Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação para PC Gamer


Posts recomendados

Olá.

 

No próximo mês vou investir aproximadamente R$ 6.500 em um novo PC. Selecionei os componentes abaixo (quero Intel, por favor não tentem me convencer do contrário), apenas estou com algumas dúvidas se eles seriam bem acomodados no gabinete da minha escolha e se a fonte escolhida é compatível com a configuração. Nunca tive um computador com componentes mais "avançados", sempre tive PCs de lojas de geladeira e não entendo muito sobre as peças em si, então se alguém pudesse "ilustrar" mais ou menos como ficaria o computador montado (tipo onde ficaria o radiador do Cooler) e sobre a refrigeração, agradeço. Principalmente porque alguns amigos comentaram comigo que por exemplo, caso o radiador ficasse na parte superior, talvez o espaço entre ele e a memória seria muito estreito. Esse gabinete vem com 5 fans RGB, as da parte superior ou frontal seriam removidas caso o radiador fosse instalado nesses locais? Outra coisa, estou em dúvida se a memória deveria ser 2x8gb ou 1x16gb. Levem em consideração que eu pretendo expandir para 32gb de RAM até o fim do ano, então qual seria o melhor setup? Meu monitor é um Samsung QLED Curvo 24" 1ms 144hz Free Sync C-FG73. Me desculpem pela ignorância, mas desde já obrigado pelo auxílio!

 

-Gabinete Redragon Tailgate RGB GC-702

-Processador I7 9700K
-Water Cooler DeepCool GamerStorm Maelstrom 240T
-Placa-mãe MSI Z390-A PRO DDR4 
-Memória Corsair Vengeance LPX 16gb (1x16gb) 3000mhz
-Placa de Vídeo Gigabyte GeForce GTX 1660 TI 6GB - Triple Fan
-HD Toshiba 2TB
-SSD Kingston A400 240GB

-Fonte Corsair CX Series CX550 80 Plus Bronze PFC Ativo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @gusz.c !

 

Geralmente monta-se radiadores 240mm no teto do gabinete, expelindo ar quente. Eu, particularmente, sou contra. Os resultados instalando-se na parte frontal são melhores (no caso de placas de vídeo não-blower, como é o teu):

 

Imagino que vá comprar essa máquina montada numa loja. Você pode entrar em contato com eles solicitando onde deseja montar o radiador. Com relação a espaço, fique tranquilo porque eles certamente não montariam a tua máquina caso não houvesse espaço suficiente para isto. E sim, como teu gabinete já vem com 5 fans, 2 deles serão removidos (na frente ou no topo) pra instalação do watercooler.

 

São várias as aplicações que se beneficiam de dual-channel, portanto a configuração de memória 2x8 seria mais interessante se você não pretendesse num futuro próximo expandir para 32GB. Nesse caso, compre apenas um pente de 16GB e posteriormente um outro.

 

Eu pensei muito se escreveria mesmo esta última parte. Mas no fim, não posso me furtar a fazê-lo. Você foi bastante controverso ao dizer "não entendo muito sobre as peças" logo após afirmar com muita convicção que precisa que tua máquina seja Intel. Afinal, uma vez munido de tão bons argumentos pra saber qual a melhor configuração pra ti, é mesmo alguém que não entende sobre as peças? O dinheiro é teu (?) e deves gastá-lo como bem entender. Mas é bem verdade que tua configuração está desequilibrada. Há excesso de processador e falta de placa de vídeo. Com um orçamento semelhante é possível montar uma máquina que entregue mais fps em todos os jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hanner

Gostei bastante do vídeo, definitivamente vou pedir que instalem o Cooler na parte frontal. Na realidade, eu não entendo muito sobre a parte mais técnica dessa área, sabe? E apesar de já ter ouvido vários argumentos ótimos sobre o Ryzen, a minha vida inteira eu usei e Intel e sempre gostei, então a escolha da marca seria mais um receio de testar coisas novas e me arrepender depois. No caso da placa de vídeo, alguns amigos comentaram a mesma coisa, que a placa de vídeo não era muito compatível com o processador que eu escolhi, mas cara, eu não jogo muitas coisas (minha vida Gamer é baseada em Tibia e LoL, mais algum jogo aleatório da Steam uma vez em nunca), uso mais o PC pra organizar as minhas fotos (sou fotógrafo profissionalmente e por hobby). Mas como minha namorada às vezes tenta outros jogos que talvez exijam uma placa de vídeo superior, acabei escolhendo essa. Pelos reviews que vi, ela roda qualquer jogo em FullHD e isso é mais do que suficiente pra gente. Recebi sugestões pra investir numa RTX 2070 ou 2080, mas isso fica um pouco fora do nosso orçamento com esse setup. Até pensei em pegar a RTX 2060 que é um pouco mais em conta, mas não tenho certeza se vale a pena. Alguma ideia sobre isso?

 

Valeu mesmo pelo retorno, me deu uma luz! :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, gusz.c disse:

a escolha da marca seria mais um receio de testar coisas novas e me arrepender depois

Eu imaginava. Nesse caso, cabe um pouquinho de história.

 

Já faz uns anos que uma série de decisões erradas da alta administração da AMD fez com que ela perdesse muito dinheiro e por consequência parasse no tempo. Ao passo que a Intel conseguiu entregar processadores com desempenho superior a cada ano, a AMD simplesmente empilhava mais núcleos e não conseguia avançar tecnologicamente.

 

A Intel nadou de braçada em piscina de criança por muitos anos, o que foi muito ruim para o mercado, pois a concorrência pífia da AMD não criara necessidade de inovação constante. Isso criou uma estagnação na evolução das CPUs. É bem verdade que geração anterior de processadores da AMD (os infame FX) eram processadores que consumiam absurdos de energia, esquentavam mais que trem lotado e entregavam performance equivalente aos Phenom ii lançados muitos anos antes. Esse cenário perdurou por anos e a AMD recebeu a devida má fama pela falta de bons produtos.

 

Somente em 2017 a situação começou a mudar. A AMD lançou a totalmente nova arquitetura Zen, produzindo chips socket AM4. Nasciam os primeiros Ryzen. Embora tivesse mantido sua filosofia original (quanto mais núcleos, melhor) a AMD conseguiu finalmente evoluir na performance individual de cada um deles pra patamares equivalentes aos da Intel. O intermediário Ryzen 5 1600 com seus 6 núcleos físicos e 12 lógicos custando 540 reais hoje é quase como um milagre tecnológico. Também por conta disso, a Intel (que passara anos requentando processadores de 4 núcleos/4threads) se coçou e seus próprios produtos baixaram de preço e/ou ganharam incrementos mais significativos na performance. Eles até possuem mais núcleos hoje em dia!

 

Esse ano já foi lançada a terceira geração dos Ryzen. Eu poderia discorrer sobre ela aqui, mas é bastante fácil ler análises (inclusive aqui do CdH) e tirar suas próprias conclusões. Na época dos FX choviam reclamações sobre a AMD e a Intel era certamente a melhor escolha. Hoje o cenário mudou. Talvez em 2020 a Intel surja com inovações a preço de banana e volte a ser a melhor opção. Enfim, só quero que te livres dessa ideia de marca. São apenas fornecedores de bens/serviços para nós. Não são religião, time de futebol ou partido político. Uma vez que nossa relação é meramente comercial, escolhamos quem nos oferece o melhor custo x benefício, correto?

 

Pra finalizar, agora que somos íntimos e você não mais vai ficar chateado se eu recomendar Ryzen (🤣🤣) deixo opções que, pelo mesmo orçamento ou menor, entregam mais performance:

 

1 - Ryzen 7 2700X + RTX 2070

Dentre as opções disponíveis, é interessante trocar: Fonte para CX650, Memórias para 3000MHz, HD para WD 2 TB. Com essas alterações o preço fica em 5500 à vista.

 

2 - Ryzen 5 3600 + RTX 2070

Montagem customizada, escolhendo peça a peça. Um pouco mais caro, mas a performance do 3600 é superior em jogos fullHD (num monitor 144Hz)

Spoiler

image.thumb.png.441088dece4b9e296060fdde3c709ec9.png

 

3 - Via Pichau sai um pouco mais caro. Memórias um pouco inferiores, placa-mãe um pouco superior, nenhuma mudança significativa. Vá na opção Monte seu PC.

Spoiler

PROCESSADOR AMD RYZEN 5 3600 HEXA-CORE 3.6GHZ (4.2GHZ TURBO) 35MB CACHE AM4, YD3600BBAFBOX

WATER COOLER GAMERSTORM BY DEEPCOOL MAELSTROM 240T, DP-GS-H12RL-MS240TAM4

placa-mãe MSI B450M BAZOOKA DDR4 SOCKET B450 CHIPSET AMD B450

MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN 16GB (1X16GB) DDR4 2666MHZ VERMELHA,

PLACA DE VIDEO GALAX GEFORCE RTX 2070 8GB GDDR6 WHITE MINI 1-CLICK OC 256-BIT, 27NSL6HPZ7MN

HD TOSHIBA P300 2TB 3.5" SATA III 6GB/S, HDWD120XZSTA

SSD KINGSTON A400 480GB 2.5" SATA III, SA400S37/480G

GABINETE AEROCOOL AERO 500 WHITE EDITION WINDOW, EN55583

FONTE CORSAIR CX SERIES CX550 80 PLUS BRONZE 550W PFC ATIVO, CP-9020121

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

@Hanner Cara, ainda não decidi nada sobre meu PC, hehe. Consegue me ajudar novamente? Vou optar por colocar 2x8 de memória, surgiram outros planos adiante e não pretendo investir algo no PC. Outra coisa, o monitor é Free Sync, valeria a pena substituir a RTX por uma placa da AMD para utilizá-lo? Li alguns reviews sobre a nova RX 5700, ela parece interessante. Sobre o processador, eu não entendo muito sobre os Ryzen. Qual seria a diferença do Ryzen 5 pro 7, estou me baseando pela faixa de valores e não entendo muito do desempenho de cada modelo. O Ryzen 7 3700x seria um bom investimento? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gusz.c  Tudo gira em torno do orçamento que você irá dispor. Caso o inicial seja o mesmo, mantenho minhas recomendações. 

 

22 horas atrás, gusz.c disse:

Free Sync, valeria a pena substituir a RTX por uma placa da AMD para utilizá-lo?

Não necessariamente. A NVIDIA liberou compatibilidade com o Free Sync nas suas placas de video. Leia:

A "Lista Oficial de Compatibilidade" indica apenas 12 (doze mesmo) modelos de monitor compatíveis e o teu muito provavelmente não faz parte dela. Mas fique tranquilo porque usuários comuns estão conseguindo fazê-lo nos mais variados modelos e a própria NVIDIA já esclareceu que esta é apenas uma lista de modelos "testados e aprovados" e não uma listagem completa. 

 

22 horas atrás, gusz.c disse:

RX 5700, ela parece interessante

Sim, a depender do preço caótico da nossa terrinha.

 

22 horas atrás, gusz.c disse:

Qual seria a diferença do Ryzen 5 pro 7

Os Ryzen 7 são sempre modelos com 8 núcleos físicos e 16 lógicos. Já os Ryzen 5 possuem (exceto os modelos 1400 e 1500X da primeira geração) 6 núcleos e 12 threads, que são mais que suficientes para rodar qualquer jogo atual. Sabido isto, veja que a performance individual de cada núcleo não muda muito entre CPUs Ryzen de mesma geração.

 

Assim, em jogos, o Ryzen 5 1600 será bastante semelhante ao Ryzen 7 1700. Entretanto, o salto mais significativo foi para a terceira geração. Em outras palavras, o Ryzen 5 3600 é sensivelmente superior ao Ryzen 7 2700 em jogos, apesar deste último ter uma performance multi-thread (aplicações profissionais que se beneficiam de paralelismo) superior.

 

Uma vez que tua máquina será voltada para jogos, eu indico nessa faixa de até 1000 reais o Ryzen 5 3600 em detrimento do Ryzen 7 2700 (que anda custando uns 900). O Ryzen 7 3700X que mencionou irá unir o melhor dos dois mundos (performance multi-thread dos Ryzen 7 com 8n/16t + performance dos Ryzen 3000 em jogos) mas cobra substancialmente mais por isso. Não acredito que vale a diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!