Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos,

Possuo um notebook Lenovo Ideapad 310 com 8gb de RAM. De uns tempos para cá estou me deparando com o seguinte problema. Toda vez que o desligo e ligo o computador novamente, o mesmo sempre apresenta somente 4gb de RAM, ou seja, metade do instalado. Soluciono este problema desligando o notebook, retirando o pente de memória de 4gb (o outro pente de 4gb é chipado na placa) e o colocando novamente. Desligo o computador e ligo-o novamente. Pronto, os 8gb de RAM são restabelecidos. Poderiam me ajudar com essa questão, pois não acho saudável eu ter que toda vez que ligar o PC, recolocar a RAM. Agradeço desde já a atenção.

Postado

Recomendo que passe Memtest86 para verificar se algum chip de memória está danificado. Se passar 5 minutos sem falhas, convém tentar limpar o slot de memória com um pincel/escovinha + isopropanol (álcool isopropílico puro), com muito cuidado para não empenar os contatos, e depois limpar o módulo de memória com papel absorvente + isopropanol, com o cuidado de não passar em cima dos pequenos transistores que tem na placa (limpe somente os contatos). Se resolver, ótimo, mas se persistir resta apenas atualizar a BIOS.

Se você abrir o CPUZ quando ele está detectando apenas 4GB, você pode ver qual dos módulos está desaparecendo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...