Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com ryzen 5, PC congelando


Posts recomendados

Galera, ontem eu consegui instalar o Windows 10 no meu ryzen 5 2400 g e funcionou muito bem, sem travamento nem nada do tipo, porém, fui dormir e deixei reproduzindo filme, ao acordar o PC estava congelado com o logo do Windows, achei estranho, porém forcei o desligamento segurando o botão de Power, mas agora está acontecendo algo anormal, ele não carrega nada que seja do Windows, tento carregar o hirens boot pelo pendrive, ele congela. Tipo, quando aparece o logo do Windows e vai começar a carregar, ele congela, desliga os USB e fica inutilizável. Tentei pelo CD/DVD e a mesma história, quando vai carregar, congela. Tentei o Windows 7 e a mesma história. Na hora pensei, deve ter algum hardware em curto, usei o leitor de CD/DVD e mouse e teclado ps2 tirei todos os USB e desabilitei os USB na BIOS e continuo... Desabilitei a rede e continuou, tudo onboard exceto a placa de vídeo, que no caso seria a vega 11, desabilitei PCI, áudio, rede e USB e ainda assim continua congelando. Fiz downgrade na BIOS e continua, já não sei o que fazer... Alguma sugestão? Qualquer coisa... Meu setup é
Ryzen 5 2400 g
placa-mãe biostar tb350btc
Memória DDR 4 2667ghz
Ssd 120gb Kingston
Fonte corsair atx cx 430 w
Todas as peças novas com menos de um mês de uso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentou dar boot com algum linux? pelo menos se o linux der kernel panic ele indica que hardware ou modulo do sistema que foi responsável, dando alguma pista pra pesquisar.

 

O windows 7 não tem suporte ao USB de placas mais novas o mesmo com o mini xp do hirens. 

 

Não sei se chegou a testar, mas ja tentou dar boot no windows 10 pelo pendrive ou DVD mas deixando o SSD desconectado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 boa noite amigo, obrigado pela sugestão. Já tentei sim, eu tenho o Windows instalado no pendrive, mas não sabia sobre isso aí do Linux, qual versão de Linux eu devo tentar, alguma sugestão? Aí faço o pendrive bootavel. E sobre o Windows 7 antes era o único sistema funcional com meu ryzen 5200g porém, lógico que havia os bugs, mas após localiza os drivers para corrigir os bugs, eu modifiquei uma ISO do Windows 7 na qual já tá solucionado todos os problemas do mesmo. Mas agora, nem o Windows 7 que dar boot mais... Eu tenho uns 10 anos que mexo com hardware e ESA e a primeira vez que isso me acontece, fiz tudo que achei que resolveria mas infelizmente me encontro em um beco sem saída. O que me deixa mais fulo, é que, ontem estava muito bom o PC, sem nenhum indício que iria acontecer isso... E a BIOS tá normal, mudei a versão e etc, pensei que poderia ser a BIOS mas é bem provável que seja algum driver dando conflito... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser a distro que estiver a mão, ubuntu, linux mint... na hora do boot quando aparecer o logo você pressiona esc que da pra ver as mensagens de inicialização,

 

Caso o boot automático falhe voce ainda tem a opção de pressionar tab no menu de inicialização e alterar parâmetros de boot do kernel, tipo desativar o gerenciamento de energia ACPI com acpi=off ou ate forçar o kernel a lidar sozinho com o gerenciamento de IRQs e endereços de hardware com as opções noapic e pnpbios=off. 

 

tem uma opção que eu costumo usar que é a apm=off ou noapm ela desativa o gerenciamento de energia avançado incluindo o controle de rotação dos coolers que ficam no RPM máximo, o que ajuda a detectar problemas com sobreaquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, F4b10 disse:

Pode ser a distro que estiver a mão, ubuntu, linux mint... na hora do boot quando aparecer o logo você pressiona esc que da pra ver as mensagens de inicialização,

 

Caso o boot automático falhe voce ainda tem a opção de pressionar tab no menu de inicialização e alterar parâmetros de boot do kernel, tipo desativar o gerenciamento de energia ACPI com acpi=off ou ate forçar o kernel a lidar sozinho com o gerenciamento de IRQs e endereços de hardware com as opções noapic e pnpbios=off. 

 

tem uma opção que eu costumo usar que é a apm=off ou noapm ela desativa o gerenciamento de energia avançado incluindo o controle de rotação dos coolers que ficam no RPM máximo, o que ajuda a detectar problemas com sobreaquecimento. 

1 hora atrás, F4b10 disse:

Pode ser a distro que estiver a mão, ubuntu, linux mint... na hora do boot quando aparecer o logo você pressiona esc que da pra ver as mensagens de inicialização,

 

Caso o boot automático falhe voce ainda tem a opção de pressionar tab no menu de inicialização e alterar parâmetros de boot do kernel, tipo desativar o gerenciamento de energia ACPI com acpi=off ou ate forçar o kernel a lidar sozinho com o gerenciamento de IRQs e endereços de hardware com as opções noapic e pnpbios=off. 

 

tem uma opção que eu costumo usar que é a apm=off ou noapm ela desativa o gerenciamento de energia avançado incluindo o controle de rotação dos coolers que ficam no RPM máximo, o que ajuda a detectar problemas com sobreaquecimento.

Irei tentar, muito obrigado amigo 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!