Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NZXT Kraken M22 vs Cooler Master Hyper H412R


Ir à solução Resolvido por EdsonSM,

Posts recomendados

Olá!

Tenho um Ryzen 1600X com um cooler master hyper H412R

Comprei o cooler na promoção, achei por 80 reais e, como estava montando o computador na época, o escolhi principalmente pelo preço, mas agora com mais folga no bolso estou pensando em trocar por um liquid cooler da NZXT de 120mm.

 

Eu jogo principalmente Overwatch, e durante a jogatina o processador acusa 72 graus, queria reduzir isso uns 10 graus ou mais. 

 

Não gosto muito dos coolers da corsair porque pesquisei um pouco e vi que muitos vem com folga, e como sou eu mesma que mexo no meu computador (usuária entusiasta) gosto de evitar problemas desse tipo. 

 

A pergunta é, vale a pena investir nesse cooler? Tem muita diferença de um radiador de 120 pra um de 280? Qual a posição mais indicada pra colocar o radiador? (meu gabinete é um aerocool ls-5200)

 

Fotos pra ilustrar melhor:

Gabinete: http://prntscr.com/ofieif

Cooler Master Hyper H412R: http://prntscr.com/ofierr

NZXT Kraken M22 (120mm): http://prntscr.com/ofif61

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/07/2019 às 01:44, Fuinha6 disse:

Tem muita diferença de um radiador de 120 pra um de 280?

Não me lembro bem mais acho que é assim:

120mm = uso basico/overclock leve

240mm/280mm = overclock leve/um pouco pesado

360mm = overclock mais pesado 

Em 16/07/2019 às 01:44, Fuinha6 disse:

Qual a posição mais indicada pra colocar o radiador?

em cima.

Posição do watercooler

 

Estranho que o seu Ryzen 5 1600X pega 72 graus jogando, eu ja joguei mais de 2 horas seguidas com o stock cooler do Ryzen 5 2600 e a temperatura não passava dos 61/65°C, com o meu antigo TX3i a temperatura não passava dos 59/60°C e ele tem um FAN de 90mm (pequeno).

Como não prefere Corsair eu pegaria um Cooler Master ML240L ou um EVGA CLC 240.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leo Oliv os TDPs são diferentes (2600 é 65w e o 1600X é 95w), então creio que é normal que ele eleve a temperatura mesmo em stock. 

 

Joguei os modelos que você sugeriu no Google (consulta básica de preço) o evga me chamou atenção mas tá bem mais caro (e mais difícil de encontrar), então talvez vá de cooler master! Mas me incomodou o led ): mas tem um modelo similar sem led, você acha que muda muita coisa de um pra outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São várias perguntas, vou dividir as respostas para facilitar a leitura:

 

1) Eu jogo principalmente Overwatch, e durante a jogatina o processador acusa 72 graus, queria reduzir isso uns 10 graus ou mais. 

 

 

Esse processador tem um incremento (offset) de 20C com o intuito de melhorar o desempenho do cooler.
Fonte aqui.

 

O Ryzen Master mostra as temperaturas reais sem esse offset.
Se quiser conferir, ele pode ser baixado no site da AMD aqui.

Verifique se o utilitário que está usando não estaria por acaso contabilizando esse offset.
 

 

 

2) Não gosto muito dos coolers da corsair porque pesquisei um pouco e vi que muitos vem com folga, e como sou eu mesma que mexo no meu computador (usuária entusiasta) gosto de evitar problemas desse tipo. 

 


A Asetek fabrica diversos water coolers da Corsair, assim como NZXT e EVGA.
Dependendo do modelo o kit de montagem é semelhante.

Particularmente recomendo ignorar a maioria dessas reclamações.
Os relatos que recordo se referem a plataforma Intel socket 115X e não AMD.
 
Mas de qualquer forma não acho que seja falha no projeto do kit de montagem.
Na verdade o problema estaria relacionado com a placa-mãe estar fora do padrão pelo qual o kit de montagem foi projetado.

Tive oportunidade de instalar 3 wc, Deepcool Maelstrom, Cooler Master e Corsair em uma placa da Asus.

Justo o Deepcool tive problemas com falta de pressionamento, a pasta pré-aplicada não espalhava sob o processador.
Refiz a instalação com reaplicação da pasta e não cobriu o processador como deveria.
Testei o Deepcool em uma outra placa, e o espalhamento ficou perfeito.

 

Nesse outro tópico aqui, um comprador teve problemas com falta de contato do air cooler Cryorig em sua placa
Já um outro air cooler da Xigmatek casou perfeitamente com a placa-mãe.

Acho que compatibilidade depende da espessura do pcb da placa, capacitores em torno do socket que pode variar entre diferentes marcas e modelos.
É questão de loteria, azar de justo pegar uma placa-mãe incompatível com o tipo de montagem do cooler.
 

 

 

3) A pergunta é, vale a pena investir nesse cooler? Tem muita diferença de um radiador de 120 pra um de 280?

 

A marca varia mais a gosto e bolso de  cada um. 

 

Com relação a garantia entre diversos fabricantes, veja aqui.
A Corsair oferece 5 anos de garantia nacional.
A EVGA e NZXT a garantia remanescente é internacional e pelo que sei é o comprador que paga pelo envio. 

Se não tiver pretensão com over, o de 120 atende o propósito.
Veja um teste aqui.
 

 

 

4) Qual a posição mais indicada pra colocar o radiador? (meu gabinete é um aerocool ls-5200)

 

 

Fica mais a critério pessoal, cada um tem vantagens e desvantagens.

 

Particularmente prefiro traseiro e teto com as fans soprando para fora.

 

Mas dependendo do gabinete, só é possível instalar radiadores de 240/280 na frente soprando para dentro.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM Obrigada pelas respostas!

 

Então, pesquisei um pouco mais e foi o que você disse, geralmente é na plataforma da Intel, então a Corsair volta ao jogo hahaha

 

Baixei o software que você indicou diretamente do site da AMD, e sim, está batendo os valores (pelo menos em stock, ainda não olhei enquanto jogo)

Eu não pretendo fazer overclock, mas fico pensando se não é um desperdício comprar um de 120mm sendo que muitos towers coolers são mais baratos e correspondem melhor, apesar de ocuparem muito espaço no gabinete (o meu é um dos menores e ainda assim é grandão), então agora estou mirando num de 240mm ou 280mm já que meu gabinete suporta esses formatos

 

A NZXT me chama atenção porque vi uns videos e são de fácil montagem, além de que os leds são discretos (impossivel achar algo gammer sem led) e muita gente recomenda, mas são caros (700 pra cima), os da corsair achei por 600, também me interessei num  DEEPCOOL CAPTAIN 240EX (o mesmo que o rato borrachudo usa) mas também tá caro hahahaaha

 

Bem, ainda tenho duvidas no que vou adquirir, mas vocês já sanaram grande parte das duvidas técnicas.

 

Só ficou a questão, vale mesmo pagar 600 pra trocar a refrigeração? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Vou dividir as respostas para facilitar a leitura hahaha

 

1) A montagem da Corsair também é bem prático, pois usa o próprio suporte da placa-mãe.
Vi o da Cooler Master Masterliquid e também achei prático a montagem.

 

2) Deepcool Captain

 

 


Esse modelo específico tem relatos de vazamento por conta da fragilidade do tubo de acrílico que fica junto ao bloco.
Não sei dizer se esse problema foi resolvido ou ainda é recorrente.
Veja diversos relatos aqui, aqui e aqui.
 

 

 

3) Só ficou a questão, vale mesmo pagar 600 pra trocar a refrigeração? 

 

 


Acabei lembrando desse comparativo de desempenho entre diversos coolers no 1600X aqui.

 

Já pude testar o Hyper 212, Seidon 120 e H100X no I5 3570.

Não vi diferença significativa de desempenho entre o 212 e o wc 120.
Já entre o wc 120 e 240 acho que a diferença foi de uns 5C - 6C em teste de stress.

No final das contas é como você falou, conta mais a estética e melhor acesso a placa-mãe sem um bloco ocupando espaço por cima do socket.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, então tendo em vista que meu processador está consideravelmente quente, vou investir num WC e torcer pra não ser perda de dinheiro hahahaha

 

Optei pelo corsair hydro h100i, por conta da facilidade de montagem e assistência local (no brasil)

Espero não ter nenhuma dificuldade! Obrigada a todos que me ajudaram!

 

ps: instalarei na parte superior e vou tentar fazer o esquema de push'n'pull, me desejem sorte hahahahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!