Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Essa fonte aguenta essa config?


Posts recomendados

@Matheus Mendonça Aceita sim, mas atente-se nos conectores de energia da sua 1060: se ela for uma versão mais "encapetada" de fábrica com overclock e tal, a CX450 tem apenas um conector 6+2pin no PCI-E. Imagino eu que todas as 1060 sejam de 6 ou 8 pin apenas na energia, mas sempre é bom avisar. 

 

Conheço bem essa fonte CX450 pois a usei 2 anos, e peguei pesado com ela com um 6700K a 4.5GHz, uma GTX 1070, 6 HDs de 5400rpm e ela nem esquentava quase. Atualmente passei para uma Corsair HX750, mas mantenho com carinho a CX450 num Q6600 que tenho aqui em casa para uso comum de todos aqui e até hoje está firme e forte, funcionando que é um relógio. Pode comprar que a fonte tem muita qualidade e disposição de sobra.

adicionado 0 minutos depois

@Matheus Mendonça Sim, tranquilo... mas o seu CPU sem o "K" não vai conseguir mudar para além da frequência do turbo da Intel..mas aguenta sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Matheus Mendonça , concordo que a fonte suporta sim essa configuração mesmo com o overclock pretendido.

No entanto, discordo do amigo @Phoenyx  já que uma máquina não funciona somente com placa-mãe, processador e placa de vídeo, portanto é impossível que seu setup consuma somente 250W e muito menos em full load.
Baseado nas peças que você já nos informou fiz uma estimativa razoável de suas outras peças, sendo até sinceramente um pouco humilde.

Julguei por baixo que seus outros componentes são:
2X Módulos de memória DDR4 4gb (cada)
1X HD 7200 RPM
1X SSD
2X Fans 120mm

Não coloquei placas de áudio PCI nem drivers NVme, peço inclusive que nos informe por completo os componentes de sua máquina incluindo os coolers e a existência ou não de water cooler.

Em resumo sua máquina ficou na margem de 363W consumo com 90% de utilização da capacidade total (10% a menos do Full load), de acordo com o Power Supply Calculator.
Vou deixar com quem quiser ver o link do site para o cálculo do consumo de energia do próprio setup e claro, para que calcule o consumo de seu setup pessoalmente adicionando todos os componentes presentes no seu PC.

https://outervision.com/power-supply-calculator

Abraço!

Ps.: Peço desculpas pois coloquei erroneamente a placa gráfica e adicionei uma GTX 1660 ao invés de uma GTX 1060, porém ao alterar para a certa o consumo de energia subiu para 366W com 90% de utilização.
 

Capturar.PNG

Capturar2.PNG

Capturar.PNG

Capturar2.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@viniR15 Tinha um tópico meu pinado no setor desde ~2005, quando quis compartilhar a PSU calculator da outervision.

Eu não vou explicar o porque de não se levá-lo ao pé de letra, apenas dar um resumo:
Estes sites além de colocarem uma margem de risco, ou seja, chutarem pra cima, tmb colocam mais 10% de desgaste nos capacitores, e nem sempre colocam a potência correta dos equipamentos.

 

Sem contar que sua faixa de corte é em 50%, ou seja, sempre irão recomendar uma fonte com o dobro da potência já inflada.

 

Memórias RAM, fans, HDs e etc consomem muito pouco, então é praticamente desprezível na conta, a não ser que você esteja montando um hack de servidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Phoenyx disse:

@viniR15 Tinha um tópico meu pinado no setor desde ~2005, quando quis compartilhar a PSU calculator da outervision.

Eu não vou explicar o porque de não se levá-lo ao pé de letra, apenas dar um resumo:
Estes sites além de colocarem uma margem de risco, ou seja, chutarem pra cima, tmb colocam mais 10% de desgaste nos capacitores, e nem sempre colocam a potência correta dos equipamentos.

 

Sem contar que sua faixa de corte é em 50%, ou seja, sempre irá recomendar uma fonte com o dobro da potência já inflada.

 

Memórias RAM, fans, HDs e etc consomem muito pouco, então é praticamente desprezível na conta, a não ser que você esteja montando um hack de servidor.


Acompanho sempre que posso o Clube do Hardware e observo sempre várias postagens suas e do consagrado colega Faller que também nos agracia com suas precisas respostas, aproveito o momento para agradecer o serviço que prestam a essa comunidade.
Entendo que já tenha feito uma analise do PSU calculator, no entanto se observar bem o site hoje em dia, e acredito que já tenha visto, as estimativas de consumo dos equipamentos não são mais adicionadas manualmente desde 2010. O site é alimentado com informações vindas diretamente dos fabricantes o que elimina o problema que você citou a respeito de nem sempre colocarem corretamente a potência dos equipamentos.
Os 10% de desgaste dos capacitores são mais que justos uma vez que vários fatores podem agregar para um encurtamento da vida útil destes componentes, já que não vivemos em um mundo ideal até mesmo a poeira acumulada na fonte pode levar a um aquecimento anormal e consequentemente eventuais defeitos.

Se observar os print's que postei poderá ver que o consumo com as peças que citei ficou em 316W e a margem de risco do site adicionou mais 50W totalizando 366W. Mais que justo por conta de todas as variáveis que envolvem o consumo de energia de uma máquina.
A fonte recomendada foi de 500W que de acordo com o setup do @Matheus Mendonça irá trabalhar tranquilamente sem problemas de aquecimento gerados por mal dimensionamento de potência.

Diante disso chego a conclusão que o site evidência a verdadeira necessidade em relação a fonte de energia.

Não encontro em nenhuma fonte do próprio site essa faixa de corte de 50% que citou, e utilizando o site podemos ver claramente que a fonte recomendada não foi o dobro do necessário.

 Para evitar possíveis obstruções ao post do colega Matheus, peço que se possível me mande o link de seu tópico de 2005 para que eu dedique pessoalmente um tempo em verificar se as coisas continuam como antes.

Novamente agradeço as colaborações, é vivendo que se aprende!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@viniR15 Vixe cara, não vou procurar este tópico no meio de ~20000 postagens... rs
E deve ter sido apagado, pois reformularam o setor.

 

Cabe a pergunta, será mesmo que são os fabricantes que diretamente mandam os dados? Eu tenho minhas dúvidas.

Antigamente eles faziam este corte nos 50% da fonte e dobravam a potência (ganhavam grana dos fabricantes de fontes talvez? aquele anúncio da eVGA não tá lá de graça), não que isto seja de todo ruim, pois no geral a melhor eficiência da fonte fica entre seus 50~60% de carga.

 

Sinceramente não os acompanhei mais. Prefiro ir no site do fabricante do hardware e ver o consumo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx  De fato eles aproveitam pra vender o peixe deles, tanto que eles mesmos dizem que são patrocinados pela Amazon.

Sem sombra de dúvidas outro ponto que concordo contigo é que entrar no site dos fabricantes e procurar nas especificações o consumo, não só é mais preciso como também mais confiável. O site nos ajuda nos casos de preguiça e quando precisamos de informações rápidas.

Portanto, fica a dica para o colega @Matheus Mendonça . A fonte de 450W vai servir, mas se ficar curioso a respeito do consumo total de sua máquina pode entrar no site dos fabricantes e colher os dados manualmente de forma precisa. Ou se optar pelo site, não ficará muito distante dos valores obtidos podendo até quem sabe, ser os mesmos valores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!