Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troquei pasta termica e piorou aquecimento


Posts recomendados

Minha placa é uma gt 430, depois de atualizar a pasta térmica usando uma gold a temperatura que chegava a 81º agora chega a 90+ usando o FurMark, alguma recomendação?

Eu ja apertei o maximo possivel pra evitar o espaço vago que as VGAs possuem entre o dissipador e o chip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, LNPott disse:

@Daniel KoldKill Pereira A parta térmica utilizava era de qual marca ? Outra coisa. FurMark é um tanto quanto desnecessário, principalmente para esse tipo de placa.

 

Apertar o máximo possível ou encaixou e se certificou que houve um bom contato ?

Entao, eu utilizei o AfterBurn tambem e chegou a 70,80 se nao me engano jogando o PubgLite, a marca infelizmente não vou saber porque foi um tecnico que trocou aqui pra mim, mas era uma gold.

Eu apertei o maximo possivel, só nao tirei completamente o dissipador pra conferir o contato pois tenho receio de ter que dar uma nova demão na pasta termica se o fizer, e não a tenho em mãos..

 
 

Fora de jogos ela apresenta uma temperatura normal... 40º

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, LNPott disse:

@Daniel KoldKill Pereira Sinceramente, se fosse você eu tiraria evidências e mostraria ao técnico... Pessoalmente eu não uso pastas de ouro, prefiro prata, contudo isso me parece a aplicação. Faça o retorno...

Obrigado ! Tirar evidencias você diz é printar essa temperatura atingida no AfterBurn?

E se eu tirar completamente o dissipador eu teria que renovar a pasta ou daria pra ver se esta bem aplicada sem ter q renova-la?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, Daniel KoldKill Pereira disse:

Tirar evidencias você diz é printar essa temperatura atingida no AfterBurn?

Isso ai!

 

6 minutos atrás, Daniel KoldKill Pereira disse:

E se eu tirar completamente o dissipador eu teria que renovar a pasta ou daria pra ver se esta bem aplicada sem ter q renova-la?

O ideal é sempre substituir ela, como não sabemos o trabalho do técnico, pode não haver muita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi gente de bem? Minha dúvida é a seguinte:

Será que minha placa está esquentando assim porque o uso dela nao esta alcançando os 100% de uso do fan ?

 

Eu troquei a pasta termica recentemente, era uma pasta gold que o técnico trocou pra mim, o nome eu nao sei.

 

A placa é uma GT 430 de anos atras e a fonte é uma 300w da DELL. Segue as fotos.

 

furmark.png

Dell.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel KoldKill Pereira Olá amigo, o aquecimento excessivo começou à pouco tempo ou foi logo após o técnico trocar a pasta? E com relação ao fan/dissipador de calor da placa, como está? Ele limpou o ventilador (pás da hélice) e limpou o alumínio do dissipador? Pois se forma com o tempo uma "manta" de poeira entre o ventilador e o dissipador, o que impede a troca de calor/dissipação do calor.

 

Espero ter ajudado, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Olá novamente simforoso ! 

 

Então, o aquecimento ja era excessivo antes da troca, só que estranhamente ele PIOROU depois da troca, antes ele estabilizava em 80..81º que já é alto, por isso quis trocar, e agora ele chega aos 90+

 

As pás da hélice ele nao limpou não, mas o alumínio sim.

Me sugeriram apertar melhor pra fazer pressao do dissipador com o chip e realmente ajudou, ele nao alcança tão rápido os 90+ quanto alcançava antes, mas ainda alcança..

O que eu achei estranho é a placa estar operando a 100% no simulador com temperatura acima de 80 e o fan ainda nao estar fazendo 100% de uso... Talvez seria por causa da fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Daniel KoldKill Pereira disse:

@simforoso Olá novamente simforoso ! 

 

Então, o aquecimento ja era excessivo antes da troca, só que estranhamente ele PIOROU depois da troca, antes ele estabilizava em 80..81º que já é alto, por isso quis trocar, e agora ele chega aos 90+

 

As pás da hélice ele nao limpou não, mas o alumínio sim.

Me sugeriram apertar melhor pra fazer pressao do dissipador com o chip e realmente ajudou, ele nao alcança tão rápido os 90+ quanto alcançava antes, mas ainda alcança..

O que eu achei estranho é a placa estar operando a 100% no simulador com temperatura acima de 80 e o fan ainda nao estar fazendo 100% de uso... Talvez seria por causa da fonte?

Estou achando que esse técnico montou mal esse cooler da tua placa amigo... sem falar que deve ter colocado uma pasta daquelas "Implastec" de 5 reais.

 

Seria interessante colocar uma bela pasta como MX-4 ou AS5, limpar muito bem o chip antes de aplicar, limpar bem o dissipador (na parte que entra em contato com o chip e em cima, onde recebe o ar do ventilador) e limpar muito bem a hélice do ventilador (a poeira encrustada nas pás dificulta o motor a girar mais depressa, ele pode estar se esforçando ao máximo, mas não é o suficiente para amansar a placa)..

 

Sobre a fonte, não é a culpada. Se estivesse desligando, travando, reiniciando, essas coisas, aí sim poderíamos investigar ela. Mas não é o caso.

 

Abraços, boa sorte amigo! Caso não saiba fazer esse procedimento que falei, procure outro técnico com mais competência, pois este seu é bem relaxado pelo que notei do que ele fez na tua placa, que você relatou.

 

EDIT: Lembrei de uma coisa que você pode fazer: baixe o MSI Afterburner e com ele desmarque a opção de rotação automática do fan e force o mesmo a rodar a 85~90%, com certeza vai ajudar um pouco, vai ter mais tensão no motor, mesmo meio pesado da poeira. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele colocou uma gold que o mesmo disse que custava uns 50 reais o potinho haha

 

É que foi meio que um favor que ele me fez, nao foi uma limpeza completa entende.


Eu tava pensando em comprar esse mx-4 que ja me recomenderam, o preço mais acessivel que vi na net era 25 reais aquelas siringas, é isso mesmo ou será que em loja fisica conseguiria mais barato?

Tipo, eu usei o MSI Afterburner que tem a opção de botar o fan a 100% e ele chega a 100% e de fato abaixa a temperatura final, o que eu estou curioso é porque a placa não esta fazendo isso por conta propria e só manualmente, por isso a duvida quanto a fonte entendeu?

 

Sera que o fato da placa ser bem antiga prejudica tambem? Ja tem mais de 5 anos a tadinha rsrs

O correto seria limpar com alcool isopropilico e tal né ? Ele só passou um pano mesmo

Brigadão bro !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel KoldKill Pereira Sim, a MX-4 vem em seringa e é bem cara. Comprei a minha no Mercado Livre ano passado e paguei quase R$50 com frete, mas vale a pena, baita pasta térmica viu...

 

Sobre o fan não chegar a 100% pode ser ele que está velho ou a placa mesmo não está mandando muita tensão pra ele girar mais rápido, até por conta da idade da placa, como você bem disse.

 

Sim, limpeza em placa só com álcool isopropílico, jamais álcool comum ou qualquer outro líquido.

 

Abraços amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abraços !!

adicionado 17 minutos depois

@simforosoSó mais uma coisa broder, eu vendo videos de gente aplicando a pasta térmica vi que a maioria deles (e os mais profissionais) aplicam a pasta espalhando-a com uma espátula pequena de modo que cubra uniformemente toda superfície do chip, diferente da mais comum maneira que é de aplicar a pasta e colocar o dissipador por cima e deixar que encaixe espalhe-a.

 

No seu ponto de vista é melhor a primeira maneira ou é indiferente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Daniel KoldKill Pereira disse:

Abraços !!

adicionado 17 minutos depois

@simforosoSó mais uma coisa broder, eu vendo videos de gente aplicando a pasta térmica vi que a maioria deles (e os mais profissionais) aplicam a pasta espalhando-a com uma espátula pequena de modo que cubra uniformemente toda superfície do chip, diferente da mais comum maneira que é de aplicar a pasta e colocar o dissipador por cima e deixar que encaixe espalhe-a.

 

No seu ponto de vista é melhor a primeira maneira ou é indiferente?

Olha, tem várias formas de aplicar. Mas eu pessoalmente desde que comecei a fuçar com isso em 1998, aplico um pouco no centro do processador e deixo a própria pressão do CPU cooler por cima espalhar naturalmente a pasta sobre o chip. Mas é possível passar a pasta com uma pázinha, mas eu acho muita "frescura"...kkkk brincadeira, eu aplico no centro e pronto, nunca deu errado.. abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!