Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há um mês atrás mais ou menos, uma pessoa me pediu p dar uma olhada no cel dela, nem lembro p que era especificamente... sei que olhando o que ela me pediu, vi que o modo desenvolvedor estava ligado. Indaguei a ela o motivo daquilo estar habilitado e ela me disse que nem sabia o que era aquilo e que não tinha sido ela que habilitou
.
Hoje, outra pessoa que mora na mesma casa, me pediu p olhar um problema na internet no cel, ao mexer, tb vi que o modo desenvolvedor estava ligado. Perguntei o motivo para essa outra pessoa e a resposta foi a mesmo: nem sabia o que era aquilo. Vale citar que quando mexi no cel da primeira pessoa há um mês atrás, pedi p ver se o cel dessa segunda pessoa e, naquela época, o modo desenvolvedor estava desabilitado.
Baixei o Root Check em ambos os cels e nenhum deles está com acesso root.

P se habilitar o modo desenvolvedor no Moto G5 e no Moto G6, precisa entrar dentro de opções de configurações e clicar 7 vezes no mesmo lugar e, após isso, o cel pede a senha de desbloqueio.

Minhas dúvidas:
1 - Existe alguma possibilidade do modo de desenvolvedor ter sido habilitado sozinho? (numa atualização do Android, ao conectar o cel na USB do computador, algum aplicativo baixado na PlayStore)
2 - Deixar o modo desenvolvedor habilitado pode comprometer a segurança do cel? (possibilitar acesso remoto, gravar senhas, afetar privacidade, etc). Ambas pessoas usam APP que tem cartões cadastrados

Postado

@mechdob O modo desenvolvedor não se habilita sozinho, alguém tem de ir nas configurações e ativar ele, fora isso não tem como ele ativar sozinho, mesmo que tenha atualização como no caso do Moto G6 que vinha com Android 8 e migrou para o 9.

Deixar o modo desenvolvedor ativado não compromete segurança do aparelho, mas é bom o usuário ter cuidado  com o que abre, esse é o perigo maior.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

@mechdob O modo desenvolvedor não se habilita sozinho, alguém tem de ir nas configurações e ativar ele, fora isso não tem como ele ativar sozinho, mesmo que tenha atualização como no caso do Moto G6 que vinha com Android 8 e migrou para o 9.

Deixar o modo desenvolvedor ativado não compromete segurança do aparelho, mas é bom o usuário ter cuidado  com o que abre, esse é o perigo maior.

As duas pessoas disseram que não foram elas quem habilitaram, mas pode ser que outras pessoas tenham mexido no cel: aquele papo de "fulano de tal instalou um app p mim". As duas pessoas já são um pouco mais velhas e, por vezes, têm dificuldade com alguns aspectos da "tecnologia".

Sobre o modo desenvolvedor, nenhuma chance dele por si só dar acesso remoto a alguém? Ou de alguém conseguir descobrir senhas ou ter acesso a dados de APP no cel?

Sobre o cuidado com o que abre, você se refere a downloads, anexos, arquivos recebidos né? Aplicativos da PlayStore tb podem ser inseguros?

Obrigado pela ajuda

Postado

@mechdob Se você tem a disponibilidade, diga a essas pessoas que apenas consulte sobre essas coisas com você, para evitar problemas.

2 minutos atrás, mechdob disse:

Sobre o modo desenvolvedor, nenhuma chance dele por si só dar acesso remoto a alguém? Ou de alguém conseguir descobrir senhas ou ter acesso a dados de APP no cel?

Não, o modo desenvolvedor abre outras coisas, porém para acesso remoto é outra coisa que entra no meio, mesma coisa para senhas.

3 minutos atrás, mechdob disse:

Sobre o cuidado com o que abre, você se refere a downloads, anexos, arquivos recebidos né? Aplicativos da PlayStore tb podem ser inseguros?

Downloads, anexos, arquivos, links via whats são suspeitos, os do whats principalmente aqueles seguidos com mensagem escrita errada, e que não indica nome do site, que vem com nome diferente e as vezes até indica nome do site, mas começo e fim da url não bate com um site original.

Da Google playstore pode sim haver alguns apps inseguros, mas também quando isso é descoberto é retirado do ar na própria loja, tempos atrás mesmo eu vi dizendo que a google removeu um bocado de apps que era de uma empresa por trás da Baidu.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth

já falei, mas não adianta infelizmente.

você acredita que quem habilitou o modo desenvolvedor não estava mal intencionado então? Pode ter sido um click num link do Whatsapp que fez essa habilitação? Recomenda o uso de algum "anti-vírus" (já li um bocado de críticas a despeito delas p Android, dizem que quem sabe como o Android funciona sabe que anti-vírus pouco resolve)

P encerrar sobre o modo desenvolvedor, nada p se preocupar por ele em si somente?

Esses links do Whatsapp aí eu nem tenho ideia do que sejam, participo de 2-3 grupos e nem clico em nada que postam. App baixo poucos e praticamente td bem conhecido

Obrigado mais uma vez

• Curtir 1
Postado

@mechdob Não creio que tenha sido alguém mal intencionado que habilitou.

Links não fazem isso, tem que ser no manual mesmo.

Antivirus da Panda Security, vai achar ele com o nome de Antivírus gratuito e VPN - Panda Security.

Não tem nada a se preocupar com o mode desenvolvedor, ele não abrangem ser uma porta para roubo de informações sendo que o próprio usuário pode ativar.

Bom ver que já tem conhecimento sobre os links, eu mesmo já até cansei de ver noticia falsa no whats falando que a empresa iria doar dinheiro com base no compartilhamento de um texto cheio de erros.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!