Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DRIVER para motor DC sem escovas 20A


Posts recomendados

Olá pessoal, 

 

Venho aqui humildemente pedir a ajuda do fórum.

Eu estou trabalhando com um motor DC sem escovas, corrente nominal de 20A. O link para o datasheet dele é este aqui.

Estou utilizando este motor para um trabalho da faculdade, onde será utilizado para mover uma base robótica móvel.

Em resumo, eu preciso de um circuito eletrônico que permita acionar este motor com rotação nos dois sentidos e variação de velocidade, basicamente uma ponte H com MOSFETs e gate drivers para 20A.

Então, tenho procurado por drivers comerciais ou circuitos integrados na faixa de corrente citada mas não consegui achar. Acredito que drivers comerciais devam ser bem caros também.

O último driver que eu construí era baseado no gate driver IR2104 e usava os transistores IRF8010, montado em uma placa de circuito impresso com dupla face. No entanto, a banca questionou a capacidade da placa de acionar o motor. Reparem no datasheet o valor da corrente de rotor bloqueado, 131A.

 

Resumindo, preciso de dicas sobre drivers comerciais ou sobre como projetar o circuito, esquemático e layout, para uma ponte H de 20A. Materiais da internet sobre o assunto serão muito bem vindos também.

 

grato!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Isadora, obrigado pela resposta.

 

Essas soluções me parecem interessantes. Achei vários anúncios com um driver para 43A com limitador de corrente, apesar da meia ponte que eles usam estar obsoleta na Digikey e Mouser. Encontrei meias pontes com na mesma faixa de corrente, mas o status ainda era de Não Recomendado Para Novos Projetos. Quando lançam esse status em um dispositivo, em alguns anos (pode ser um, pode ser dez anos, nem eles sabem) o componente estará obsoleto também. Não que isso tudo importe agora, mas é que pelo preço talvez seja mais vantajo$o comprar os componentes e fazer a montagem da placa  (terei de comprar alguns fora de qualquer forma para a placa do controlador), não fiz essas contas ainda.

 

Mais uma coisa. Para o caso da montagem de uma placa própria, tens algum link, tutorial, etc, que fale sobre trilhas e dissipação de calor no componente para a aplicação de drivers?

 

Grato, Isadora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tenho mas o google tem. De personalizado, apenas a tradicional visão prática

-trilhas grossas e curtas

-dupla face

-com camada solder mask pra que fique estanhado onde passa a corrente.

-dissipador grande e com cooler

 

O driver e mosfet mencionado parecem ser apropriados pro caso

SCHEMATIC1-_-PAGE1.png

 

tecgess2019.jpg.77df7b9f0e9e4e56aa630bd4

 

Quanto à corrente criticada pela banca, argumente que é o sistema que deve limitá-la e não a exigência do motor. Algo como se seu sistema (sua fonte) limitar em 50A, nunca vai chegar nos 131. Se for uma bateria que pode fornecer 500A, hás de elaborar a limitação, disjuntor, fusível ou algo + inteligente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...