Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe com setores defeituosos?


Ir à solução Resolvido por Arthur Guillermo,

Posts recomendados

Bom dia, tarde ou noite! Pessoal, tenho um desktop desde 2013 que usei por um bom tempo pra jogar, porém, no finalzinho do ano passado a placa de vídeo foi pro saco e acabei instalando Linux p usar como desktop pessoal mesmo. Aconteceu no último sábado algo estranho. Eu tinha desligado na tarde, depois voltei a ligar na noite e pra minha surpresa o computador não dava boot. Ligava os coolers, os leds, mas não dava sinal nenhum, nem a BIOS dava pra acessar. Como eu já tinha umas peças encostadas, decidi testá-las, segue o que eu já fiz:

 

  • Testei outra fonte diferente;
  • Testei sem placa de vídeo offboard (eu uso uma antiga GeForce 8400GS pra quebrar o galho);
  • Testei outros módulos de memória RAM;
  • Fiz uma limpeza completa nos componentes;
  • Resetei a BIOS.

 

Até ontem eu havia achado que o computador tinha ido mesmo pro saco, mas pra minha surpresa, após deixar o mesmo ligado por alguns minutos (por uma mera coincidência, aliás), ele finalmente deu boot e voltou a funcionar, porém, o processo de boot é sempre demorado, leva cerca de 5 minutos até os coolers girarem na velocidade normal e bootar o restante do sistema. Como eu já fiz todos estes testes que mencionei, a minha conclusão é de que o problema pode estar ou na placa-mãe ou muito pouco provável no processador. A minha pergunta é: é perigoso continuar usando o desktop nessas condições? O problema é mesmo na placa-mãe? Existe alguma solução pra isso senão comprar outra mobo (o que eu provavelmente não vou fazer visto que o setup é antigo rs)?

 

PS: Configurações

 

AsRock n68 FX S3, FX 6100, DDR3 HyperX 2x4GB, fonte 600W Corsair

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Poderia ser a bateria da placa-mãe

 

Tente usar um multímetro ou compre outra e coloque no lugar dela para descobrir se realmente é ela...

 

Geralmente quando a tensão da bateria cai, ocorre essas lentidão de carregamento de BIOS e outras coisas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

Poderia ser a bateria da placa-mãe

 

Tente usar um multímetro ou compre outra e coloque no lugar dela para descobrir se realmente é ela...

 

Geralmente quando a tensão da bateria cai, ocorre essas lentidão de carregamento de BIOS e outras coisas...

 

Wow, por essa não esperava. Pode ser mais simples do que imaginei. Vou comprar uma bateria nova e testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardohns96 Lembrando que pode ser esse o problema :v você teria mais certeza se tivesse um multímetro para medir a tensão que esta na bateria, porém é bem provável ser a bateria :v

 

Se você tem um multímetro compensa medir antes (Ou se tiver alguém que você conheça que tem), se não ... compensa comprar a bateria ._. (Bateria acho que não passa de R$10)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardohns96 kkkk dependendo, se a bateria não estiver vazando, danificada poderia testar ela para ver se resolve o problema... dependendo as vezes se conservam :V tenho uma aqui parada a 5 anos e ainda funciona kkkk e da minha placa que recentemente queimou não sei como... ta a original até hoje (A placa é de 2013 se não me engano)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo  Sim. Mas curiosamente a BIOS não consegue manter salvo o horário, só o restante das configurações que eu coloco. Tipo, o clock do processador eu deixo em 3.4GHz, isso a BIOS salva, porém o horário sempre ta desconfigurado. E agora o computador começou a dar umas engasgadas também, o uso do processador sobe lá em cima com apps ordinários e da uma travada por alguns segundos, depois volta ao normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardohns96 isso de perder horário, início lento é coisa da bateria... Tem certeza que substituiu por uma bateria nova de 3v? Poderia estar danificado o lugar onde coloca a bateria também se ele persiste o problema...

Hoje cedo amanheci com um problema no computador do meu pai ... Não sei por que motivo a energia da bateria não estava passando para os conectores que iam até a placa... Mesmo a bateria estando boa... Depois que mexi neles voltaram a funcionar sem problemas....

 

Verifique se tá bem encaixada a bateria e se está colocada do lado certo também...

 

Ta estranho isso também de tar salvando os OC... Quando você reseta a BIOS os OC permanecem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...