Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, pessoal, tudo bem?

Primeiramente, me desculpem se essa não é a categoria correta, mas não achei nenhum lugar mais apropriado para postar.

Estou com um probleminha bem irritante aqui: aparecem na tela do PC uns riscos bem estranhos, umas manchas pretas e brancas e outras coisas do gênero. A intensidade varia de programa para programa; em alguns, o negócio fica tão feio que nem dá para usar, enquanto em outros não aparece quase nada. No Edge, por exemplo, isso acontece direto, mas nunca vi no Chrome. Isso é particularmente irritante em jogos; para mim, pelo menos, compromete a experiência.

Não é vírus nem nada do tipo. Sou um usuário cuidadoso e faço uso de antivírus pago (que, por sinal, escaneou várias vezes e não apontou nada). Também não são drivers desatualizados, já conferi. Não faço e nunca fiz overclock nesse computador.

As configurações dele são:

• i7 6700;
  • GTX 1070;
  • 16GB de Ram DDR4;
  • Fonte Corsair 1000W;
  • 1TB (HD).

Todas as peças são originais, diga-se de passagem.

Vou deixar alguns exemplos aqui, em imagem e vídeo (de poucos segundos, fiquem tranquilos😞; os títulos estão em inglês, mas fui eu que gravei e upei).

702958154_ProblemasGrficos9.png.ca3675a9b98ea0c048ad7185702be431.png

218496472_ProblemasGrficos8.thumb.png.cf87776c640133516ae4a75231844e22.png

1757784454_ProblemasGrficos2.png.4d4d535d1153e039e148c91a374d39b6.png

1147301256_ProblemasGrficos3.thumb.png.aea73d2f7b7005d34c94bd098ade8cba.png

886403775_ProblemasGrficos1.png.22fbbd2feb39b8b4dfa93924feec9105.png

1098549817_ProblemasGrficos4.png.b1847e24e628c9ffbd9db705402d1153.png

1569436172_ProblemasGrficos5.thumb.png.4d36bfb41126b38505b487e0ae246cc2.png

838914696_ProblemasGrficos6.png.67ebc49cd61801c5a21972d4c554fcc2.png

516184484_ProblemasGrficos7.png.0dab7510c502bcb869d06ada5af6f8d0.png

A pior situação foi com o ou mesmo, que ficou completamente injogável. O interessante é que, mesmo todo o resto tendo sumido, os elementos do HUD permaneceram. Estranho.

Todos os jogos são originais.

Alguém te noção do que quer que possa ser?

Obrigado desde já.

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

Teste com outro monitor ou na TV.

Se persistir o erro, teste a placa de vídeo em outro computador.

nesse caso o defeito não é no monitor, se não o defeito não iria aparecer para nós.

@Trovan Boa tarde!

Aparenta ser Chuviscos e artefatos causados pela placa de vídeo, mas da pra testar isso pra ter certeza se é ela que está causando isso,a quanto tempo você tem essa placa de vídeo?  já tentou remove-la e limpar os contatos e testar os jogos novamente?

se o defeito continuar mesmo depois de limpar os contatos basta remover a placa de vídeo (com o pc desligado) e plugar o cabo de vídeo (HDMI) na placa-mãe se ela tiver entrada, se não, pode colocar outra placa de vídeo no lugar e testar os jogos novamente. Caso os artefatos não aparecerem novamente sem a placa de vídeo ou com outra placa então sua placa de vídeo está com defeito, mas caso o defeito continuar mesmo sem ela ou com outra placa no lugar... então será problema em outro hardware.

O que me deixa intrigado é o fato de estar apresentando o defeito mesmo fora dos games, onde a placa de vídeo quase não é usada.

Postado

@Flávio Pedroza , então, como o Paulo mencionou, o problema não é no monitor, senão as manchas não teriam aparecido nos prints e vídeos. 

adicionado 6 minutos depois

@Paulo2031 Eu não tenho muita experiência em limpar PC, então fico meio com medo de estragar alguma coisa. Deveria ter pedido para alguém, no caso, mas você sabe como é. 

Então, pensei em problema na placa, mesmo, só que essas falhas aparecem no navegador, em documento de texto, até no menu do Windows, enquanto não tem nem sinal delas em alguns jogos, como WoW e Dragob Age: Inquisition. Estou meio desnorteado aqui. Vai ser um porre ter que levar em algum técnico. Isso é de lascar.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Como anda a temperatura desse PC?

O ambiente ai costuma juntar muita poeira?

Normalmente esse é um forte indicio de VRAM da placa de vídeo virando presunto. Mas se você tiver sorte é só superaquecimento.

O 6700  felizmente tem vídeo onboard, então dá de fazer o teste que o Paulo falou, tirando a placa de vídeo fora e testando na onboard.

Outra coisa, se tiver algum overclock rodando, seja no cpu, memórias ou na placa de vídeo, desative e teste.

• Curtir 1
Postado

@Trovan  entendo que tenha medo, meu pc é bem mais barato que o seu e eu tinha medo também, porém essa limpeza é algo simples e aconselho que você mesmo faça para aprender, não tenha medo... tenha cuidado!

só é preciso destravar o pino do conector que prende a placa de vídeo na placa-mãe e remover os parafusos da lateral da placa de vídeo. Para fazer a limpeza dos pinos da placa utilize um limpa contatos em spray ou uma borracha branca (escolar) e passe ele nos contatos dourados com cuidado, PS: não force muito pois pode quebrar algum capacitor/resistor ou remover os contatos e, não deixe ficar resíduos da borracha!

Aproveite enquanto limpa a placa de vídeo e ligue o computador usando o cabo do monitor ligado na placa-mãe, e faça os testes nos jogos, se o defeito continuar então não era a placa de vídeo. Depois de limpar a placa de vídeo coloque-a no pc e faça os testes novamente.

faça o que o @sdriver disse: "desative todos os overclocks", no seu caso como disse que nunca fez, só restaure as configurações da placa de vídeo para as configurações de fabrica.

12 minutos atrás, Trovan disse:

@sdriver Putz, junta um pouco até. O quer dizer "virar presunto"? Dá para arrumar, se for o caso?

se o computador sem a placa de vídeo ligar normal e não der problema e, depois de limpar a placa e testa-la ainda continuar o problema então provavelmente sim, a memoria Vram pode estar com problema, no caso ela esquenta tanto que queima "vira presunto", se isso acontecer só dá pra arrumar trocando ela.

Mas pode também ser outros defeitos como solda do chip gráfico ou das vram, mas só levando em um ótimo técnico para fazer um orçamento pra saber se vale a pena TENTAR salvar ela.

Postado

@Paulo2031 Vou tentar dar uma limpada, então. De qualquer modo, chamei um técnico amigo meu para ver. Vou esperar para ouvir o que ele tem a dizer. Mas tipo, é normal dar artefato só em alguns programas? Eu jogo WoW sem problema nenhum, e no Chrome nunca apareceu nada.

• Curtir 1
Postado

@Trovan acontece mais em programas que usam muita memória vram ou que a excedem quando está com algum defeito, mas em programas mais leves que quase não utilizam a placa de vídeo, igual o Chrome não era para aparecer, a não ser que tenha estragado muito a placa.

Postado

@Paulo2031 Então, mas esse é o ponto. Deveria, seguindo essa lógica do uso de VRAM, haver artefato nos meus jogos, por exemplo, mas não em coisas como navegadores e o menu do Windows. O problema é que essas coisas aparecem em, por exemplo, Skyrim, Dirt 4 e Dragon's Dogma, além de no Microsoft Edge e no Iniciar, mas não no Chrome, em World of Warcraft Classic (chamo atenção para o fato de ser um jogo bem antigo, que demanda quase nada; não é o atual) e em Dragon Age: Inquisition. 

Inclusive, meu pai relatava os riscos e eu não dava muita bola, achando que devia ser um problema do Edge ou só alguma impressão dele, porque eu uso o Chrome e só joguei WoW esse ano. Agora que chegaram as férias da faculdade fui perceber que o problema era bem mais embaixo.

Só uma pergunta: nos casos do Edge e do Iniciar, quando passa o mouse por cima, dá um scroll na página ou umas clicadas, os riscos somem, É assim mesmo quando se trata de artefato?

Estou meio em estado de negação, haha. Não queria ter que trocar de placa nessa geração lascada; mesmo se eu fosse ter grana, o que não vai ser provável ainda nessas férias. Que droga.

Postado

@Trovan passa o código do modelo da sua placa de vídeo, vou puxar pra ver se já ocorreu problemas parecidos...

cara já peguei placa de vídeo com esse defeito, mas era uma de 2gb e estava funcionando só com 1gb(são 4 chips de 512mb e 2 estavam torrados) e em frequência baixa ai dava artefato em tudo. E também já peguei um pc top dando artefatos na barra do menu iniciar e todas janelas com riscos e mudando de cor, mas era vírus, inclusive tinha anti vírus pago, mesmo assim foi preciso formatar e o pc voltou funcionar normal, mas no seu da até em jogos, então creio que não seja vírus.

Então no seu caso tem que testar primeiro a placa de vídeo pra saber se ela tá ou não com defeito, se não tiver ai vai partir pra testar outros hardwares e por ultimo formatar se necessário, ou tirar esse HD e por outro no lugar pra testar.

Se você tiver outro pc na casa da pra você mesmo fazer os testes.

De passar o mouse por cima, dar scroll nas paginas pode sim fazer os artefatos mudarem de forma ou de lugar e até sumir.

Postado

@Paulo2031 Cara, obrigado pela ajuda. Mandei limpar o PC e tudo melhorou bastante. Parou de aparecer risco no menu, no navegador e tal; só não adiantou nada nos jogos. Daí o cara meteu uns testes e descobriu que a placa está Ok, o problema e no HD. Parece que o normal num teste de leitura é dar algo entre 90 e 100, mas o meu está dando 1. Vou ter que trocar.

Postado

@Trovan  por nada, mas nunca vi esse tipo de defeito ser causado por HD, seu HD é físico HDD ou já é dos modernos SSD?

se fosse ele ia causar lentidão no sistema e durante a jogatina em qualquer jogo, você pode testar isso abrindo o gerenciador de tarefas "Ctrl + alt + del"  e olhar a porcentagem do "Disco", quando ele tem algum erro de formatação ou defeito o uso dele fica em 100% causando lentidão ou erros de "Tela Azul" fazendo o computador desligar ou reiniciar.

Você pode também pegar um HDD/ SSD de outra maquina e colocar nessa para testar os jogos assim também já descarta problemas no HD e na placa de vídeo!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!