Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde

Sou novato no mundo da programação em PIC, visto isso, tenho a seguinte dúvida: Como posso "ler" o estado de um Port configurado como saída? No caso, estou fazendo um programa que ao pressionar um push button coloque alguns bits da saída do Port A em nível lógico alto, como por exemplo, output_A (2), para mostrar esse número num Display de 7 Segmentos. Mas preciso "ler" quais bits estão em nível lógico alto para realizar uma comparação.

De qualquer forma agradeço quem puder ajudar.

• Membro VIP
Postado

Como ninguém da turma ccs respondeu, vejamos...

Eu não gosto do "modelo de negócio" do ccs e não o uso mas isso ndv. Num compilador de verdade você faria

TRISA=0; //saída
PORTA=0b01010101;

e leria diretamente

a=PORTA; //port todo
//ou
a_bit=RA5; //só um pino.

A alternativa do amigo @Eder Neumann é boa. Use uma variável espelho do port

espelho=0b01010101;
outport(espelho);
a=espelho; //byte todo
a_bit=espelho>>5; //só bit5

O que estiver no espelho, está no port. Mas k entre nós, vejo pouca utilidade prática pra isso: reler o que já está registrado no port. Queres ter certeza que o dado está correto, é isso? enfim...

• Amei 1
Postado
6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu não gosto do "modelo de negócio" do ccs e não o uso mas isso ndv. Num compilador de verdade você faria

TRISA=0; //saída
PORTA=0b01010101;

e leria diretamente

a=PORTA; //port todo
//ou
a_bit=RA5; //só um pino.

espelho=0b01010101;
outport(espelho);
a=espelho; //byte todo

O que estiver no espelho, está no port. Mas k entre nós, vejo pouca utilidade prática pra isso: reler o que já está registrado no port. Queres ter certeza que o dado está correto, é isso? enfim...