Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

OBS: NÃO ENTENDO PRATICAMENTE NADA DE ELETRÔNICO, POR FAVOR USE UMA LINGUAGEM SIMPLES!

 

Fui testar um computador que tenho aqui em casa e ele não estava dando vídeo, lembro-me uma vez que a fonte estava com muita poeira e por isso não estava ligando, então fui verificar a fonte, estava bem limpa, mas percebi que havia um capacitor de 10V e 1000uF +105°C (Tem um número: 40501), tenho outras 4 fontes paradas, e achei um capacitor em uma delas cujo possui as mesmas especificações, porém ele é "mais magrinho" e é verde (o defeituoso é preto)...

Gostaria de saber se posso usar esse capacitor "mais magrinho" (eles possuem a mesma "altura") já que eles possuem as mesmas especificações, e caso não possa, que tipo de capacitor devo usar? Quais são as consequências de por um capacitor diferente? Além disso gostaria de algumas dicas/explicações sobre eletrônica, onde posso aprender sem torrar o cérebro.

Postado
Em 11/08/2019 às 16:57, SenhorNerd disse:

capacitor de 10V e 1000uF +105°C

O que importa são essas especificações. Sendo iguais pode colocar sem problemas.

 

Mas tome cuidado com capacitores usados. pois eles podem apresentar defeito mesmo estando com a aparência normal.

 

Em 11/08/2019 às 16:57, SenhorNerd disse:

porém ele é "mais magrinho" e é verde (o defeituoso é preto)...

Isso não importa, quanto a tamanho e cor só depende da marca e da época em que foi fabricado (os mais antigos são maiores).

 

Como sabe que o capacitor da sua fonte está ruim?

 

  • Curtir 2
Postado

Que colega disse está certo,mas em alguns caso pode colocar capacitores usados sim,eu uso sem problemas,mas tem que ter medidor de esr,esr é a resistência interna dele,muita gente fica em duvida eu troquei o capacitor e funcionou mas ele estava com a capacitancia boa como pode ocorrer isso ?possivelmente ele estava com sua resistencia interna alterada ou seja esr.

Confira aqui nesse link que fala sobre o esr do capacitor.

https://www.te1.com.br/2010/10/o-que-e-esr-de-um-capacitor/#

  • Amei 1
Postado

@LCN Vintage 1980 eu também uso bastante capacitor usado. 

Eu só avisei o colega @SenhorNerd porque os capacitores das fontes de PC têm um desgaste maior por causa das altas correntes e frequência.

E ainda tem fontes dessas aí que usam uns capacitores dos mais ruins que tem. 

Já consertei várias fontes dessas somente trocando capacitor, ele é a primeira coisa que estraga por causa dos motivos que eu citei acima. 

  • Curtir 2
Postado

@Renato.88 Na verdade estava falando do esr para o camarada @SenhorNerd,mas enfim,sim capacitores que trabalha em alta frequencia como fonte,é sempre bom colocar novos,como nos casos das philips que trabalha com aqueles bcs prateado e dois capacitores um de 47uF x 25 e um 220uF x 25,o meu caso já é mais voltado pra tv,pc não é minha praia,disse apenas para o camarada,que se fosse colocar usado tem que medir o esr do capacitor,porque mesmo no capacimetro dando a capacitancia correta,ai ele coloca ai fica o mesmo problema ai o camarada fica caçando defeito que nem louco.

  • Curtir 1
Postado
Em 11/08/2019 às 19:22, Renato.88 disse:

Como sabe que o capacitor da sua fonte está ruim?

 

Já ouvi dizer que poeira pode acumular umidade e/ou ajudar a estufar um capacitor... Não sei se é verdade, mas, o capacitor estava entre os cabos da fonte, com muita poeira e BEEEM estufado! (Se estufasse mais, viraria uma bola)

Postado
1 hora atrás, SenhorNerd disse:

BEEEM estufado! (Se estufasse mais, viraria uma bola)

Nesse caso sim podemos ter certeza que está ruim. 

 

Sobre poeira eu nunca ouvi falar. 

  • Curtir 2
Postado

@SenhorNerd Não se for poeira não danifica não,poeira é ruim para aparelhos que tem coolers,leitores de dvd e cd player,cabeça de video k7 etc,mas o que também pode acontecer é um dos terminais do capacitor pegar zinabre isso sim é possivel.

  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...