Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhorando filtro de linha básico


Posts recomendados

@faller Olá amigo obrigado pela sua respostas, mas gostaría se possível alguns esclarecimentos:

 

Quando te fiz a pergunta estava pensando em algo compacto tipo o Protetor Vetti que você já comentou, melhorado , com filtro e aprimorado, lembra no final da minha pergunta coloquei com o menor custo e benefício sem perder a qualidade de filtro e proteção.

 

Quais das opções da foto escolheria?

 

Um abraço e obrigado

 

 

 

Em 29/07/2019 às 18:47, faller disse:

Caro amigo kaimore... Tentando responder de modo objetivo suas perguntas

Resposta 1- Veja ai:  

 

Resposta 2- Sempre que quiseres um melhor desempenho de um filtro de linha coloque-o antes de qualquer equipamento, portanto antes do no-break.

Poder modificar um no-break que gere forma de onda retangular para que o mesmo passe a gerar uma forma de onda senoidal pura pode, pode sim... Só para tentar uma comparação por analogia, seria o mesmo que pegar um carro a gasolina e transformá-lo em um carro a diesel, ou pegar uma máquina de sorvete e transformá-la em fritadeira de pastéis, ou elevador em uma escada rolante... Poder pode, mas será que vale a pena???

 

Resposta 3- Eu escolheria exato aquele que te passei na resposta 1, projetado por mim, quer na versão 127 Volts quer na versão 220 Volts. Se eu fosse fazer um, atualmente, dos bons, bons mesmo, faria exatamente esse dai:

image.png.d0cf2bd725403f5a7f649216628d4111.png

 

Resposta 4- Um filtro LC sempre terá um fator de mérito, uma inclinação em sua atenuação fora da faixa de pelo menos o dobro de um filtro só com L ou só com C. Podem e devem ser usados sempre que se desejar uma inclinação da curva de atenuação mais abrupta. Todos os filtros de que falo se valem de etapas LC, perfazendo filtragem maiores do que de segunda ordem (mais que um par de LC).  Os componentes a incluir são basicamente capacitores e indutores e seus valores vão depender da frequência de corte desejada e da região do espectro a atenuar ou rejeitar. Existem simuladores que ajudam ou até mesmo resolvem as complexas equações usadas em seus cálculos. Eu particularmente usava os aplicativos da Nuhertz para esses cálculos.

 

Resposta 5- Esses componentes geralmente tem a qualidade bastante boa independentemente de seus fabricantes. Entrementes gosto muito dos capacitores da Epcos (antiga ICOTRON/ Siemens). Se procurares bem ou se contatares um ou outro fabricante podes até mesmo encontrares varistores de 40 mm, veja ai:

Filtro_Proteo2011Varistorprincipal40mmco

image.png.08a84edbfe1f47c85973838ffa1c2664.png

 

Espero ter ajudado..

 

 

 

 

 

Olá obrigado pelas respostas, mas ainda tenho algumas questões que não ficaram Claras, ser que parte delas pode ser pela minha ignorância intelectual em eletrônica mas sou um apaixonado e busco sempre a informação vamos lá:

 

1-Esse belo projeto e de 2011 de lá para muita muita coisa e novas experiências e idéias, Produtos foram aparecendo no mercado eletrônico nada muda? Conceito e elementos eletrônicos não evoluem? Esse mesma proteção deve ser considerada de ponta mesmo estando em 2019, nada pode ser melhorado?

 

 

Screenshot_2019-07-30-22-32-15-783_com.alibaba.aliexpresshd.png

adicionado 20 minutos depois
8 horas atrás, KAYMORE disse:

@faller Olá amigo obrigado pela sua respostas, mas gostaría se possível alguns esclarecimentos:

 

Quando te fiz a pergunta estava pensando em algo compacto tipo o Protetor Vetti que você já comentou, melhorado , com filtro e aprimorado, lembra no final da minha pergunta coloquei com o menor custo e benefício sem perder a qualidade de filtro e proteção.

 

Quais das opções da foto escolheria?

 

Um abraço e obrigado

 

 

 

Olá obrigado pelas respostas, mas ainda tenho algumas questões que não ficaram Claras, ser que parte delas pode ser pela minha ignorância intelectual em eletrônica mas sou um apaixonado e busco sempre a informação vamos lá:

 

1-Esse belo projeto e de 2011 de lá para muita muita coisa e novas experiências e idéias, Produtos foram aparecendo no mercado eletrônico nada muda? Conceito e elementos eletrônicos não evoluem? Esse mesma proteção deve ser considerada de ponta mesmo estando em 2019, nada pode ser melhorado?

 

 

Screenshot_2019-07-30-22-32-15-783_com.alibaba.aliexpresshd.png

@faller

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

com Caro KAIMORE..

Acho que ainda não me apresentaram uma melhor relação custo/benefício do que aquela que te apresentei, mesmo datada de 2011.

Adotar filtros/proteções importados é totalmente fria pois suas tomadas exigirão adaptadores que degradam a qualidade da distribuição de energia e encarecem o custo final.

Além disso, boas proteções feitas nos EUA, tais como as da Belkin, são adequadas somente para 120 Volts deixando mais da metade desse nosso Brasil de fora.

Tente me mostrar um proteção que reúna excelente filtragem, de quarta ou quinta ordem, com frequência de corte bastante baixa, que agregue varistor de 40 mm, semelhante aqueles que se usa em quadros de disjuntores, que agregue fusíveis térmicos para supervisionar todos os varistores, que seja monitorada em série por disjuntor, além de fusível, que use dispersor a gás que confere enorme robustez à proteção, que apresente relé de selo, que se abre, se desliga e requer atuação mecânica após qualquer repique da tensão da rede elétrica, que sequer é muito cara e que é de domínio público...

 

E você ainda vem me falar em evolução???

Ainda não vi, não sei, desconheço proteção e filtragem melhor que essa que te apresentei..

 

Agora, se você pensa que por ser bonitinha essa proteção da Vetti possa significar alguma vantagem, fique a vontade.. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller estou estou vendo que a discussão entre vocês dois está acirrada rsrs

Mas é bom para conhecer melhor os sistemas de proteção mais eficientes atualmente, aproveitando eu procurei e não encontrei, o que seria um dispersor a gás?

 

E estou esperando a resposta se posso prosseguir com a montagem dos componentes após aquele circuito com os 4 indutores que já estava pronto, meu conhecimento em eletrônica é limitado então acho melhor perguntar sempre antes de cada passo rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Desculpe amigo faller , mas achei que como os anos se passaram algo na Eletronica evoluía também, desculpe se pareceu arrogância na verdade foi por ignorância mesmo que fiz a pergunta, como tudo muda achei que poderia surgir novas opções.

 

Apenas ficou restando, a pergunta que fiz de qual específicacoes de capacitor da foto é a melhor?

 

Agora está bem claro pra mim a eficiência e qualidade do produto que você disponibilizou a todos.

 

Um grande abraço

Screenshot_2019-07-30-22-32-15-783_com.alibaba.aliexpresshd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, ComandateGustavo disse:

@faller ...

E estou esperando a resposta se posso prosseguir com a montagem dos componentes após aquele circuito com os 4 indutores que já estava pronto, meu conhecimento em eletrônica é limitado então acho melhor perguntar sempre antes de cada passo rsrs

Pode sim, mal nenhum irá fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, KAYMORE disse:

@faller Desculpe amigo faller , mas achei que como os anos se passaram algo na Eletronica evoluía também, desculpe se pareceu arrogância na verdade foi por ignorância mesmo que fiz a pergunta, como tudo muda achei que poderia surgir novas opções.

 

Apenas ficou restando, a pergunta que fiz de qual específicacoes de capacitor da foto é a melhor?

 

Agora está bem claro pra mim a eficiência e qualidade do produto que você disponibilizou a todos.

 

Um grande abraço

Screenshot_2019-07-30-22-32-15-783_com.alibaba.aliexpresshd.png

@faller

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Kaimore... Na escolha do valor do capacitor se leva em conta o valor, em uF, que resultou do dimensionamento do filtro. Ao se trocar seu valor se muda a curva de atenuação no que diz respeito a frequência de corte do filtro. Não existe melhor ou pior. Fosse para colocar naquele filtro que publiquei, aquele de 2011, o valor correto seria de 100 nF ou 0,1 uF ou 104, em sua tabela..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller  certo vou montar o circuito depois posso foto, mas na pergunta anterior eu perguntei se posso colocar os dois capacitores juntos já que um deles não vou usar um para nada e mandei foto.

O que acha, Posso colocar os dois capacitores que tenho ou melhor deixar só um mesmo?

 

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

@faller aproveitando, já que não vou fazer nada com outro capacitor e ele funciona, mas não é ideal posso conectar os dois juntos em paralelo no circuito?

 

Estou querendo fazer isso pois não vou utilizar ele para mais nada...

15645678548205908683575792148661.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se assim fosse, colocando capacitor adicional, melhorasse alguma coisa os equipamentos da NASA teriam uma enormidade de capacitores internamente, todos ligados em paralelo...

 

Pelo fato de que não vais usá-lo queres colocar ai dentro, de seu filtro, o capacitor que sobrou. Ainda bem que não deve estar te sobrando um par de luvas velhas ai, nem um guarda chuvas e muito menos um tomate podre.. Senão corriam o risco de amanhecer dentro do filtro..

 

O valor calculado ou especificado para o capacitor de um filtro define a frequência de corte desse filtro. Um novo capacitor colocado, adicionado, muda o valor final bem como a frequência de corte do filtro.. Não será o mesmo filtro e ai não cabe tentar definir qual o melhor ou pior.. Não será mais capacitores ou um capacitor de maior valor que vai definir isso dai..

Mais.. Especificamente uma das principais características dos capacitores de filtro do tipo X2 é sua capacidade de operar em tensões AC da rede elétrica, sem estourar nem pegar fogo. Agregar a um capacitor do tipo X2 algum outro que não seja dessa série até pode representar a diferença entre algum dia seu filtro explodir por causa de algum distúrbio da rede elétrica. Esse tipo de coisa costuma acontecer quando a gente está bem longe e nem consegue ver aquela fumaça saindo do filtro com um princípio de fogo.

Lembre-se, filtragem AC para se colocar ligada sempre a rede elétrica, se mal feita, sem os componentes adequados e sem as devidas proteções pode jogar contra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller aqui aqui está a foto do circuito já finalizado e a foto do fusível térmico acoplado mecanicamente ao varistor.

 

A energia da rede passa pelo circuito original do filtro de linha com os quatro indutores depois vai para o fusível térmico acoplado ao varistor  daí para o capacitor e finalmente para as tomadas.

 

Ficou uma montagem meio feia mas creio que vai funcionar bem.

O que acha devo mudar alguma coisa ou já está bom assim?

 

15645815033892867699951223634143.jpg

15645815384381318380426454408894.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, KAYMORE disse:

@faller entendi, mas em milímetros quanto maior melhor?

adicionado 2 minutos depois

@faller Quero dizer o tamanho em milímetros quanto maior melhor? ou seja e só uma questão de espaço se couber maior é melhor?

Não, isso não vale para tudo..  Absolutamente não vale para capacitores.

Vale para varistores, só como exemplo..

 

Capacitores em função de seu material construtivo podem, com um mesmo valor de capacitância, assumir diferentes volumes sem demérito algum para seu desempenho..

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!