO TB350-BTC, CHIPSET B350 R$319,00 ou BIOSTAR B45M2, CHIPSET B350 R$ 369,00 (terabyte) Qual delas escolher? São boas?

FONTE CORSAIR CX550 550W R$347,13 (terabyte) Obs: Na kabum ta mais barato, mas com o frete dá quase na mesma. Também tem a CX450 por R$269,00, mas como a placa RX570 4gb que eu tenho recomenda fonte de 450w, tenho medo de deixar no limite (apesar de acreditar que a valor recomendado já é um pouco acima do necessário para evitar problemas)

Memória 2x4gb ainda não decidi a marca, mas todas achei por preços parecidos (150-160 reais) (terabyte)

HD de 500gb do Mercado Livre por volta de R$120,00

SSD de 120gb já tenho

Gabinete, estou tentando encontrar um bom na minha cidade ou em um site com frete barato.

 

Por enquanto é isso. Está decente ou deveria mudar algo? Lembrando que esse é o limite do limite do que quero gastar, portanto se eu for trocar a placa-mãe, eu teria que diminuir o preço da fonte, por exemplo.

Peço desculpas se o título ou texto ficaram confusos de responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!