Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá gente! Tudo bem?

Estou montando uma configuração de PC Gamer e nessa etapa estava pesquisando sobre as Fans.

Pesquisei umas duas semanas na internet e , em especial, aqui no fórum e acabei montando uma tabela.

Selecionei 3 modelos e gostaria da opinião de vocês.

Levei em conta 3 fatores, sendo do mais importante ao menos importante:

*dB(A)

*CFM

*Preço

Considerando que a melhor escolha seria, a grosso modo, o menor dB(A) e o maior CFM, registrei a "Amplitude", que seria a diferença entre o CFM e o dB(A), onde que o maior valor seria o melhor resultado.

Comparei os valores no Kabum, Pichau e Terabyte.

Para me ajudar na decisão, criei um "coeficiente de compra", que é a "Amplitude" divido pelo menor preço entre as lojas, onde o menor valor seria o melhor.

Com base nessa informações foi que eu cheguei as 3 fans que posto aqui.

Interessante que ao observar a tabela, os melhores fans são também os fans geralmente indicado na internet, incluindo aqui.

Outra curiosidade: Vocês conhecem a marca "Alseye"? Notei que todos os modelos dela tem o mesmo valor de CFM e de dB(A), o quê é muito estranho....

PS: vou postar a tabela inteira, talvez sirva pra alguém que está perdido como eu também estava.

PS2: O gabinete será um Aerocool Aero 500G RGB e a placa-mãe será uma MSI B450 Tomahawk.

PS3: A disposição será 2 na frente e 2 no topo.

PS4: É possível controlar a velocidade dos fans pelo controle do gabinete? É preciso algum processo e/ou peça adicional?

Obrigado pela atenção.

Qual desses fans vocês indicariam?

fanMinha_escolha.JPG

=============================================================================================================

TABELA DE COMPARAÇÃO DE FANS

fanTabela.JPG

Postado

@CrashNeo Olha não sou "entendedor" de fan, só quero fans silenciosos e que de fato deixem meus componentes resfriados com eficiência e com silêncio, resumi o que você quer né?? kkk atualmente estou usando 5 fans no meu gabinete H500P da assinatura: Os Coolermaster MasterFan PRO RGB. Uso dois de 200mm na frente, dois de 200mm no topo e um de 140mm na traseira, todos com LEDs sincronizados com a placa-mãe. São super silenciosos (mesmo o de 140mm sendo menor não faz um barulhinho), já os de 200mm que giram a ~700~800RPM e fazem um ótimo vento não é possível ouvi-los, e todos estão conectados à fonte, com adaptador molex.

Acho que são fans muito bons, são mais caros (em especial esses 4 de 200mm que comprei saíram caro) mas vale muito a pena.

Postado

@simforoso O adaptador molex que você mencionou acima é daqueles molex para PWM/DC?

Tenho um gabinete com 4 fans de 120mm 12V, que no caso queria fazer um controle mas minha mobo só possui um chassi fan.

Sabe me dizer se ainda consigo gerenciar a velocidade delas via software (mesmo se conectado na fonte) com esse adaptador? 

Postado
13 horas atrás, Aparecido Oliveira disse:

@simforoso O adaptador molex que você mencionou acima é daqueles molex para PWM/DC?

Tenho um gabinete com 4 fans de 120mm 12V, que no caso queria fazer um controle mas minha mobo só possui um chassi fan.

Sabe me dizer se ainda consigo gerenciar a velocidade delas via software (mesmo se conectado na fonte) com esse adaptador? 

Geralmente esses adaptadores molex não tem como controlar a rotação, só vai direto no amarelo (12V) e pronto. Eu já vi um adaptador molex com um cabo amarelo fino para conectar na placa, mas faz tanto tempo que não lembro se era pra só ver a rotação dos fans ligados e/ou controlá-los... teria que dar uma pesquisada.

Postado

Pra controlar velocidade tem que ser 3 ou 4 pinos (do conector de fan pequeno). Porque se o motor da fonte não tiver os 3 ou 4 fios não tem como. Portanto deveria colocar ali o "Conector" também, e cuidado ao olhar as especificações porque já vi umas que falava 4 pinos mas era molex. Se falar 4 pinos tem que ser PWM.

Eu dei uma olhada no manual do gabinete mas não tem informação sobre o controlador, tenta achar um video ou foto que mostre os cabos e conectores. Tem que olhar especificamente como é o controlador do gabinete, e já que o gabinete tem um controlador não deve precisar de outras peças , a menos que precise usar um splitter pra conectar mais fans. 

Pessoalmente prefiro conectar na placa-mãe mãe e controlar usando bios,software. Esse do aero 500 mesmo só tem duas opções de "calibragem".

Sobre conectar mais de uma fan no mesmo header da placa-mãe é só usar os cabo splitter, mas tem que prestar atenção na corrente que o header suporta(só olhar o manual da placa-mãe), meio que padrão ser 1A 12V. Por exemplo se for colocar 3 fans no mesmo header a corrente máxima de cada fan pode ser 0.3A e é altamente preferível que use fans iguais, e também não pode misturar 3 pinos com 4pinos PWM

Sobre os Alseye , aparentemente são o mesmo fan com iluminação/detalhes diferentes, ainda acho suspeito.

@CrashNeo@Aparecido Oliveira

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...