Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso colocar um TOP FAN no Gabinete com RPM alto?


Posts recomendados

Pessoal estou com essa dúvida... Meu gabinete possui um Fan frontal 120mm na parte de baixo como ventilador (original do gabinete que não faço ideia qual RPM, mas acredito ser entre 1200 a 1400), Um lateral de 240mm também como ventilador (sem infos de RPM), Um de 120mm no top como exaustor com 1200RPM e um na traseira que é o do Watercooler como exaustor que tem fuinção PWM e RPM variável de 1000 a 2700 RPM. A minha dúvida é: posso colocar um no TOP com 1800 ou 2200 RPM sem que seja afetada a performance do traseiro do WC, visto que ambos estão há poucos centimetros um do outro fazendo a mesma função?? Se não houver problemas, há algum benefício com isso ou é pura perda de tempo??

 

Desde já obrigado a todos que puderem contribuir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ricardoscasado Poder colocar até 2200RPM no topo pode, mas é melhor trocar e colocar ele na frente.

 

Assim manterá a pressão positiva dentro do gabinete.

 

Ai pega o frontal que tem rotação menor e coloca no topo.

 

Se todos esses fans estiver ligado na mobo, dá para ver a rotação na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, tenho na lateral um enermax TB Apollish de 750RPM, Um no top de 1200RPM e Um frontal de 1200RPM. Estava pensando de colocar então um de 2200RPM na frente e um de 1800RPM no top... vocês acham que vai dar alguma diferença na refrigeração ou não vale a pena??? É que estou com um H45 na traseira com Fan PWM que fica em torno de 1100RPM a 2700RPM (nunca vi nessa rotação só quando ativo o full) dependendo da temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia fornecer o modelo e marca do gabinete?Ou então fotos.

Estou achando que está bem variada a rotação desses FAN e é difícil dizer se está equilibrado ou não o fluxo desse ar, já que os com rpm maior tendem a ter mais fluxo.Na prática só coloque mais FAN se ver que a CPU está esquentando demais.

Se puder invista em FAN de 4 pinos para ligar na MB, a rpm deles é controlada conforme a temperatura medida por sensores na placa-mãe.Falando nisso seria bom dizer a configuração completa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Vamos lá então...
Processador I7 4790K (Sem over)

4x Corsair Value = 16gb

GTX 1070 Ti G1 Gaming Gigabyte

Gigabyte z97x-SLI

HDD 7200 1TB

SSD WD 250 M.2

 

FANS:

1 Fan 120mm da Extream na frontal original que veio com o Gabinete (deve ser 1200RPM)

1 Fan 140mm 750RPM Enermax TB Apollish
1 Fan 120mm no Topo C3 tech F7 1200RPM

1 Fan do WC Corsair de 120mm com 2700RPM mas é PWM e fica em torno de 1200RPM e vai a 2200 com stress test do Prime95 e só chega a 2700RPM quando pela BIOS seto para rodar em Maximum.

 

Todos ligados direto na fonte com exceção do Fan Cooler Corsair do WC.

 

Obs. Temperatura está entre 28 a 30 graus em idle e usando o prime depois de uns 15 minutos a máxima bateu em 66 graus.

Troquei também o WV da EVGA por um Corsair H45 que peguei num rolo (estou com os dois, o evga parado).

 

Seguem as fotos:

20190822_232943.jpg

20190823_101838.jpg

20190823_101845.jpg

20190823_101854.jpg

20190823_101905.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fan do topo não traz maiores benefícios para o wc.
Ela dificulta o desempenho do wc, soprando para fora parte do ar que poderia ser usado pela fan do wc, criando competição.

 

Mas de qualquer forma, já vi configurações com duas e até três fans no topo com o wc na traseira funcionando adequadamente.

 

Assim você pode deixar essa fan no topo ou se quiser, até trocar por outra mais potente, mas particularmente não me preocuparia com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ricardoscasado disse:

e usando o prime depois de uns 15 minutos a máxima bateu em 66 graus.

Para mim está normalíssimo.Quanto ao FAN de topo discordo do colega porque não é bem assim, o ar quente sempre sobe, então todo o ar que passa pelo WC está vindo da frontal e desse lateral(é o de 140mm?).O cooler de topo vai criar um fluxo negativo e facilitar a entrada de ar fresco.Se colocar ele com fluxo de ar de baixo para cima vai haver uma turbulencia maior, o que é prejudicial no processo de troca de calor no radiador do WC . Do jeito que está está bom.

adicionado 4 minutos depois

Quanto á pergunta original, eu no seu lugar procuraria FAN com PWM(de 4 pinos), eles são melhores no fluxo de ar e como são controlados pela placa-mãe( a MB tem sensores de temperatura e um dispositivo de controle de rotação) só aumentam a RPM quando necessário.E se couber de 140mm é ainda melhor porque são mais silenciosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ricardoscasado disse:

@EdsonSM Edson. E se eu invertesse essa FAN do top jogando ar pra dentro também? Aí no caso colocaria uma de 1800RPM ou deixaria a mesma?

 

Apenas complementando o que postei anteriormente.
Não precisa retirar a fan no topo, pode deixar exatamente como está.
Apenas quis dizer que essa fan no topo tem a desvantagem de competir com a fan do wc.

 

Com relação a inverter a fan do topo, teoricamente nesse cenário a fan ajudaria a suprir ar mais frio para o wc.
Mas particularmente nunca vi recomendação ou experimento com esse tipo de configuração.
Imagino que possa dificultar a exaustão do ar aquecido pela placa de vídeo, já que tem um fluxo de ar em sentido oposto, logo acima da saída traseira.

 

Tem outro tipo de cenário que é mais conhecido, traseira entrada de ar e o topo saída de ar:

 

1) wc na traseira e fan no topo: o radiador é beneficiado com o ar mais frio vindo de fora
2) fan na traseira e wc no topo: a fan ajudaria a suprir ar mais frio para o radiador

 

O fluxo de ar segue em direção a saída de ar no topo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...