Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu notebook atual possui 6 anos já e devo montar um desktop aqui, gastando inicialmente cerca de R$2000.

Sobre jogos, na maior parte do tempo não vão ser jogos pesados (DiRT 4 é o jogo mais pesado que essa máquina rodaria, mas a maioria dos jogos é relativamente leve). Sobre streaming, quero algo que não me deixe na mão se for streamar em 720p60 (streamo principalmente de consoles usando placa de captura e jogos 2D/indie e meu notebook atual só aguenta 480p30, então a maior carga sobre o processador seria o encoding mesmo).

Cheguei nessas configurações aqui pra pelo menos ter um PC usável (não vou gastar com HD e monitor por enquanto, tenho aqui alguns do meu PC que estão em um estado relativamente bom):

Processador: Ryzen 3 2200G

Cooler: eu acho que inicialmente o cooler padrão que vem com o 2200G deve dar conta do recado, mas não tenho certeza.
Placa-mãe: dúvida entre esses quatro modelos Gigabyte B450M DS3H, ASRock B450 Pro4ASUS TUF B450-PRO GAMING e ASRock B450 Steel Legend, quero ajuda pra saber se a diferença de preço entre os modelos vale a pena pra passar um pouco desses 2000 reais.
RAM: 2 pentes de 8GB Kingston 2666MHz

Fonte: Corsair CX450 (edit: vi um post citando essa fonte da EVGA e já desconsiderei a Corsair)

Gabinete: encontrei esse aqui que gostei (fonte na parte de baixo, espaço pra ventilação, design discreto), mas aceito outras recomendações.

Esse seria o gasto inicial (entre 2014 e 2172 reais, dependendo do modelo de placa-mãe). Até o final do ano eu devo pegar um segundo monitor (isso é muito importante pra mim, vai ser minha primeira compra depois desse setup), um SSD M.2 (nisso a B450 Steel Legend tem um dissipador em um dos slots M.2, não sei o quanto isso ajudaria) e talvez uma placa de vídeo (mas isso pode esperar). A médio e longo prazo, quero placas que tenham suporte a 3a geração Ryzen (todas essas possuem pelo o que eu vi).

Na pesquisa que eu fiz, achei esses componentes. Queria saber se são bons componentes, se não comi bola em algum ponto, e aceito sugestões.

Postado

A diferença nas placas-mãe pelo que vi são dissipadores de calor, que é um diferencial bom pra o computador em si, porém como você está montando um PC mais barato acho que isso não vai fazer muita diferença, no seu lugar eu escolheria a Gigabyte B450M DS3H. Quanto ao processador se você planeja futuros upgrades na placa de vídeo seria melhor você pegar um Ryzen 5 2400G já que ele tem melhor suporte a placas de vídeos que a 2200G.

• Membro VIP
Postado

@leandrogm90  Bem vindo ao CdH!

Vamos por partes, pois cabem alguns esclarecimentos: Tem uma tabelinha rodando por aí marcando as placas-mãe B450 em diante como compatíveis com os Ryzen 3ª geração. Já no caso das A320 e B350 fica pendente de atualização de BIOS. Vale a pena pesquisar no site do fabricante se aquele modelo específico tem atualização de BIOS pra nova geração. A minha Biostar B350 por exemplo já tem disponível pra download nova versão da BIOS pra dar suporte aos Ryzen 3000.

CPU: Caso não pretenda fazer overclock pode ficar com o cooler que vem junto do processador, ele é eficiente. Como o@Christian C. Torres  disse, deve ser mais interessante pegar um Ryzen 5 2400G, que tem o dobro de threads do 2200G e certamente vai ser bem melhor pra encodar, além de conseguir empurrar placas de vídeo melhores futuramente, se assim desejar.

Placa-Mãe: A Gigabyte é um modelo que vai te atender sim. Ela possui dissipadores de calor nos reguladores de tensão, dificilmente você vai ter alguma limitação de performance por questões térmicas nessa região. Recomendo economizar 50 reais pegando essa Biostar B350GT3 que já tem atualização de BIOS para a terceira geração (e na minha opinião é mais bonita).

Memória: Se não fizer questão de marcas, dá uma olhada nesse modelo da TG bem mais em conta.

Gabinete: Recomendo esse da Sharkoon que considero mais bonito (tem com outras cores de LED tb) e é pouca coisa mais barato. Entretanto ele não possui slots laterais para instalação de fans 120mm. De toda forma, sua escolha é totalmente cabível.

Juntando essas pequenas economias que mencionei, acredito que dê pra encaixar o 2400G no orçamento, que é indiscutivelmente superior ao 2200G em qualquer situação.

Última informação: Não tenho conhecimento sobre a necessidade do dissipador no slot M.2. Todas as opiniões que vejo sobre o assunto são baseadas em "é melhor ter", mas nunca tive curiosidade de procurar um teste porque não utilizo. Talvez outros colegas tenham mais informações, vamos aguardar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...