Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações pessoal, tenho um televisor AOC LE32D330 que utilizo tanto com a antena como também com chrome cast, nos ultimos dias ela vem apresentando uns "estalos" no som muito raros quando estou utilizando-a pela antena, e quando utilizo pelo chrome cast "netflix" o estalo é quase 100% das vezes q inicio um filme/serie. Esses 'estalos' não são fixos, quando começam pode ter duração de alguns segundos (5-10 segundos) e logo param, mas podem voltar a ocorrer com o tempo em que a tv está ligada. 

Nos ultimos dias também, o chrome cast não consegue ficar ligado utilizando a fonte/porta USB da propria tv, testei a tensão que a USB está oferecendo e obtive uma variação de 1 a 4v então passei a utilizar uma fonte externa para alimentar o chrome cast.

obs importantes:

- Quando coloco o chrome cast na porta USB da TV e na HDMI da TV e mudo o input da TV para HDMI1 ou HDMI2 o chrome cast não consegue tensão o suficiente para operar normalmente e a TV tem uma grande chance de se desligar sozinha, e para religar a TV é necessario retira-la da tomada e colocar novamente, isso faz com q a TV ligue sozinha, sem ter apertado o power da TV ou do controle remoto;

- Os 'estalos' vem dos outo-falantes da TV, são 2, left/right;

- Muito raramente a TV se desliga sozinha quando estou utilizando o input hdmi para assistir chrome cast (chrome cast conectado na hdmi e conectado em uma fonte externa);

- Quando troco o input de tv para hdmi1 ou hdmi2, as vezes a TV se desliga rapidamente, só da pra perceber que ela se desligou pelo fato do logo AOC aparecer na tela;

- Já troquei 2 capacitores (da fonte) da trilha que fornece 5v pra placa da tv, um de 470uF 16v e o outro de 330uF 35v e o problema continua o mesmo.

Já agradeço a atenção de todos, não consegui deixar um texto fluido para mais fácil compreensão, mas acredito ter conseguido dar todos os detalhas que consegui perceber do problema

fonte-tv-aoc-le32d330.jpg

Postado

Consegue armar essa fonte fora?

quando fizer isso da pra aferir o nível DC delas sem interferência da placa principal. 

Se a tensão estiver baixa, precisa rever os componentes associados a ela ou trocar a fonte.

caso a tensão esteja normal, aí você faz uma investigação na entrada dessas tensões na placa principal.

desconfie dos condensadores SMD maiores/ observe se algum IC conversor DC DC ou regulador de tensão aquecem além do normal, ambas as dicas para a placa principal.

Postado

Realizei os testes na fonte sem influencia da placa principal, todas as tensões estavam corretas. Quando conecto a fonte na placa principal e ligo-a, as tensões de 5v caem para 3,8-3,9v. (obs: as tensões de 5v são as unicas que tem alteração).

obs: proximo passo é testar a placa principal, quando o fizer, posto os resultados aqui. Grato pela atenção

(para fins de colaboração, para ligar a fonte da TV utilizei um resistor de 1k ohm como jumper entre o pino PS_ON e um pino de 5v)

Postado
4 horas atrás, 01101011 disse:

Realizei os testes na fonte sem influencia da placa principal, todas as tensões estavam corretas. Quando conecto a fonte na placa principal e ligo-a, as tensões de 5v caem para 3,8-3,9v. (obs: as tensões de 5v são as unicas que tem alteração).

obs: proximo passo é testar a placa principal, quando o fizer, posto os resultados aqui. Grato pela atenção

(para fins de colaboração, para ligar a fonte da TV utilizei um resistor de 1k ohm como jumper entre o pino PS_ON e um pino de 5v)

Você fez certo.

no aguardo.

Postado

O regulador em amarelo tem entrada 3,7-3,8v e saida 3,4, já o regulador em vermelho tem entrada 3,4v e saida 1,5v (não sei se é normal, mas o regulador em vermelho esquenta bem mais que o em amarelo). //Teste realizado quando a tensão de 5v de entrada da placa principal estava em 3,7-3,8v.

Não sei se isso tem muito interferência, mas quando as tensão de 5v está normal ((o que é difícil de acontecer)entrando na placa principal a 4,8-4.7v) a fonte não faz ruido elétrico e quando a tensão de 5v não está normal (entrando na placa principal a 3,7-3,8v) a fonte faz um ruido elétrico perceptível (um pouco alto).

Tirando o regulador em vermelho, não consegui perceber nenhum outro aquecimento grande no resto dos componentes (o processador esquenta bem, mas pra mim parece normal)

P_20190731_103211_1_p.jpg

Postado

Minhas lembranças podem estar me deixando na mão, mas acho provável que esse regulador que circulou de amarelo, fornece a alimentação para o de 1,5V.

como você observou um leve aquecimento do regulador de 1,5 , é provável que ele esteja funcionando em perfeito estado, assim como podem estar os componentes que ele alimenta (o processador e memórias trabalham com tensões próximas disso).

o correto seria que retirasse o regulador que circulou de amarelo e vericasse a estabilidade da tensão de 5V antes dele, e que vericasse ohmicamente a linha da saida dele.

Como essa fonte de 5v vai para muitos locais, seria importante que usasse o esquema para ver a linha de 5V.

Tem muita coisa, varicap...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!