Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Tenho uma memória RAM Hyperx 8GB, 2666Mhz e gostaria de subir a frequência pra 3000Mhz (ou o máximo abaixo disso). Minha placa-mãe é a Asus Prime A320m-k, suporte a frequência 3200Mhz. Não sei nada sobre overclock. Essa placa suporta? Qual programa é usado pra fazer overclock? Qualquer outra ajuda também é bem vinda.

Postado

@Mikasa Que eu saiba, as A320 não permitem overclock de CPU muito menos de RAM. E mesmo se permitisse, pouco ajudaria passar de 2666 para 3000Mhz... ia ganhar 4~5 fps com muita sorte e olhe lá.... fique em stock com suas memórias que é muito mais garantido. Eu tenho HyperX aqui também, mas de 2400MHz e estou feliz da vida, nada a reclamar, desempenho excelente.

Postado

@Mikasa você pode fazer OC de ram sim, você pode ativar o perfil xml na bios ou ir configurando manualmente, sobre como fazer isso procure aqui no froum no setor de OC que tem vários tópicos sobre isso.

Postado

@Angern Se ele ativar o perfil XMP da memória ela trabalharia nos 2666MHz que é o padrão dela. Ele deixou bem claro que quer algo ALÉM de 2666MHz, citou 3000MHz ou próximo disso, e com uma A320 isso é impossível.

Postado

@Mikasa A limitação é que o chipset A320 da AMD é bem simples a sua concepção, além disso os próprios fabricantes de placas que usam esse chipset fazem BIOS bem mais simples, pois é uma placa de baixo custo, que provavelmente será usada uma APU (um 2200G, 2400G, etc), para overclock de CPU/memória existem as B350/B450 e ainda para os entusiastas que querem usufruir de todo o potencial da plataforma, os chipsets X470.

Se você pretende fazer overclock no seu Ryzen e na sua memória, pegue uma placa simples B350 que tenha bons dissipadores sobre os VRMs, não estão caras essas placas... existem módulos de 3200MHz por exemplo, mas aí nem te recomendo a comprar pois é bem provável que a própria placa A320 limite a frequência a 2400~2666MHz, tornando um gasto à toa...

Espero ter ajudado, abraços!

Postado

Em teoria, MOBOs A320 não suportam OC na CPU, mas pra RAM é possível sim.. Na prática, tem MOBO A320 que permite OC na CPU inclusive.. Claro é um sistema BEM mais básico, com menos controle, do que uma B350/B450...

@Mikasa

Tem de entrar na BIOS pra isso.. Dá uma olhada nela e veja quais opções você tem..

• Curtir 1
Postado

@Mikasa no site da fabricante mostra que suporta até 3200mhz em OC, mas para isto tem que ter uma ram que consiga chegar nisto, se possui chip da samsung você n vai ter muito trabalho n, veja este programa aqui que ele vai lhe ajudar, tem um outro que n me lembro o nome que vai lhe ajudar a identificar o tipo de chip da memoria, mas se você pesquisar vai achar ele tranquilamente 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...