Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá !
Posso ter 2 portas USB 5V (paralelo) usando como fonte uma bateria 12v / 12Ah e um regulador com LM317 e  um TIP 42 para aumento de corrente? 
Esta corrente será dividida igualmente entre as 2 portas? 
Se colocar uma resistência em série numa das portas diminuo a corrente nesta porta, sem alterar a tensão?

Valeu

Postado
1 hora atrás, wainstock disse:

Esta corrente será dividida igualmente entre as 2 portas? 

Não. 

A corrente maior vai sempre para o que gastar mais. 

Se forem duas coisas iguais, aí sim se dividem igual. 

1 hora atrás, wainstock disse:

Se colocar uma resistência em série numa das portas diminuo a corrente nesta porta, sem alterar a tensão?

Diminui tensão e corrente tudo junto. 

Resistor nesse caso é desnecessário. 

• Curtir 2
Postado

@Renato.88 Obrigado meu amigo pela luz. 

Mais uma dúvida: Se eu ligar um celular, usando apenas uma das portas, o próprio celular vai definir a carga (tensão e corrente) considerando a regulagem em 5v, ou vou precisar fazer ajuste para definir a corrente?

Postado
6 minutos atrás, wainstock disse:

ou vou precisar fazer ajuste para definir a corrente?

A corrente é com o celular. 

E a tensão é com o regulador. 

Porém, eu acho os LM317 meio ultrapassados pra fazer reguladores pra portas USB. 

O melhor mesmo é uma fonte de 5V, mas se não tem existem reguladores que aquecem bem menos que um LM317 com TIP42. 

Postado

@Renato.88 Moro num lugar sem rede elétrica. Estou aprendendo usar baterias como fonte. Já tenho este lm317 montado com amperimetro e voltimetro. Iria comprar o tip42 para aumentar a corrente. Não posso gastar muito.

Qual seria sua sugestão para regulagem de 1,5v a .~ 30v de 3A.?

Postado
Em 21/06/2019 às 19:10, wainstock disse:

Moro num lugar sem rede elétrica.

Eu tinha entendido que fosse uma fonte de 12V.

Mas sendo bateria é desse jeito mesmo.

Uma alternativa é usar aqueles adaptadores de acendedor de cigarros, são baratos e mais eficientes do que o LM317.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...