Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Em algum lugar do passado empresas europeias investiram num "sistema trunking digital" que basicamente usa mais de uma frequência para impedir acesso indevido, cito como exemplo parte da rede de rádio da policia de São Paulo, que antes podia ser monitorada e até mesmo invadida com um simples radinho da China e atualmente não se consegue nem sequer ouvir o que se passa lá.

Hoje em dia, em sites de leilões, são encontrados anúncios de queima de estoque de rádios "novos" neste sistema, pelo melhor preço do mercado, sem qualquer tipo de suporte, realmente o equipamento está lacrado na embalagem original porém, tem lá seus dez anos de armazenamento.

O que se passa na cabeça das pessoas que são atraídas por este tipo de anúncio eu não sei dizer, imagino que o preço é o grande atrativo, estimo que um rádio operacional deste porte custa em torno de 1.500 e por um décimo do valor, se consegue levar um.

Ao ver o anúncio, na minha mente acende uma luz de alerta de oportunidade de boa compra e veja que nem sequer tenho a necessidade de utilizar um rádio pois, meu celular está me satisfazendo.

Se levar em conta os ensinamentos do livro sobre dinheiro do Gabriel Torres, devo segurar o clique do mouse antes de comprar e procurar saber mais sobre o que estou querendo comprar.

Primeira análise, o vendedor é claro em dizer que não dá suporte ao produto, ele apenas vende.

Subentende-se que o sistema vem de fábrica virgem, sem formatação ou bloqueado e basta o usuário descobrir como é que se desbloqueia. Já passei por algo parecido antes, comprei um HD novo e barato, daqueles utilizados em gravadores de TV a cabo, no anúncio constava como "bloqueado para técnicos" e achei que seria um bom desafio, o problema é que quebrei a cabeça juntamente com uma centena de pessoas que fizeram a mesma compra, para descobrir que tinha que pagar pelo serviço de desbloqueio e mais as despesas de frete, lembrando que já cai nesta história de enviar pelo correio para manutenção antes e acabei ficando sem o aparelho.

Analisando mais a fundo, achei no facebook e no youtube grupos de pessoas que compraram o rádio e estão com ele parado, sem saber o que fazer, mesmo descobrindo qual é o código de dez dígitos do fabricante.

Então achei um anúncio de suporte, para desbloqueio do rádio por R$ 500,00 mais as despesas de envio pelo correio, alguém havia comprado na europa o software do fabricante e estava desbloqueando a comunicação de um rádio para outro diretamente.

Analisando pelo ponto de vista técnico o funcionamento do rádio envolve tecnologias como o CDMA de 900 MHz o qual permite interação com internet e telefonia, sendo que esta parte mesmo desbloqueada, não funcionaria no Brasil porque não tem a disponibilidade do sistema, não tem uma empresa que forneça o serviço, só restando a funcionalidade de transmissão via frequência de rádio, frequência esta regulada pela ANATEL e autorizada a utilização apenas por órgãos específicos, como por exemplo a Defesa Civil, de acordo com a regulamentação, pessoas físicas ou todas as demais pessoas jurídicas ou empresas, não podem operar nesta faixa. Mesmo estando devidamente cadastradas no sistema, poderiam operar em outras frequências e não nas frequências do rádio tetra.

Pela lógica, o cara que comprar e desbloquear o rádio, não vai poder utilizar legalmente o sistema e se passar a utilizar, está sujeito a fiscalização e apreensão do equipamento.

É isso, aquilo que parece ser barato, tem um motivo, ou não serve para nada ou é proibido de alguma forma.

Agora, se for por questões de mera curiosidade ou desafio de vencer um sistema, está barato mesmo, não vai perder muito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!