Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler: Bomba x Fluxo de Ar


Posts recomendados

Pessoal, comprei um watercooler da evga desses de entrada na kabum. Porém estava vendo que na mesma faixa de preço tem um da Deepcool (Maelstron 120) que possui maior fluxo de ar ( 83.64CFM x 58,87CFM), porém a bomba é de 2400 RPM enquanto que da EVGA de 5500 RPM. E então qual seria o melhor pra escolher?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi a edição anterior do EVGA, a bomba tinha rotação em torno de 2800 rpm.
Creio que dependendo da placa, a rotação é apresentada com o valor dobrado.

 

Antes de optar pelo EVGA confira as especificações aqui .
 

Ele possui somente compatibilidade com Intel, não serve para AMD.

 

A fan é de 3-pinos, portanto não tem controle PWM.

 

A garantia na prática acaba sendo o prazo com a loja ou distribuidor local.
O prazo restante o rma é direto com a EVGA nos EUA (Califórnia), o que pode não compensar se tiver que arcar com os custos do frete.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já era pessoal, escolhi sem consultar e quando fui trocar o pessoal da kabum já havia mandado. Embora a atendente me disse que poderia trocar mas aí vai levar mais tempo. Bom andei pesquisando mais e realmente o fluxo de ar é menor, agora sobre a bomba essa informação de 5500rpm eu peguei do comentário de um comprador.... Na verdade não achei em nenhum site técnico. A única coisa que achei de vantagem é o radiador que é de 30mm contra 22mm do Maelston... Eu tenho um Deepcool GamerStorm Gabriel (air) que tem um fan PWM muito bom... Será que dá para substituir o do water evga por ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, só para dar um feedback... chegou o watercooler da EVGA. Achei até simples de instalar. Enfim... Ele realmente possui um fan que não é pwm e gira o tempo todo a 1840 a 1850 RPM's, tentei colocar o meu cooler do GamerStorm Gabriel, eu é PWM. Mas como o Edson disse, ele é slim e realmente não deu os parafusos. Enfim acabei afixando no lugar do cooler traseiro do gabinete (não dava em nenhum outro lugar). A bomba fica em 2500 RPM e quando se exige do processador ela vai até 5500 RPM realmente. Na verdade acho que ela acaba compensando o baixo fluxo de ar se comparado com o DeppCool Maelstrom. 

Meu i7 4790k que antes ficava em 100 graus nesses testes não passou de 80 graus (deixei rodando cerca de 10 a 12 minutos), o que achei até impressionante baixar 20 graus!

Eu até ia pedir a troca para a kabum pelo maelstrom, porém assisti um vide, onde o cara faz um review e diz que a maior diferença entre um WC bom e um closed loop  não seria diferente de 5 graus. Então resolvi deixar esse cara mesmo.

 

Só uma observação: dizia no manual que não pode encostar o dedo na pasta térmica... Mas eu sem querer acabei encostando... e marcou um pouco ela... pode dar algum problema por isso?

 

Mas é isso galera.... Obrigado pelo tempo de vocês em tirar minhas dúvidas.

 

Abraços!

wc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a placa-mãe e qual é o utilitário de teste de stress?

 

A rotação da bomba é em torno de 2800 rpm, mas a placa-mãe multiplica esse valor por dois.

 

Tem um artigo aqui que explica o motivo em detalhes.


As for liquid movement, that’s pushed around by an impeller. The coolers that we’ve dismantled lately all use an 8-pole impeller design, including the NZXT Kraken series, Corsair H100iv2 and H115iv2 coolers, and EVGA CLC products. This also means that your BIOS readings of pump RPM will be incorrect, since BIOS is expecting a 4-pole fan PWM but receiving 8. Some new motherboards have headers explicitly labeled as “AIO” or “pump” headers, in which case there may be some calculations to correct for this.

 

Mas de qualquer forma, o controle de rotação da bomba precisa ser desativado.
A variação de volta,gem pode com o tempo prejudicar a vida útil do motor da bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM Então eu dei uma lida... Sobre o caso de a BIOS esperar receber um PWM de 4 vias... Mas na verdade estar recebendo 8. Mas será que isso serve para esse CL11? Porque na verdade nem a bomba e nem o cooler dele são PWM, são apenas 3 fios, que seriam: alimentação, terra e medidor de rotação é isso mesmo? Então será que se aplica também o que é falado no artigo?

 

A minha placa-mãe pe uma Gigabyte z97x-SLI, atualizei a BIOS para a última versão estável que é a F9.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o utilitário de teste de stress?

 

Os conectores da placa-mãe foram projetados para receber a rotação de fans comuns, seja de 3-pinos ou de 4-pinos.
Mas as bombas tradicionais dos water coolers tem outro tipo de projeto e assim as placas acabam exibindo outro valor.

Dependendo da placa, alguns conectores foram projetados para ler corretamente a rotação da bomba.

 

Mas de qualquer forma, não se preocupe com o fato da bomba chegar a 5500 rpm.
É apenas o modo que a placa-mãe interpreta a rotação da bomba, não impacta em nada a performance.

O mais importante é a bomba ser ligada com o controle de rotação desativado.

 

Para a sua placa-mãe, uma sugestão seria ligar a bomba no cpu fan e a fan de 3-pinos no cpu opt.
Acho que nesse caso não vai ser necessário desligar o controle de rotação da bomba.
Verifique se a bomba não rodaria em 5500 rpm.

 

Mas se porventura acabar usando uma fan de 4-pinos PWM, recomendo inverter: fan 4-pinos no cpu fan e bomba no cpu opt.
Nesse caso vai ser necessário desligar manualmente o controle de rotação do cpu opt na bios.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM É esqueci de te falar.... usei o prime95 e o HWmonitor pra medir. Entendi... a bomba realmente está ligada na CPU_OPT. Mas comprei um FAN corsair de 2700RPM com PWM, e estou pretendendo ligá-lo então no CPU FAN e Desabilitar o controle de rotação no do CPU_OPT na BIOS. Inclusive vou olhar isso agora pra ver se acho a função. 

 

Outra coisa: você me aconselha colocar uma pasta térmica tipo arctic silver ou deixa essa mesmo que veio no dissipador?

 

Olha Edson, na placa não tenho a opção de desabilitar...

 

Eu mudei para Full Speed e olha como ficou....

 

20190730_191607.jpg

foto.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para desativar o controle de rotação deixe em Full Speed.

 

A pasta fica a critério pessoal.
Não sei qual é pasta que a EVGA está usando, mas geralmente é da Shin-Etsu que é de boa qualidade.

 

As versões atuais do Prime95 usam instruções AVX que causam excesso de aquecimento para esse processador.

O AVX pode ser desabilitado, mas para não ter erro,  baixe a versão 26.6 mais antiga e segura aqui.

 

Particularmente recomendo o Cinebench aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM Certo já fiz então! Quer dizer que deixar em full é melhor que ficar artenando a velocidade de rotação correto? Bom baixei essas versões que me indicou e vou testar agora... Mas desde já gostaria de agradecer sua prontidão em esclarecer todas as minhas dúvidas. Espero que esse tópico possa vir a ajudar outras pessoas no futuro que têm as mesmas dúvidas.

Esses são os resultados com a versão que me indicou... realmente de 80 para 68 graus é significativo.

 

Sem título.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico contente por ter ajudado positivamente aqui! 😁

 

Sim tem que deixar em full, para que o conector forneça 12V para a bomba.
Apenas um esclarecimento que varia dependendo do modelo:

 


Alguns modelos da EVGA são compatíveis com o utilitário Flow Control que permite selecionar a velocidade da bomba.
Veja aqui.

Mas de qualquer forma a bomba precisa funcionar em 12V com controle de rotação pelo conector da placa desativado.
Já a rotação da bomba em si pode ser configurada via software do próprio fabricante.

A Corsair e a NXZT tem modelos específicos também e respectivos programas Corsair Link/iCue e NZXT Cam.

 

É melhor evitar os releases atuais pelo Prime pois os testes com AVX causam excesso de temperatura do cpu e consumo da placa-mãe, fora da realidade.

 

Com relação a instalação do wc, imagino que tenha instalado na traseira com a fan soprando para fora.
Essa é a configuração que particularmente prefiro usar.

 

Porém há quem recomende instalar na traseira com a fan soprando para dentro e manter também uma fan no topo soprando para fora.
A vantagem é o radiador se beneficiar do ar mais frio vindo de fora do gabinete.
A desvantagem é eventualmente uma entrada maior de poeira, já que a traseira não é filtrada, sem maior restrição contra poeira.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM Sim.... Eu instalei de dentro pra fora... Há comprei um FAN da Corsair de 2700RPM com PWM.... Pra ser sincero: em 2700RPM na verdade achei que iria resfriar mais. Porém, não mudou muita coisa, 1 ou 2 graus de diferença apenas e uns 10db a mais de barulho hahahahaha... Com o controle PWM ele fica em 1200RPM mas percebi que em idle como o outro ficava sem,pre em 1800RPM ficava em torno de 25 a 28 graus esse fioca em torno de 28 a 32 graus em idle... Talvez seja também porque o dia está mais quente. Alguma coisa está fazneo um ruído... achei que era os FANS e parei todos com o dedo... Mas o ruído continuou. Será que é da bomba esse ruído?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a questão das fans, é bem simples.

As fans que vão no radiador do water cooler, preferencialmente devem ter foco na pressão estática ao invés do CFM ou meramente RPM.

 

CFM (Cubic Feet per Minute) determina o quanto de ar a fan é capaz de mover, mas o que força o ar a passar pelo radiador (e consequentemente por obstáculos) é a pressão, nesse caso, pressão estática. Geralmente fans com mais pressão são as opções mais aconselháveis a se usar no radiador.

As melhores opções que eu conheço no momento são as SP120 da Corsair (que vem no H80i v2 e H100i v2), essas possuem 70 CFM e 4.65 mm² H2O de pressão estática, ou então as Calafrio Rings da PCYes!, com 84.5 de CFM e 3.2 mm² H2O de pressão. 

Porém ambas são um pouco barulhentas; rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo Oi Amanda, isso que disse é interessante. Não sabia! O cooler que coloquei no lugar do original da EVGA de 1800RPM é um Corsair (acredito eu ter sido retirado de algum WC). Achei interessante que ele atinge 2700RPM mas fica parecendo uma caixa de abelha, porque a colméia desse radiador é muito densa :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, ricardoscasado disse:

O cooler que coloquei no lugar do original da EVGA de 1800RPM é um Corsair

3 ou 4 pinos?Se é 3 pinos fica sempre na RPM máxima e é barulhento pelos 2 motivos:a própria rotação e outro a passagem pela colmeia do radiador.

adicionado 7 minutos depois

Eu colocaria FAN com PWM de 4 pinos tipo AKASA Piranha ou AKASA Viper, o primeiro é mais silencioso, mas menos fluxo que o Viper, mas ambos seriam controlados pelo sensor da CPU e mudam a RPM conforme a necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que você citou, acho que essa fan seria a de cor cinza, que acompanhava os antigos H80i e H100i.
Essas fans tem boa performance e foram projetadas para serem usadas em radiadores.

 

Todo cooler tem seu próprio limite na capacidade de refrigeração, independente da rotação da fan.
A fan a partir de certa rotação não vai ajudar em muita coisa.

 

Veja um teste do H80 feito aqui relacionando a temperatura do cpu com a rotação da fan.
A diferença de desempenho com a fan entre 50% e 100% é pouca.

 

Você achou a fan barulhenta com o controle PWM padrão?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!