Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não sei se esse é o local correto mas vi que tinha alguns tópicos sobre problemas específicos em algum componente de fonte aqui então resolvi criar aqui, caso esteja errado eu retiro e posto no local correto. 

Uma fonte que tenho aqui (CX 700w corsair) apresentou um cheiro de queimado muito forte apesar de continuar funcionando normalmente, como ja não está mais na garantia resolvi abrir e ver onde acontecia e um dos indutores (esse da imagem, parece ser o do PFC) está esquentando muito, saindo cheiro de queimado e coil whine muito alto. 

1419361708As7JreFt4Y_3_9_l.jpg1419361708As7JreFt4Y_3_17_l.jpg

Como aqui não tem técnico que mexa em fontes especificamente mandei para um técnico que conheço e ele olhou e disse que o problema era no indutor e poderia estar em curto e precisaria trocar, minha dúvida é: apenas trocar o indutor é o suficiente para consertar? E se for como eu consigo saber as especificações desse indutor para comprar um e trocar? Eu vi que tem vários vendendo pela internet mas n achei as especificações do indutor usado na fonte pra saber qual comprar. 

• Curtir 2
  • mês depois...
Postado

@XmutanoX A fonte desarma após alguns minutos por suepraquecimento? 

Aquele indutor não é do PFC. Ele é do secundário da fonte Corsair CX750.

Esta fonte, bem como outras mais atuais utiliza um transformador de alta frequência o qual gera exclusivamente +12v, os quais são retificados por 5 MOSfets SMD. 

O indutor toroidal específico usa 4 + 1 fios esmaltados.

4 fios são ligados diretamente aos drenos dos MOSfets, e então segue para os capacitores de filtragem da linha +12v

1 fio é ligado entre negativo da saída da fonte e o source dos MOSfets. 

A sua fonte ainda está ligando? 

O tal indutor chegou a mudar de cor (se ele tá esquentando irá queimar o esmalte dos fios de seu enrolamento, aumentando o curto). 

Conseguiria medir, em escala de continuidade o valor da resistência entre a saída negativa e a +12v da fonte? 

Postado

@toni_fatec Ela não desarmou mesmo forçando e utilizando em jogos, mas quando forçada ela exala cheiro forte de queimado e coil whine bem alto.
A fonte ligava e funcionava normal, o indutor foi retirado e estava quase todo queimado, até sua base estava queimada. Infelizmente não estou mais com a fonte, foi levada a um tecnico para verificar se pode trocar o indutor, pois ele disse que talvez tivesse outra CX750 com outro defeito lá disponivel

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, toni_fatec disse:

@XmutanoX quanto aproximadamente o técnico cobrará se for somente a troca do indutor toroidal da saída? 

Vai acabar gastando dinheiro á toa pois esses reparos em eletrônica não costumam ser simples e o pessoal aqui no fórum da sala de eletrônica está cansado de dizer isso.

Postado

@toni_fatec ele não disse, no caso a fonte é de um amigo meu que ele me emprestou por um tempo, como o tecnico ta mexendo no PC dele a algum tempo ele falou q ia dar uma olhada na fonte e se for só a troca desse indutor ele não vai cobrar muito caro, mas eu e ele estamos esperando para ver se ele tem a outra fonte pra retirar o indutor de lá

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...