Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC Erro MPLAB local arquivo


Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

Tenho enfrentado alguns problemas ao compilar alguns códigos que recebi, alguns eu consigo compilar apenas trocando os arquivos de pasta, porém, outros permanecem apresentando erros.

 

Os erros mais comuns são:

Error 12: Undefined identifier

Error 18: File can not be opened

 

Optei por criar um novo projeto indo em Project Wizard e depois adicionando todas as rotinas já existentes e o erro apresentado dessa vez é:

Error 128: A #DEVICE required before this line

 

Gostaria de saber se existe alguma forma de "dizer para o MPLAB" que os arquivos que estou compilando pertencem ao local que foram colados.

 

Att

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito pouca informação.  Publique o fonte e mostre qual linha dá o erro. No mplab, dê duplo clique na mensagem do erro que cai nela.

1 hora atrás, WesCoP disse:

uma forma de "dizer para o MPLAB" que os arquivos que estou compilando pertencem ao local que foram colados. 

No seu #include coloque o caminho completo e "entre aspas"

#include "c:>\...onde\estão\os\includes\nome do arquivo.h" (ou .inc ou .etc...)

Opcionalmente, tente em projetc... add files to project e ache o que você quer colocar

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Obrigado pelo apoio, tentei das duas formas abaixo e não consegui.

 

image.thumb.png.e6e92f2c134cdc8d80a486e76537a266.png

 

O código é um pouco grande para enviar aqui. Você sempre tem me ajudado muito aqui no fórum, podemos conversar por e-mail? Assim posso te mandar o arquivo, caso possa me dar esse auxilio.

 

Novamente, obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agradeço as gentis palavras amigo mas por email não acho boa ideia.

 

Seguinte... no windows explorer faça ctrl-f e localize o arquivo ht1380.c (e aproveita e procura os demais). Copie e cole sua localização da barra de endereços e não esqueça de colocar "entre aspas"

#include "c:\onde\esta\...\...\ht1380.c";

 

de nada...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu deus, não acredito que era só copiar o ht1380.c do local onde ele estava e incluir na pasta onde encontra-se o código. Muito obrigado @Isadora Ferraz@vtrx

Percebo que eu preciso urgente fazer um curso voltado para MPLAB e PIC, vocês teriam algum material para me indicar? Eu só conheço o livro PIC Programação em C do Fábio Pereira que comprei e ainda ta pra chegar, também vi alguns cursos relacionados na Udemy.

Gostaria de investir num material que me desse uma boa base, já que infelizmente o trabalho e a faculdade me impedem de fazer um curso presencial.

 

Agradeço novamente pelo apoio!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, WesCoP disse:

Meu deus, não acredito que era só copiar o ht1380.c do local onde ele estava e incluir na pasta onde encontra-se o código. Muito obrigado @Isadora Ferraz@vtrx

Percebo que eu preciso urgente fazer um curso voltado para MPLAB e PIC, vocês teriam algum material para me indicar? Eu só conheço o livro PIC Programação em C do Fábio Pereira que comprei e ainda ta pra chegar, também vi alguns cursos relacionados na Udemy.

Gostaria de investir num material que me desse uma boa base, já que infelizmente o trabalho e a faculdade me impedem de fazer um curso presencial.

 

Agradeço novamente pelo apoio!

voce pode procurar por exemplos na net,baixar e compilar,assim voce treina...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
54 minutos atrás, WesCoP disse:

um curso voltado para MPLAB e PIC

De fato aquilo não é exclusividade dos dois. Qualquer compilador tem esta característica. Você precisa informar pra ele onde estão os arquivos auxiliares além do fonte que está compilando. Há algumas maneiras como indicamos:

-apontar dentro do fonte com o #include <arquivo.h> = neste caso tem mesmo que ....

58 minutos atrás, WesCoP disse:

incluir na pasta onde encontra-se o código

-apontar de forma direta como te disse #include "c:\pasta\arquivo.h" ... de novo "as aspas". Neste caso o arquivo não precisa estar na pasta do projeto. Ou seja, se vários projetos não precisa de várias cópias idênticas espalhadas por aí.

-ou como menciona o amigo @vtrx ... talvez mais organizado.

 

Eis sua primeira (e única 😁) aula grátis.. ... 😜

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...