Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha fonte molhou com PC ligado, a fonte pode morrer?


wgg1

Posts recomendados

Fala galera beleza teve uma chuva muito forte esses dias e entrou muita água numa pequena fresta da janela que tava aberta e foi na direção do meu PC, a minha sorte é que molhou mais a mesa e o chão, mas a parte que "molhou" do PC foi a FONTE, e o pc tava ligado. Não fez nenhum barulho e não senti nada de anormal eu só saí desligando e passei uma toalha. A parte da fonte que molhou foi aquela grade dianteira padrão que é cheia de furinhos perto do botão de ON e OFF , o que era visível foram algumas pequenas gotículas (de milimetros) que dava pra contar no dedo, bem superficial mesmo e aparentemente só na parte de FORA. 

 

Mas se por azar alguma gotícula dessa ter entrado diretamente pelo buraquinho da grade posso ter problema futuramente ? Meu maior medo é a fonte queimar do nada junto com todos os componentes do PC que comprei faz pouco tempo (tem 1 mês). Internamente eu tenho certeza não molhou nenhuma parte do pc, foi apenas essa grade da fonte mesmo. E eu não entendo nada de fonte nem de hardware,

essa grade dianteira passando pelos furinhos já da direto nos componentes internos da fonte?  

 

obrigado a quem responder to com muito medo. Meu pc continua funcionando normal mas eu to com isso na cabeça. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, wgg1 disse:

Meu pc continua funcionando normal mas eu to com isso na cabeça. 

Acredito que se tivesse que queimar, já teria acontecido, sendo que as gotas que possam terem caído dentro da fonte já devem ter sido evaporadas faz tempo.

Se a fonte é de confiança, ela então tem certa resistência quanto a umidade, logo eu não me preocuparia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wgg1 Qual a configuração do seu pc com marca e modelo da fonte ? Se a fonte for boa mesmo ela não irá queimar as outras peças, mas só dá para dizer se é boa mesmo se você disser marca e modelo.

 

Se a fonte estiver montada corretamente no pc, embaixo com o fan virado para baixo de forma que pegue ar de fora mesmo, a placa dela fica na parte de cima, ou seja, na região que você olha dentro do gabinete, abaixo da carcaça é a placa de circuito.

 

Sugiro mudar de local o seu pc para não molhar mais e acabar estragando algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@wgg1 Qual a configuração do seu pc com marca e modelo da fonte ? Se a fonte for boa mesmo ela não irá queimar as outras peças, mas só dá para dizer se é boa mesmo se você disser marca e modelo.

 

Se a fonte estiver montada corretamente no pc, embaixo com o fan virado para baixo de forma que pegue ar de fora mesmo, a placa dela fica na parte de cima, ou seja, na região que você olha dentro do gabinete, abaixo da carcaça é a placa de circuito.

 

Sugiro mudar de local o seu pc para não molhar mais e acabar estragando algo.

 

Corsair CX 550 modular, a fonte esta instalada corretamente, exatamente do jeito que você mencionou. Caso algumas dessas gotículas tenha entrado ela pegaria na placa parte de cima do circuito? E se caso tivesse que queimar igual o amigo de cima mencionou, teria acontecido na mesma hora ou pode vir a ocorrer futuramente? e por ultimo, duas ou três gotículas milimétricas seriam suficientes para oxidar algum componente interno? 

 

 

 

adicionado 2 minutos depois
16 minutos atrás, Lost Byte disse:

Acredito que se tivesse que queimar, já teria acontecido, sendo que as gotas que possam terem caído dentro da fonte já devem ter sido evaporadas faz tempo.

Se a fonte é de confiança, ela então tem certa resistência quanto a umidade, logo eu não me preocuparia.

entendi, o que me deixa  um pouco mais tranquilo é que foram só respingos de gotas mesmo, mas to com isso na cabeça com medo de queimar a qualquer momento ja q a garantia nao iria cobrir nada :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wgg1 Se de fato pegou água na placa, então pegou na parte onde fica os componente, e não precisamente a solda deles, visto que os pontos de solta está virado para o outro lado.

 

Então mesmo que pegue em um capacitor eletrolítico não seria capaz de queimar, acredito que em mais alguns componentes não queimaria.

 

Fica pior se fechar curto, ai queima a fonte apenas, mas não o seu pc.

 

Oxidação há chance em qualquer ambiente que tenha umidade, exatamente por esse fator, você pode notar que sua CX550 veio com um saquinho de gel sílica na caixa dela para proteger de umidade, caso não foi você que montou o pc, a sílica deve estar em uma das caixas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@wgg1 Se de fato pegou água na placa, então pegou na parte onde fica os componente, e não precisamente a solda deles, visto que os pontos de solta está virado para o outro lado.

 

Então mesmo que pegue em um capacitor eletrolítico não seria capaz de queimar, acredito que em mais alguns componentes não queimaria.

 

Fica pior se fechar curto, ai queima a fonte apenas, mas não o seu pc.

 

Oxidação há chance em qualquer ambiente que tenha umidade, exatamente por esse fator, você pode notar que sua CX550 veio com um saquinho de gel sílica na caixa dela para proteger de umidade, caso não foi você que montou o pc, a sílica deve estar em uma das caixas.

 

entendi, essa grade frontal cheia de furinhos serve só pra passagem de ar mesmo ne ? nao entendo nada disso sempre pensei que tivesse uma proteção na parte de dentro mas pelo visto ja vai direto nos componentes.  ja troquei o pc de lugar  espero q continue tudo funcionando. o pior que poderia ter acontecido era fechar curto mas como não aconteceu eu fico sem risco nenhum? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wgg1 Aquela grade traseira é para saída de ar que entra por baixo, por isso não tem mais nada de proteção, pois é para proporcionar uma boa saída de ar, para que a fonte não fique quente.

 

Se não fechou curto está ótimo, e pela quantidade de água que entrou, não creio que vá fechar curto, pois a fonte também esquenta e deve ter evaporado.

 

Mas lembra, não abra sua fonte para mexer dentro dela, pc foi comprado recentemente e sua fonte tem uma garantia de 5 anos direto com a Corsair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@wgg1 Aquela grade traseira é para saída de ar que entra por baixo, por isso não tem mais nada de proteção, pois é para proporcionar uma boa saída de ar, para que a fonte não fique quente.

 

Se não fechou curto está ótimo, e pela quantidade de água que entrou, não creio que vá fechar curto, pois a fonte também esquenta e deve ter evaporado.

 

Mas lembra, não abra sua fonte para mexer dentro dela, pc foi comprado recentemente e sua fonte tem uma garantia de 5 anos direto com a Corsair.

 

valeu mt obrigado pela resposta. Existe algum programa que mostre se minha fonte esta funcionando normalmente? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!