Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opinião compra ssd m2


Posts recomendados

Olá!

Estou montando um PC novo e quero pegar uma SSD M.2.

Tenho pesquisado bastante, inclusive num artigo aqui do Clube e fiquei em dúvida entre 4 modelos.

Gostaria muito da opinião de vocês para me ajudar a decidir qual pegar.

Vou usar uma placa-mãe MSI B450 Tomahawk.

E uma dúvida: tenho visto alguns posts falando sobre o fato delas aquecerem muito, entretanto, nos sites das respectivas marcas, é descrito que elas trabalham mesmo em altas temperaturas, 70 ~80 graus. Aí pergunto, o quão importante é essa questão do calor? Devo priorizar uma M.2 com dissipador? Ou comprar um dissipador avulso? Ou não devo me preocupar nesse quesito?

Desde já agradeço a atenção de vocês.

ssd_qual.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CrashNeo Fala meu querido, beleza?

Eu queria dar minha opinião sobre o M.2, porque também pesquisei bastante quando fui comprar.

Um ponto muito importante pra tirar o máximo de desempenho disso, pra fazer valer a pena:

 

Sua MOBO Tomahawk tem:

- 1 x M.2 slot (Key M) 1

- Suporta dispositivos de armazenamento PCIe 3.0 x4 e SATA 6Gb / s 2242/2260/2280/22110

 

Eu recomendo esse M.2 aqui:

SSD WD Black, 250GB, M.2, Leitura 3100MB/s, Gravação 1600MB/s (R$ 500)

 

Especificações:

- Interface M.2 2280: PCIe Gen3 de 8 Gb/s, até 4 vias

 

Ambiental:

- Temperaturas em funcionamento: 32º F até 158º F (0º C até 70º C)

- Temperaturas em não funcionamento: -67º F até 185 ºF (-55 ºC até 85 ºC)

 

A MOBO Tomahawk não tem dissipador no M.2, fica como ponto de atenção pra caso não tenha comprado a placa ainda e pretende usar uma M.2 de alta leitura tipo o WS Black.

 

PS: Sendo bem sincero, se for pra usar um desses M.2 que você postou, eu prefiro usar um SSD SATA 6Gb normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CrashNeo Ao meu ver, pro M.2 valer a pena tem que ser um de leitura acima de 3000MB/s

Tem vários testes dos M.2 básicos e SSD aqui no CDH que mostram não ter uma diferença tão grande assim.

Eu mesmo optei pelo A400 de 240GB (SATA) que comprei por R$ 150 em vez do A1000 (M.2), famoso Custo x Beneficio 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A gente ve os testes e acaba tendo a impressão errada das coisas.

testes sinteticos as vezes acabam mostrando enormes diferenças que voce não vê no dia a dia.

É aquela clássica comparação:

voce ve na rua uma Ferrari e um uno com escada no teto andando numa rodovia a 60kmh/h. Quem vai vai chegar primeiro?

 

O mesmo acontece com os SSDs de agora. Se voce quer esse pc para jogar e fazer coisas caseiras, a dica é compre o mais barato deles com a melhor garantia. Os AData por exemplo tem sido muito bem vistos.

E a minha opinião não vem de alguem que ve testes de internet. Eu tenho nesse exato momento em meu computador 2 HDs, um SSD da primeira geração de 60 GB que nem lembro mais a marca pois comprei em 2012, um Samsung EVO 850 com 3 anos e um Samsung EVO 970 (m2) de 3 meses de vida.

Ja usei HD normal, fiz raid 0 de HDs, usei o SSD de 60 GB, e os 2 Samsung como discos do Windows.

A cada troca eu notei o aumento de velocidade, sobretudo quando migrei pro EVO 850 (SATA). Mas faz 2 ou 3 meses que coloquei o 970 EVO(m.2) como disco principal e posso dizer com propriedade que nao vi nada de assombroso. O pc ficou ligeiramente mais rápido do que com o 850. E eu testei ele no crystalmark. Deu os 3500 MB de leitura e 3240 de gravação igualzinho você vai ler em testes na net afora. Já o 850EVO era de "apenas" de 550Mb de leitura e gravação. Mas na pratica a coisa muda de figura.

Veja, o negocio é que um jogo carrega em 5 segundos em um SSD e no outro em 3. A não ser que voce pretenda ficar usando o pc com um cronometro do lado, essas diferenças são imperceptíveis e portanto dinheiro desperdiçado.

Quanto à temperatura, ainda não ouviu-se relatos de alguém que fritou um SSD em condições normais, logo não se preocupe com isso. Em vez de pensar em marcas e dissipadores, se preocupe com garantia e capacidade do SSD. Não pense em pegar nada menor do que 240 GB, sendo os modelos de 500 o ideal para não ter de la na frente ter de trocar.

 

 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!